fbpx

Tornou-se comum ouvirmos o termo “5G”. Essa nova geração de tecnologia vem chegando com força e promete transformar o modo como algumas atividades médicas são realizadas. 

A princípio, o foco está na experiência dos pacientes com base na telemedicina e na telessaúde, opções de atendimento bem conhecidas atualmente. As redes de tecnologia 5G estão sendo preparadas e desenvolvidas para atender às necessidades de comunicação nos aplicativos médicos, facilitando a transmissão de grandes imagens.

Com esse novo padrão de conexão, será possível recriar clínicas para ambientar as teleconsultas, por exemplo. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é um novo padrão de rede para internet móvel que chega para suprir as demandas que o 4G não consegue sanar, como maior capacidade de armazenamento, melhores taxas de dados, aumento na qualidade dos serviços e, principalmente, diminuição de lentidão.

Essa tecnologia substitui gerações anteriores com melhorias, principalmente quando o assunto é a qualidade dos setores clínicos. Espera-se que, com a sua velocidade ultrarrápida, os procedimentos médicos sejam revolucionários, o que inclui a cirurgia robótica.

Já vivemos em um mundo com a telecirurgia, o que faz com que o impacto na cirurgia robótica seja enorme. A chegada da tecnologia 5G, prevista para julho de 2022, fará com que as técnicas fiquem ainda mais rápidas e precisas.

Vale ressaltar que a capacidade de conexão dos equipamentos e dispositivos poderá atingir até 1 milhão de aparelhos por quilômetros quadrados, deixando tudo mais rápido e sem travamentos.

Vantagens da tecnologia 5G para a sua clínica

No setor clínico, a tecnologia 5G vem com potencial para acelerar, cada vez mais, a expansão da telemedicina. Espera-se benefícios em larga escala, tudo por conta da maior velocidade de conexão entre os dispositivos.

Mesmo com a rede 4G, o setor da saúde já conta com vários recursos. Mas a grande demanda por soluções avançadas e imediatas fará com que o 5G impacte de forma positiva a qualidade dos atendimentos médicos.

Reunimos algumas vantagens que a tecnologia 5G poderá proporcionar no quesito transformação, beneficiando médicos, pacientes e clínicas. Confira!

IoMT

A IoMT, conhecida como Internet das Coisas Médicas, terá um grande avanço com a chegada da rede 5G. Será possível a conexão de milhares de dispositivos sem interferências na qualidade, realizando trocas de informações em tempo real. Isso, sem dúvidas, torna o atendimento aos pacientes mais rápido.

Robótica

Nos dias atuais, a cirurgia robótica ocorre apenas com acompanhamento presencial de cirurgiões. Com o 5G, todo esse monitoramento será realizado de maneira remota, fazendo com que o procedimento se torne cada vez mais viável. Especialistas estimam que, até 2025, clínicas e hospitais terão suas salas ocupadas por robôs e profissionais conectados através do 5G com cirurgiões de qualquer lugar do mundo.

Monitoramento remoto em tempo real

Com a tecnologia 5G, as clínicas poderão oferecer monitoramento remoto para um número maior de pacientes. Isso só será possível porque conexões instáveis não vão mais impedir diagnósticos precisos e dados importantes que os pacientes esperam prontamente.

Softwares para saúde

As clínicas poderão oferecer cuidados com a saúde de seus pacientes em qualquer hora e de qualquer lugar, conectando pessoas, sistemas de saúde, agendas, dispositivos e aplicativos em softwares, tudo para facilitar o dia a dia de todos. Isso já existe antes mesmo do 5G; é o caso do RealClinic, um software completo que otimiza os processos da sua clínica, possibilitando que você dedique mais tempo aos seus pacientes.

Como a tecnologia 5G vai impactar nas experiências dos pacientes? 

A partir do momento que aderirem à tecnologia 5G, as clínicas terão um atendimento mais completo, melhorando de forma quase automática a experiência do paciente. Isso inclui diminuição no tempo de espera, redução de custos com atendimento e, principalmente, melhorias na prestação de cuidados médicos.

Quanto mais tecnologia à disposição, melhores são os cuidados preventivos, tornando o atendimento personalizado e humanizado, e melhorando muito a relação entre médico e paciente. 

Ademais, não serão só os pacientes que serão impactados pelos benefícios da tecnologia 5G. Essa inovação será uma aliada na hora de possibilitar práticas cirúrgicas de forma remota, aumentando, ainda, o controle de equipamentos, instrumentos, insumos médicos e otimização logística de materiais da clínica, por meio de softwares e aplicativos.

De forma geral, a tecnologia 5G será item essencial para a realização de serviços remotos, que vão ao encontro da alta demanda de agilidade e qualidade entre os atendimentos clínicos no setor de saúde. 

É grande a expectativa para a chegada definitiva do 5G no Brasil e a sua implantação no setor da saúde, proporcionando atendimento nas áreas mais remotas, levando mais qualidade e melhorando a experiência dos pacientes nas clínicas.

Gostou do conteúdo? Aproveite para entender as vantagens da telemedicina para os pacientes e já ficar por dentro desse mundo tecnológico!

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
[email protected]
CENTRAL DE VENDAS