Monte seu consultório médico com esses 8 passos fundamentais

Montar um consultório médico não é uma tarefa simples. O processo demanda alguns pontos de atenção, além de conhecimentos básicos sobre gestão e administração, temas que dificilmente são abordados nos cursos de medicina.

Contudo, a partir do momento em que o sonho de ter um consultório sai do papel, você se torna um médico empreendedor e, com isso, vai precisar de muita dedicação e planejamento para abrir o negócio e se manter firme em um mercado com tanta concorrência.

Para ajudar você nesse processo, elaboramos este artigo com alguns passos importantes para montar seu próprio consultório. Continue lendo e saiba mais!

É hora de montar seu consultório médico com esses 8 passos

O mercado de consultórios é bem competitivo e, para conseguir se destacar, é preciso administrar bem os negócios e divulgar o seu diferencial.

A seguir, vamos falar sobre os principais passos a serem seguidos para montar um consultório, tudo para ser feito da melhor forma possível. Acompanhe.

1. Defina o local e os serviços médicos que serão oferecidos

O local é um dos fatores mais decisivos, afinal, mudar a localização física do consultório exige altos investimentos. Então pense bem, garantindo que está fazendo uma boa escolha. A ideia é ser um ponto de fácil acesso, com espaço para estacionamento e possibilidade de ampliação caso seu consultório cresça. 

Já com relação aos serviços médicos, é fundamental entender o que a sua região demanda e se alguém já o oferece. Busque se adaptar aos mais variados tipos de serviço, de preferência aos que outros profissionais e consultórios não tenham.

2. Avalie os equipamentos necessários para o seu trabalho

Cada especialidade tem as necessidades específicas para o atendimento. Por exemplo, um pediatra demanda muito menos mobiliário do que um consultório oftalmológico.

É comum querer todos os equipamentos, porém nem sempre é indicado, por dois motivos:

  • os equipamentos nem sempre vão agregar valor para o seu consultório;
  • equipamento sem uso é o mesmo que dinheiro parado.

Então, analise apenas o que será necessário em mais da metade dos seus atendimentos, considerando o que é essencial para a qualidade.

3. Avalie quanto pretende investir

Tenha uma noção de quanto dinheiro tem disponível para dar início ao consultório. Além disso, é preciso separar o que é recurso pessoal e o que é da empresa, ou seja, não deixe que as suas finanças pessoais comprometam o negócio.

Pense em investimentos que futuramente trarão retorno. Em sua maioria, o retorno do que é investido em empresas é de até cinco anos. 

Outro ponto que merece atenção são as reservas emergenciais pessoais ou da família. Elas não devem ser usadas para a montagem do consultório.

4. Tenha um planejamento financeiro

O empreendedor precisa se organizar financeiramente para que tudo dê certo. Isso quer dizer ter receitas maiores do que as despesas. O planejamento financeiro deve ser realizado pensando em curto, médio e longo prazos.

Uma dica é organizar as finanças pelo menos para os próximos três anos, sempre considerando aumento de pacientes e, consequentemente, investimentos em mobiliários e equipamentos.

5. Invista na decoração do seu consultório

Foque uma decoração sóbria e aconchegante, mas com um toque de personalidade. O branco é a cor predominante nesses ambientes, porém, nas recepções, você pode apostar em itens de decoração mais coloridos, que tirem o paciente da tensão pré-atendimento.

Outro ponto importante é a escolha dos mobiliários. As poltronas devem aliar a beleza ao conforto, permitindo que seus pacientes esperem tranquilamente pelo atendimento.E não se esqueça de deixar tudo acessível, pensando nas pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção.

6. Faça a divulgação do seu consultório

A divulgação é um passo superimportante e que merece atenção. É normal não ter conhecimento sobre marketing, porém aprender e colocar o assunto em prática faz toda a diferença.

Busque e tornar conhecido para as pessoas que estão no entorno do seu consultório, indicando que ali há um estabelecimento novo. Atue em divulgações por meio das redes sociais ou pessoalmente. Você pode confeccionar cartões de visita ou panfletos para apresentar seu consultório e os serviços oferecidos, por exemplo.

7. Construa relacionamentos

Reter seus pacientes deve ser algo essencial dentro do consultório. Isso quer dizer que, se um paciente estiver satisfeito com o atendimento, não terá motivos para procurar outro lugar e ainda poderá indicar seus serviços para amigos e familiares.

Tenha em mente que é mais barato manter um cliente do que conquistar outro. Por isso, toda sua equipe deve ser treinada e preparada para oferecer serviços diferenciados e garantir as melhores experiências.

8. Conte com um software de gestão 

Por último e não menos importante, temos os softwares de gestão. Esse passo pode ser considerado o mais essencial, principalmente para quem deseja automatizar os processos dos consultórios. Por meio dessa ferramenta, é possível contar com as seguintes funcionalidades:

  • agenda médica inteligente;
  • prontuário eletrônico;
  • recepção eficiente;
  • financeiro completo;
  • faturamento assertivo.

Por meio do RealClinic, você consegue profissionalizar ainda mais seus atendimentos, estando em uma plataforma totalmente on-line e exclusiva para o setor de saúde.

Com tantas dicas, ficou fácil montar um consultório eficiente e reduzir as tarefas manuais, principalmente com o auxílio dos softwares de saúde.

Conheça o RealClinic, fale com nossa equipe e agende uma demonstração!