Tudo o que você precisa saber sobre doação de sangue pós-Covid-19

A Covid-19 pegou o país de surpresa, deixando várias incógnitas no ar. E, com o avanço da pandemia, os bancos de sangue ficaram ainda mais desabastecidos. Um dos motivos da queda é que as pessoas não sabiam se poderiam ou não fazer doações. A boa notícia é que não foram detectadas contaminações através das transfusões de sangue.

Você contraiu a doença e quer fazer este gesto que salva vidas? Então, continue a leitura para entender como e saber mais!

O que é a Covid-19?

A Covid-19 é uma doença infecciosa respiratória aguda, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2. É considerada grave e está atingindo o mundo desde 2019.

Sua transmissão ocorre através de partículas expelidas da boca ou do nariz de alguém infectado, ao tossir, espirrar, falar, cantar e, inclusive, respirar. A maioria das pessoas contaminadas apresenta sintomas leves, e a recuperação é com base em tratamentos especiais.

Contudo, nos pacientes que apresentam sintomas mais graves, é necessário atendimento médico ou internação, isso porque a gravidade da doença pode afetar o sistema respiratório e trazer diversas complicações. 

O ápice de contaminação do vírus ocorre com maior facilidade em locais fechados e, principalmente, em espaços com aglomerações de pessoas.

Afinal, posso doar sangue após ter tido Covid-19?

No momento em que descobre a contaminação pelo novo coronavírus, o indivíduo fica impossibilitado de realizar a doação de sangue. Esse quadro só muda após 10 dias da recuperação completa.

Existem alguns requisitos impostos para que a doação de sangue ocorra de forma segura, mesmo após a contaminação com o vírus da Covid-19. 

  • A pessoa assintomática só será liberada para doar sangue depois de um dia da realização do teste com resultado negativo. 
  • Para aqueles que tiverem contato com alguém que esteja contaminado, a liberação para a doação acontece sete dias depois do último contato com o infectado.
  • Aqueles que realizarem isolamento voluntário ou por orientação médica, podem doar após o término da quarentena.

O avanço da vacinação também impôs alguns prazos para a doação de sangue. Sendo eles:

  • 48 horas após cada dose: CoronaVac (Sinovac/Butantan) e Covaxin (Bharat Biotech);
  • 7 dias após cada dose: Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNTech/Fosun Pharma, Janssen-Cilag, Sputnik V (Gamaleya National justify) e Moderna (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas).

Queda nas doações de sangue por conta do vírus

A pandemia fez com que diminuísse o número de doações de sangue em todo o país. Isso porque, além da falta de informações, as pessoas estavam em isolamento social em suas residências e evitando, ao máximo, irem às unidades de saúde justamente por serem locais de fácil contaminação da doença.

Porém, com o retorno de algumas atividades e da circulação de pessoas, aumentaram os acidentes de trânsitos e a realização de cirurgias (que foram desmarcadas por conta da Covid-19). Ou seja, a demanda de sangue voltou a crescer.

Vejamos o exemplo da cidade de Santa Catarina:Como se encontra o estoque de sangue em meio à pandemia de Covid-19?

No momento, os estoques de sangue seguem com os melhores níveis no Hemosc, podendo ser considerada a melhor situação desde o início da pandemia.

Confira como está hoje:

  • Em situação adequada: A-, B-, B+, AB-, AB+ e O-.
  • Em situação reduzida: A+ e O+.

Porém, é importante lembrar que este cenário muda muito rapidamente, principalmente com o retorno de diversas atividades. Assim, é necessário que as pessoas continuem doando para que os estoques sejam mantidos, e a demanda continue sendo atendida.

Requisitos para doar sangue:

  • O doador deve estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos.
  • A primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Dormir no mínimo seis horas antes da doação.
  • Estar alimentado e não ter consumido alimentos gordurosos três horas antes de realizar a doação.
  • Apresentar documento original e com foto para identificação do doador.
  • Estar dentro do prazo estipulado para doação após contaminação com a Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, candidatos que apresentarem sintomas gripais ou suspeita de infecção pelo novo coronavírus não devem doar sangue em hipótese alguma. Neste caso, a recomendação é ficar em isolamento para observação e evitar a proliferação do vírus.

A dica é aguardar o prazo de 10 dias após recuperação em caso de ser contaminado ou doar antes de ser imunizado. E visando proteger a população, medidas como o agendamento prévio para doação de sangue foram implementadas pelas unidades de saúde.

Para ficar por dentro desse e outros assuntos semelhantes, siga-nos no Facebook e Instagram e tenha conteúdos incríveis na palma da mão.