Tudo o que você precisa saber antes de implementar a medicina de precisão na sua clínica médica

Você já ouviu falar da medicina de precisão? Trata-se de uma vertente da medicina, com o intuito de aperfeiçoar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, sempre com foco no paciente.

Ela proporciona inúmeras vantagens, incluindo tratamentos mais eficientes, atendimentos personalizados e riscos reduzidos durante os tratamentos. Com essa prática, é possível, ainda, determinar o melhor tratamento para cada paciente de maneira particularizada.

A medicina de precisão visa cuidar do paciente de acordo com as necessidades e características dele. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é a medicina de precisão?

Medicina de precisão é uma estratégia do setor médico que visa oferecer tratamentos individualizados para cada paciente, sempre levando em consideração aspectos relacionados com a genética, as características biológicas, as influências ambientais e demais características que sejam úteis.

O foco principal é oferecer tratamentos mais precisos possíveis, com eficiência completa durante todos os processos. A expressão “medicina de precisão” também é conhecida como medicina personalizada, justamente por ter uma visão completa, humanizada e individual.

Portanto, cada tratamento tem suas particularidades, em busca da melhor solução. Todo o histórico do paciente é avaliado, junto a testes (como o de genética), para assim estudar qual medicamento será mais eficiente durante o tratamento, por exemplo.

De forma geral, na medicina de precisão somente o diagnóstico não basta para dar início ao tratamento, é preciso ir além.

Vantagens de ter a medicina de precisão na sua clínica

As aplicações presentes nesse tipo de medicina abrange diversos estágios da vida dos pacientes, indo de testes para identificar mutações genéticas no feto a auxílio na escolha dos melhores tratamentos para as doenças.

Diversas vantagens podem ser notadas com a medicina de precisão, como:

  • assertividade no diagnóstico;
  • informações genéticas e moleculares dos pacientes;
  • detectação de determinadas variantes genéticas;
  • produtos mais seguros e eficazes;
  • melhor integração dos registros eletrônicos de saúde.

Dicas para implementar a medicina de precisão na clínica

A medicina de precisão é conhecida por envolver tratamentos mais complexos e, assim, acaba sendo mais completa do que os métodos tradicionais.

Para implementá-la de forma correta na sua clínica, é importante se atentar a alguns pontos importantes. A seguir, confira algumas dicas para oferecer a medicina de precisão aos seus pacientes:

Aposte em uma equipe multidisciplinar

É importante ter o apoio de vários especialistas, como geneticistas, bioquímicos, biólogos e médicos das mais variadas especialidades. Tudo isso para entregar diagnósticos e tratamentos precisos, analisando os pacientes dos mais variados pontos de vista.

Procure alinhar com os profissionais como cada etapa deve ser feita, assim, será mais fácil entregar as melhores experiências.

Invista em equipamentos de qualidade

É imprescindível ter equipamentos de qualidade na sua clínica. Se planeja oferecer testes genéticos, comum na prática da medicina de precisão, será necessário um planejamento para obter os equipamentos corretos.

Integre os dados médicos da sua clínica

Integrar todos os dados médicos é um passo importante, isso porque de nada adianta realizar muitos testes se cada profissional ficar com um resultado isolado, sem o compartilhamento de informações. Durante o desenvolvimento dos tratamentos, alinhe com os especialistas a necessidade de integração de dados.

Use e abuse da tecnologia

Estar aberto para inovações tecnológicas é um passo fundamental na hora de implementar a medicina de precisão na sua clínica. Os softwares médicos, por exemplo, contam com funcionalidades que ajudam no dia a dia do profissional, como agenda, prontuário eletrônico, relatórios, gestão financeira e demais ferramentas.

Conheça os principais desafios da medicina de precisão

Mesmo tendo grande potencial no setor médico, principalmente sobre a assertividade nos tratamentos, a medicina de precisão enfrenta alguns desafios, e eles devem ser superados para que ocorra uma expansão dessa estratégia. São eles:

  • Acessibilidade: algumas das tecnologias necessárias para esse tipo de medicina foram desenvolvidas na Europa há pouco tempo, fazendo com que não esteja acessível ainda para todo o mundo.

  • Questões éticas, sociais e legais: proteção e privacidade dos estudos, juntamente com sigilo das informações pessoais de saúde são fundamentais. Além disso, é preciso passar por um forte processo de consentimento para registar todos os riscos e benefícios desse método clínico.

  • Custos: as tecnologias utilizadas para investigar características genéticas e biológicas, por exemplo, são caras, assim como os medicamentos desenvolvidos para tratar as doenças. Ou seja, é preciso mais investimento em pesquisas e informatização dos sistemas de saúde para permitir uma fácil integração ao acesso de dados de saúde dos pacientes.

Por fim, a medicina de precisão vem como uma novidade promissora, modificando rotinas médicas e impactos econômicos em busca de novos tratamentos.

Os benefícios do uso dessa prática são claros, porém, ainda existem desafios, principalmente os custos. Mesmo assim, a expectativa para esse tipo de tratamento é alta.

O que achou do conteúdo? Como citamos, os softwares são tecnologias fundamentais, e nós podemos ajudar. Conheça mais sobre o RealClinic e fale com um de nossos especialistas!