Tudo o que você precisa saber sobre a interoperabilidade clínica

Você sabia que a interoperabilidade pode otimizar os processos internos da sua clínica, integrando sistemas por meio da tecnologia?

Quando se tem uma visão unificada dos dados dos pacientes, é possível melhorar a qualidade do atendimento, considerando que as informações serão atualizadas e podem ser compartilhadas em tempo real com profissionais de saúde.

Já imaginou realizar suas atividades e transações por uma plataforma, com segurança para a sua clínica e para o paciente?

Contar com a interoperabilidade é simplificar a gestão clínica, evitando sistemas diferentes e diminuindo erros. Quer saber mais sobre essa estratégia tecnológica? Então, continue a leitura desse conteúdo até o final!

Entenda o que é interoperabilidade

A interoperabilidade pode ser definida como a capacidade de fazer com que sistemas, dispositivos ou aplicativos diferentes trabalhem de forma conjunta, ou seja, com base em troca de informações, auxiliando a execução das funções clínicas de maneira integrada.

Isso a torna necessária para as clínicas que oferecem uma gestão moderna e ainda mais eficiente. Contar com a interoperabilidade em setores médicos pode facilitar a rotina de todos os colaboradores e ajudar os pacientes, principalmente, através de diagnósticos mais precisos.

Contar com essa estratégia é ter na sua clínica benefícios capazes de reduzir erros médicos e sempre melhorar a experiência dos seus pacientes.

Benefícios que a interoperabilidade pode promover na sua clínica

Como vimos até o momento, a interoperabilidade nas clínicas permite o compartilhamento de informações de forma eficiente. Além disso, ela proporciona inúmeras vantagens para a sua clínica, sendo as principais:

Aumento da eficiência operacional

Com a interoperabilidade, é possível reduzir os processos manuais. Isso porque ela faz o uso da automação, economizando tempo, diminuindo erros e melhorando a eficiência das operações clínicas.

Diminuição de erros médicos

A comunicação eficiente promovida entre os sistemas diminui erros médicos com relação à interpretação dos dados – um ponto importante e focado na melhoria e na segurança dos pacientes.

Mais facilidade dos atendimentos

Com a interoperabilidade, os profissionais podem ter acessos mais eficazes e ágeis às informações do paciente, sendo ainda essencial quando se trata de tratamentos multidisciplinares.

Maior satisfação dos pacientes

A experiência dos pacientes também pode ser beneficiada, pois ele terá uma transição mais tranquila entre os inúmeros tratamentos, com informações acessíveis a todos os envolvidos.

Tomada de decisão eficaz

O acesso facilitado aos históricos médicos e informações completas possibilita uma tomada de decisão mais eficaz e com mais informações, tendo como resultado tratamentos assertivos e com início mais rápido.

Utilização de softwares e inovações tecnológicas

O uso da interoperabilidade permite que softwares completos e inovações tecnológicas se juntem, proporcionando uma integração de dados de diferentes dispositivos. Com isso, pode-se aprimorar os atendimentos médicos.

Promova a interoperabilidade na sua clínica!

A promoção da interoperabilidade em clínicas demanda ações estratégicas, focando especificamente soluções tecnológicas adequadas. Assim, algumas ações podem ajudar a adotar esse tipo de estratégia. 

Invista em tecnologias capazes de facilitar a interoperabilidade, como a programação de aplicativos, tendo em vista que elas auxiliam na integração dos sistemas.

Outro ponto importante é proporcionar um treinamento correto para a sua equipe de colaboradores, assim eles poderão entender como acessar, inserir e compartilhar os dados de forma segura.

Por último, conte com um software como o RealClinic, capaz de revolucionar a sua gestão clínica, promovendo uma integração de sistemas segura. Dessa maneira, pode-se ter uma interconexão das informações em uma única plataforma.

Um dos grandes benefícios do RealClinic é a interoperabilidade em relatórios de apoio, uma vez que agendamentos de exames e resultados passam a ser mais rápidos e práticos.

Assim, os resultados dos exames podem ser automaticamente incorporados ao prontuário eletrônico do paciente, o qual fornece uma visão única de todo o seu histórico clínico, possibilitando compartilhamento entre os profissionais de saúde.

Essa integração promove o fortalecimento do trabalho em equipe, resultando em profissionais com acesso rápido às informações, diagnósticos precisos e um tratamento ainda mais eficiente.

Além disso, o RealClinic possui integração com softwares parceiros para agendamentos, Chatbot, assinatura de documentos digitalmente, emissão de nota fiscal, laboratórios de apoio e muito mais.

Clique aqui, agende uma demonstração com nossos consultores e inclua na sua clínica uma interoperabilidade de sistemas de gestão integrada!