Image Alt

TDSA

  /  Blog   /  Saiba mais sobre softwares para bancos de sangue
Como funcionam os softwares para bancos de sangue.

Saiba mais sobre softwares para bancos de sangue

Os softwares foram criados para facilitar os processos que envolvem o controle de administração de uma determinada instituição ou empresa. Como os hemocentros e instituições de recolhimento de doações de sangue atuam da mesma maneira, os softwares para bancos de sangue se tornam indispensáveis para atender bem a sociedade.

A doação de sangue é uma ação solidária que acontece com a intenção de salvar vidas. Por essa razão, o desempenho desses softwares é insubstituível para promover essas mobilizações sociais.

Confira a seguir, a principal importância de um software tecnológico e que atenda às necessidades da sociedade.

Conheça a importância dos softwares para bancos de sangue

Como já citado acima, os softwares para bancos de sangue são indispensáveis para o gerenciamento e controle de todas as informações importantes e necessárias desses bancos.

Essas informações devem ser registradas nesses sistemas operacionais a fim de manter a segurança dos dados, registros e elementos que são muito usados no dia a dia antes, durante e após as coletas de sangue.

A importância dos softwares é inimaginável para orquestrar e gerir as informações até a chegada do sangue ao destinatário. 

Confira como são esses processos a seguir!

Para que serve um software para bancos de sangue?

Os softwares, após serem devidamente instalados, podem fornecer auxílio e agilidade nos processos desde o cadastro dos doadores de sangue até a análise dos sangues coletados, findando ao destinatário.

Vale pontuar que os softwares são responsáveis por realizar um vasto mapeamento nos sistemas, inclusive também identificar os problemas que, se não fossem discernidos, poderiam prejudicar todo o funcionamento administrativo, técnico e operacional dos hemocentros. Confira alguns desses problemas:

  • confusão nas amostras e formulários;
  • vulnerabilidade na segurança das amostras;
  • dados e levantamentos que não foram enviados;
  • gestão prejudicada das informações internas e externas;
  • falha na padronização ou processos que não se definiram.

Esses são alguns dos problemas que os softwares discernem e apresentam, e isso é vantajoso para os bancos de sangue, especialmente porque as situações são resolvidas com mais agilidade, melhorando o funcionamento do hemocentro. 

Veja a seguir, como os softwares podem auxiliar no processo que antecede as doações de sangue!

Auxilia no processo que antecede as doações

Os processos que antecedem as doações são mais conhecidos como as formas de arrecadação e registro dos dados de cada doador. Alguns deles são:

  • recepção inicial: os dados cadastrais são coletados ou encontrados no sistema para que cada doador seja registrado, assim como os motivos e qual o tipo de material será coletado ali (hemácias, plaquetas ou plasma);
  • cadastro: é nesse momento que serão conferidas as informações como requisitos básicos, ou seja, documentos, idade, sexo e outras informações que podem ser bloqueadas instantaneamente, caso o doador não cumpra alguns dos requisitos;
  • triagem: após o doador realizar os processos da triagem, esses dados já estarão no sistema.

Como você pode perceber, é grande a importância dos softwares nos hemocentros no momento que antecede a doação de cada pessoa que deseja realizá-la. Veja a seguir como ele auxilia nos processos pós-doação.

Processos após a doação

Os processos pós-doação funcionam da mesma maneira que foram citados acima. Os softwares aumentam o acesso às principais informações após a coleta. Ele é capaz de registrar e manter informações particulares de cada doador, como a quantidade que foi coletada, e ele já predispõe o código de doação de cada indivíduo.

E é aí que a astúcia dos softwares entra em ação, pois após a coleta são podem ser gerados cálculos automáticos dos componentes do sangue, facilitando o direcionamento de dados até o destinatário. Além disso, é possível controlar o descarte e a liberação das bolsas de sangue, aumentando a segurança de que nenhuma bolsa será descartada de maneira inadequada.

Agora que você tem o conhecimento aprofundado sobre os softwares para bancos de sangue, confira a seguir mais uma de suas vantagens de utilização.

Armazenamento de dados 

Todas as informações que foram dispostas acima, são absolutamente mantidas registradas no sistema geral dos bancos de sangue do país. Por isso, sempre que o indivíduo for realizar as suas doações, os hemocentros poderão ter acesso ao histórico do doador, seu tipo de sangue e todas as informações detalhadas e precisas, facilitando a organização e gestão que acaba surtindo efeitos positivos aos destinatários, salvando muitas vidas pela eficácia do funcionamento.

As memórias desses sistemas podem ser programadas e reprogramadas por um profissional da área, pois elas podem ser modificadas para atender e administrar melhor não só os hemocentros, mas todas as instituições sociais do país.

Acima, foram dispostos alguns conhecimentos sobre como os softwares para bancos de sangue são extremamente importantes e efetivos, auxiliando no desenvolvimento de organizações internas e externas de hemocentros que são fragmentos essenciais para toda a sociedade, beneficiando e salvando muitas vidas. Caso tenha dúvidas sobre o assunto basta entrar em contato conosco!