Atendimento otimizado: saiba o que é e sua importância para as clínicas

Você já parou para pensar em como melhorar os seus atendimentos? Saiba que ajustá-los com estratégias de otimização pode gerar um retorno positivo para a sua clínica.

O assunto pode parecer óbvio, porém ainda é uma preocupação para a maioria dos profissionais, isso porque a mudança tem de ser completa, incluindo principalmente os colaboradores.

Para entender mais sobre o assunto, leia atentamente esse conteúdo feito especialmente para você que quer inovar e alcançar a otimização da sua clínica!

O que é um atendimento otimizado para clínicas?

O atendimento otimizado é definido como um processo de atendimento totalmente eficiente, que visa proporcionar experiências positivas para os pacientes.

Por isso, estratégias e recursos de melhorias devem ser utilizados a fim de melhorar a satisfação dos clientes e, consequentemente, diminuir o tempo de resposta. 

Algumas características fazem parte de um atendimento otimizado. Confira:

  • Personalização: promover atendimentos adaptados com as necessidades dos pacientes é uma maneira de demonstrar que a sua clínica se importa com eles.
  • Multicanais: oferecer diversos canais de comunicação cria uma liberdade de escolha sobre a melhor maneira de entrar em contato com a clínica.
  • Feedback contínuo: proporcionar aos clientes uma oportunidade de eles fornecerem feedback sobre o atendimento faz com que as informações coletadas se tornem parte da mudança.
  • Rapidez: deve existir cumprimento de prazos com relação às solicitações dos pacientes, sendo capaz de proporcionar um fluxo de comunicação contínuo.

Cabe ressaltar que sempre que o paciente se sente bem atendido, ele faz questão de voltar à sua clínica e, ainda, indicar os seus serviços. É fundamental que profissionais da área da Saúde façam a diferença, proporcionando um atendimento otimizado e de qualidade.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Dicas fundamentais para realizar uma otimização adequada para sua clínica

Uma coisa é certa: o atendimento aos pacientes deve ser uma preocupação das clínicas. Afinal, ela deve se adequar para que todos (clientes, fornecedores, colaboradores etc.) tenham a melhor experiência dentro da organização.

Assim, enxerga-se a otimização desse setor como uma necessidade, considerando que atendimentos malfeitos podem prejudicar principalmente os investimentos.

Existem maneiras de tornar os processos clínicos otimizados. Basta seguir algumas dicas. Confira-as a seguir.

Tenha métricas para os atendimentos

Estipule objetivos que devem ser atingidos pelo atendimento, como prontidão, Tempo Médio de Atendimento (TMA), resolução de problemas e muitos outros. Quando as métricas existem, o trabalho se torna mais direcionado e possível de proporcionar satisfação aos seus pacientes.

Analise os resultados

De nada adianta ter métricas e não acompanhá-las. Analisar os resultados mostra se a estratégia está ou não sendo eficaz. Pesquisas de satisfação são ótimas aliadas, uma vez que atuam no padrão de qualidade do atendimento, suprindo cada vez mais o que seus pacientes desejam com o atendimento.

Opte por profissionais qualificados

Sempre que possível ou até mesmo necessário, realize treinamentos e promova feedbacks. Tudo para que os seus atendentes saibam o que precisa ser melhorado e se a maneira como o serviço está sendo prestado é eficaz. Uma dica é sempre preferir profissionais capacitados, uma forma de minimizar gastos com aperfeiçoamento do profissional.

Use e abuse da tecnologia

Apostar na confirmação e nos agendamentos de forma online é uma das maneiras mais práticas e eficazes para otimização de tempo. Isso porque os pacientes conseguem realizar tudo pela internet, e os atendentes conseguem priorizar ligações e atendimentos presenciais.

Conte com softwares web

Com um bom software, a gestão da sua clínica é realizada sob medida, indo do atendimento ao faturamento, tudo para organizar e profissionalizar seus atendimentos. Com o módulo Recepção Eficiente presente no software RealClinic, é possível oferecer atendimentos mais ágeis e sem perder a qualidade.

Importância de otimizar os atendimentos clínicos

A otimização dos atendimentos é uma maneira de se destacar no mercado e ainda conquistar a confiança e preferência de pacientes e colaboradores. Ou seja, é contar com um atendimento capaz de auxiliar nas melhorias em geral.

Por isso, esse processo é tão importante, capaz ainda de valorizar o contato humano e um relacionamento concreto entre clínica e paciente.

A partir do momento que os atendimentos ocorrem com empatia e respeito, cria-se uma experiência personalizada e acolhedora, capaz de contribuir para a satisfação de todos.

Ademais, aposte em um atendimento otimizado que preza a integridade e o cuidado, unindo qualidade do tratamento a um atendimento eficaz.

Se você deseja incluir um software de otimização na sua clínica, fale com nosso time hoje mesmo! E para mais artigos como este, acompanhe o blog TDSA Sistemas!