RealBlood: entenda sua importância para bancos de sangue e agências transfusionais

Bancos de sangue e agência transfusional, por mais que pareçam a mesma coisa, são completamente diferentes, uma vez que cada um tem a sua função específica para que o sangue chegue ao receptor em perfeito estado.

Enquanto uma agência transfusional realiza apenas o armazenamento e a distribuição dos materiais doados, um banco de sangue faz a coleta e o fracionamento de cada hemocomponente, como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Ao longo deste conteúdo, será possível entender o que é cada um desses serviços e, ainda, ver um passo a passo de como o software RealBlood é útil em seu gerenciamento. Vamos nessa!

O que é uma agência transfusional?

Agências transfusionais podem ser definidas como uma unidade hemoterápica responsável por armazenar sangue e seus derivados, realizar exames pré-transfusões, liberar e transportar todos os produtos sanguíneos para as transfusões de sangue.

Dentro desses ambientes, os procedimentos de segurança são realizados para proteger o receptor, por isso, agências transfusionais prestam atendimento 24 horas por dia.

Saiba o que é um banco de sangue

Bancos de sangue são locais específicos onde o sangue coletado, em meio às doações, fica armazenado, preservado e é preparado para ser utilizado em processos de transfusões.

Esses ambientes focam realizar rotinas hemoterápicas totalmente seguras, garantindo que ações relacionadas com a saúde aconteçam de maneira saudável e positiva. Todos esses processos ocorrem com tecnologia de ponta, garantindo suporte entre as doações.

RealBlood - Soluções que potencializam a gestão do seu banco de sangue.

Veja como o RealBlood atua no gerenciamento do sangue, indo dos bancos às agências transfusionais

Sistema importante para o gerenciamento de agências transfusionais, o software RealBlood é ideal para aqueles que estão em busca de soluções eficazes, assim potencializando as suas agências e os bancos de sangue.

Você sabia que é possível tornar as operações mais eficientes e ainda facilitar a gestão desses ambientes?

Entenda, em um passo a passo do ciclo de doação, como esse software pode ser essencial para que o sangue chegue ao receptor em perfeito estado.

Cadastro de doadores

Esse é, sem dúvidas, o primeiro passo para uma doação. Nesse processo, os bancos de sangue passam a ter um controle efetivo dos doadores, com todas as informações registradas em um único lugar.

Outro ponto é que o sistema consegue realizar bloqueios, seguindo as normas de legislação, tudo para que o sangue seja descartado em caso de restrições, que incluem idade mínima e respostas da triagem.

Triagem física e clínica

Na triagem física, o sistema consegue seguir as validações para aptidão do doador, realizando a leitura de todos os exames físicos e as demais informações do candidato. É um processo em que o sistema valida, de forma automática, as normas impostas pela vigilância.

A segunda parte fica por conta da triagem clínica, quando o doador responde um questionário confirmando se pode ou não doar. Nessa etapa, é possível optar ainda pelo voto de autoexclusão, ação totalmente anônima que visa inibir riscos de transmissão de doenças não aparentes na sorologia. O ato pode ainda ser realizado caso o doador não sinta segurança no sangue, independentemente do motivo.

Coleta do sangue, etiquetagem e processamento do material

O software possibilita o registro de tempo de doação e volume coletado, realizando o procedimento sem erros operacionais. Logo, é gerado um código com base no padrão universal ISBT para identificação do doador e dos hemocomponentes.

Já o armazenamento é realizado após o cálculo automático da validade, variando de acordo com o hemocomponente. Nessa etapa, um código de barras é gerado, permitindo controle total dos estoques e destacando as bolsas próximas ao vencimento para uso mais rápido.

Exames de laboratório

Dados físicos e clínicos dos doadores são registrados, partindo para a liberação dos hemocomponentes (via sorologia) e a imunologia, em que se verifica tipo sanguíneo, fator RH e possíveis anticorpos. 

Liberação para a transfusão de sangue

Aqui ocorre a liberação da bolsa para transfusão. Em meio às etapas anteriores, o processo é minucioso, porque existem riscos. 

Com tantas etapas, entendemos que as bolsas de sangue só podem ser expedidas após a liberação total do sistema, uma vez que os responsáveis por administrarem o RealBlood devem garantir que tudo esteja de acordo com as normas. Só assim o sangue poderá ser transferido aos receptores.

RealBlood, o software ideal para bancos de sangue e agência transfusional

O software RealBlood é um sistema que inclui todas essas funcionalidades e muito mais. São componentes essenciais para bancos de sangue e agências transfusionais, uma vez que o sangue precisa passar por algumas etapas até chegar à transfusão.

Contar com um software como esse é ter, ao seu alcance, um conjunto de instruções planejadas, tornando o ambiente mais organizado e repleto de informações importantes.

Sendo assim, um sistema que atua nos bancos de sangue e nas agências transfusionais é ideal para quem busca soluções que vão potencializar todos os processos.

Esperamos que tenha entendido como o RealBlood auxilia esses serviços. Caso queira acompanhar mais conteúdos, basta acessar o nosso blog. Se deseja implementar o nosso software, clique aqui, fale com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.