Entenda por que apostar na pet terapia

Animais de estimação são os melhores amigos dos seus donos e, em alguns casos, são considerados até membros de famílias. Ter um animal no dia a dia aumenta o sentimento de companheirismo entre pets e tutores. E é, por isso, que alguns animais estão sendo usados para auxiliar em tratamentos de pacientes em clínicas e hospitais.

A Terapia Assistida por Animais (TAA), muito conhecida como pet terapia, chegou para ajudar no tratamento de doenças, aumentando o bem-estar físico e mental. Essas atividades com animais estão diretamente relacionadas com a parte emocional dos pacientes. Estudos indicam que cães considerados dóceis são os mais indicados e proporcionam os melhores resultados.

O que é uma pet terapia?

Pet terapia é um método de tratamento no qual um animal atua como coterapeuta. Junto com os profissionais de saúde, ele ajuda o paciente a atingir resultados diferentes dos tratamentos comuns. A terapia age de forma direta em tratamentos físicos, psicológicos ou cognitivos.

Durante as sessões de tratamento, o pet é o responsável por realizar a ponte entre tratamento e paciente. Esse método alternativo, por exemplo, é indicado como uma forma de dispensar medicamentos para hipertensão. A doença é comum em idosos e é a responsável por um número elevado de óbitos em todo o mundo.

A TAA é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). Ela estimula o sensorial (tato), além de desenvolver estímulos vocais, tudo para despertar autoestima e diálogo entre pet e paciente.

Tipos de pet terapia

O Brasil é conhecido por utilizar cavalos e cachorros como pets coterapeutas nas seguintes modalidades: 

Equoterapia – terapia praticada com cavalos

Exercícios realizados com a ajuda do animal, feitos com frequência, desenvolvem um bem-estar físico e emocional para pessoas com paralisia cerebral, déficit de atenção, síndrome de Down e autismo. O trabalho de equilíbrio e a concentração dão as respostas aos estímulos.

Terapia realizada com cães

Por conta da facilidade, utiliza espaços e equipamentos menores. Os cães são leais, prestativos e possuem uma grande capacidade de receber e dar amor. O contato com esses animais diminui a ansiedade, sendo visto pelos médicos como um remédio eficaz para tratamento de doenças.

Quais os benefícios de adotar a pet terapia em clínicas?

A Terapia Assistida por Animais não envolve apenas cães e cavalos, mas também outros animais (como gatos e coelhos) para agirem como facilitadores em tratamentos físicos e até psicológicos. Toda seção de pet terapia precisa ser desenvolvida por uma equipe qualificada, podendo ser individual ou em grupo.

Alguns sintomas ou doenças como ansiedade, pressão alta, aumento da frequência cardíaca, triglicérides e colesterol elevados, estresse e depressão diminuem com apenas 15 minutos em convivência com animais. Isso explica o motivo de ficarmos tão bem ao lado de um pet, por menor tempo que seja. 

Além desses benefícios, estudos apontam que a terapia assistida por animais atua na melhora de aspectos como:

  • comunicação;
  • memória;
  • concentração;
  • socialização;
  • autoestima;
  • estabelecimento de vínculos;
  • afetividade;
  • prática de atividades físicas.

Saiba o que é necessário para implantar tratamentos com pet terapia

Pode-se dizer que não existem regras para enquadrar a pet terapia na sua clínica. Mas alguns pontos devem ser levados em consideração. 

Para que um animal seja coterapeuta, é necessário que ele seja tranquilo, permita ser abraçado e apertado, e não apresente reações violentas.

Os mais usados e indicados são os cães e os cavalos, por serem auxiliadores nos casos de pacientes com demência senil, mal de Alzheimer e esquizofrenia, além de poderem ajudar na reabilitação de crianças, adultos e idosos hospitalizados. Porém, gatos, jabutis, peixes, coelhos e até aves também estão sendo utilizados no método.

Justamente por ser uma terapia recente, indica-se que ela comece a ser utilizada conforme a demanda dos pacientes, visando sempre ao afeto e a uma relação sincera de ambas as partes.

Raças de cães indicadas para pet terapia

Como falado, os cães são os mais indicados para esse tipo de tratamento. Isso porque esses animais apresentam uma programação mental, com foco em criar laços com humanos. Outro ponto é a capacidade de companheirismo. 

Algumas raças são mais adequadas para a pet terapia. Saiba quais:

Labrador retriever

O cão desta raça é tranquilo, alegre e receptivo. É considerado o mais indicado para esse tipo de tratamento e utilizado em todo o mundo. Por ser grande, as crianças podem brincar com ele sem feri-lo.

Golden retriever

Pode ser considerado um primo do labrador. Sendo extremamente calmo, ele se dá bem com pessoas de todas as idades, além de lidar individualmente com cada emoção sentida durante as terapias.

Pastor alemão

Conta com uma enorme capacidade de aprender e se relacionar bem com pessoas. A sua inteligência e obediência fazem com que ele desenvolva perfeitamente o que lhe for designado.

Agora que você já sabe como implantar a pet terapia e quais os benefícios, é hora de mudar a rotina da sua clínica e proporcionar momentos únicos aos seus pacientes.

Se você gosta desse tipo de assunto, acompanhe o nosso blog. Tenha os melhores conteúdos sobre saúde, onde e quando quiser!