Tudo o que você precisa saber sobre os bancos de sangue

A doação é um ato de solidariedade e cuidado com o próximo. Mas, para que isso aconteça de maneira segura e correta, é necessário o auxílio dos bancos de sangue. São eles que recebem os doadores e realizam os processos para que as bolsas sejam destinadas a hospitais e, consequentemente, utilizadas para transfusões.

No entanto, a crise enfrentada por conta da pandemia de Covid-19 fez com que os bancos sofressem com a falta de sangue e os estoques diminuíssem. A boa notícia é que alguns hemocentros estão com o estoque positivo, um bom exemplo é o Hemosc Santa Catarina, que enfrenta seu melhor momento e tem todos os tipos sanguíneos disponíveis. Mas a doação precisa ser constante para que a estabilidade permaneça.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como funciona um banco de sangue e qual a real necessidade para garantir os estoques.

Saiba o que é um banco de sangue

Um banco de sangue pode ser definido como um centro onde todo o sangue coletado durante as doações fica armazenado, preservado e pronto para ser usado em transfusões.

Toda e qualquer doação tem como focos principais auxiliar e salvar vidas. Os bancos de sangue buscam realizar rotinas hemoterápicas de forma segura, para que as ações voltadas à saúde aconteçam de maneira positiva.

Além disso, equipamentos de alta tecnologia são utilizados para garantir todo o suporte necessário durante as doações. A meta desses bancos é estarem sempre cheios para suprir as necessidades dos pacientes.

Como funciona um banco de sangue?

Nos bancos, os doadores são recebidos para realizar a coleta. Feito isso, o sangue é fracionado de acordo com os hemocomponentes, que são os concentrados de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Após os materiais serem separados em bolsas específicas, os exames são liberados para detectar doenças e o tipo sanguíneo. Quando todo o processo é finalizado, as bolsas são transportadas para os bancos de sangue de cada hospital.

A meta é fazer com que esses locais de armazenamento estejam sempre abastecidos, com todos os tipos sanguíneos. Quando a reserva está baixa, são realizadas campanhas com doadores cadastrados e novos para que se dirijam ao ponto de coleta e ajudem a abastecer o estoque.

Diferença entre banco de sangue e hemocentro

Como falado, um banco de sangue é o local onde o sangue é doado, coletado, preparado, testado e destinado aos hospitais. Já os hemocentros são locais dedicados para a realização de atividades hemoterápicas e hematológicas, a fim de fornecer sangue para os hospitais públicos.

São nos hemocentros que pesquisas são realizadas sobre a utilização do sangue em doenças ou patologias, com base nas propriedades do sangue.

Sempre que houver necessidade, os hospitais públicos podem fornecer bolsas de sangue aos privados e vice-versa.

Entenda como é feito o processo de doação de sangue

Todo o processo de doação de sangue tem uma duração aproximada de 40 minutos a 1 hora, no qual o doador realiza o cadastro, verifica os sinais vitais, faz teste de anemia, passa pela triagem clínica e, por fim, realiza a doação. Todo voluntário recebe um lanche para repor as energias logo após a doação.

O doador pode ir embora logo após finalizar o processo. Vale ressaltar que é possível doar sangue mais de uma vez por ano. Basta seguir as regras impostas para uma doação correta e segura:

  • Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, com intervalo mínimo entre as doações de 60 dias.
  • Mulheres podem fazer 3 doações no ano, com intervalo de 90 dias.

Cuidados na pós-doação de sangue

Doar sangue requer alguns cuidados antes e após o processo. Tudo isso para garantir que o doador esteja sempre saudável. Algumas orientações são indicadas:

  • Consumir muita água nas primeiras 24 horas após a doação, a fim de repor o volume de sangue doado.
  • Não consumir bebidas alcoólicas nas 24 horas seguintes.
  • Não fumar nas 2 horas após a coleta.
  • Evitar exercícios físicos, além de subir e descer escadas nas primeiras 12 horas.
  • Pressionar o local perfurado durante 5 minutos para evitar sangramento, mantendo o curativo por, pelo menos, 4 horas.
  • Se sentir algum mal-estar, informar imediatamente o hemocentro.
  • Caso, por algum motivo, acreditar que seu sangue não deve ser doado por alguma ação não indicada na triagem, comunicar ao hemocentro.

As doações de sangue são, sem dúvidas, fundamentais para garantir a vida e o tratamento de muitas pessoas. Por esse motivo, o ato voluntário deve ser frequente, ajudando a manter bancos de sangue e hemocentros sempre abastecidos.

Se você gostou deste assunto e quer ficar por dentro de conteúdos sobre a área da saúde, acompanhe-nos no Facebook e Instagram e tenha informações da TDSA, quando e onde quiser, na palma da sua mão!