Por que os profissionais de saúde devem investir em marketing digital?
A área da saúde vem adotando novas estratégias a cada dia, e muitas clínicas estão se rendendo aos benefícios do marketing digital. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, é fundamental seguir as inovações, destacando-se em redes sociais e digitais, para se manter relevante no mercado.
Atualmente, é comum realizar uma busca utilizando uma hashtag (#) no Instagram, por exemplo. Assim, muitos médicos estão se aderindo às redes sociais, investindo em conteúdo, imagem e posicionamento para promover um relacionamento de confiança com pacientes e seguidores.
Mas é importante destacar que o trabalho de marketing é essencial não só para profissionais da saúde, mas para todos que querem crescer no meio digital.
O que é marketing digital?
De forma bem sucinta, é um marketing realizado em ambientes digitais que permite que as empresas ou pessoas se aproximem do seu público, por meio de redes sociais, sites ou e-mails marketing.
Essas ações de comunicação podem ser realizadas pela internet, pelo telefone celular ou por quaisquer meios digitais, com um único intuito: apresentar um produto ou serviço, conquistando novos consumidores e aumentando a rede de relacionamento.
Benefícios do marketing digital
Para que o marketing digital apresente resultados, é necessário entender do assunto ou ainda ter o auxílio de profissionais da área qualificados. Quando bem realizado, ele promove diversos benefícios. Veja alguns:
- cria uma boa visibilidade na internet;
- constrói uma audiência ainda mais qualificada;
- consegue se comunicar com o público certo e na hora certa;
- possibilita uma análise de alta precisão dos dados e engajamentos;
- torna-se uma estratégia com um excelente custo-benefício;
- oferece a oportunidade de se tornar referência no segmento de atuação;
- melhora o relacionamento com o cliente;
- amplia o seu negócio ou nome com base nas estratégias disponíveis;
- personaliza ofertas;
- promove resultados de médio e longo prazos.
Importância do marketing digital para profissionais de saúde
O marketing digital para profissionais da saúde se tornou uma necessidade para médicos que têm clínicas ou consultórios. Essa estratégia na saúde permite que eles identifiquem as necessidades dos seus pacientes e consigam atendê-las.
Assim, é indicado que os conteúdos compartilhados sejam relevantes, estimuladores e explicativos, para que os pacientes atingidos possam fazer escolhas que mais se adaptam às necessidades deles.
Nesse caso, o marketing se torna o responsável por promover e aprimorar os serviços prestados, aumentando a satisfação e o conforto dos pacientes – sem esquecer, claro, de um atendimento ágil e humanizado.
Atente-se a essas informações
O Conselho Federal de Medicina preza a qualidade, a segurança e o sigilo de todos os pacientes. Desse modo, antes de iniciar ações de marketing, é importante tomar cuidado com algumas questões a fim de que você esteja dentro da legalidade.
- Jamais utilize fotos de pacientes para mostrar resultados de tratamentos, mesmo que com autorização.
- Não seja sensacionalista nas postagens, afirmando que o resultado será certo.
- Expressões como “o melhor”, “o mais eficiente” e “resultados garantidos” são extremamente proibidas pelo Conselho Federal de Medicina.
- O médico pode postar artigos informativos em seu blog, porém não pode prestar consultoria através desse meio.
- Tudo o que for feito de arte nas redes sociais deve ter o CRM do médico ou do responsável pela clínica.
Tomando esses cuidados, fica mais fácil conquistar engajamento e obter retorno nas mídias sociais sem cometer nenhuma infração descrita pelo Conselho.
Dicas para implantar o marketing digital na sua clínica médica
Como dito, é necessário seguir as tendências, e é o que as clínicas médicas estão fazendo. Cada vez mais, elas estão indo em busca do marketing digital para aumentar a publicidade e atrair mais público. Se você deseja implantar essa estratégia, precisa ter cautela.
Realize um planejamento estratégico
O planejamento estratégico serve para indicar as ações a serem tomadas, auxiliando nas definições dos objetivos e do público-alvo perante tudo o que precisa ser melhorado.
Esteja presente nas mídias sociais
Marcar presença nas redes sociais pode estreitar a relação entre paciente e estabelecimento, otimizando a marcação de consultas, respondendo a solicitações e tirando dúvidas, por exemplo. É indicado verificar as regras do Conselho Regional de Medicina para não ter problemas nestas mídias.
Não deixe o marketing de conteúdo de lado
O marketing de conteúdo, quando unido ao digital, tem como foco a produção de textos, vídeos e qualquer tipo de conteúdo direcionado para aumentar as visitas em um site ou uma página.
No meio de tantos benefícios de se investir no marketing digital, especialmente para os profissionais de saúde, destacam-se o aumento de visibilidade, a autoridade e a fidelização.
Ademais, investir nesse tipo de ferramenta melhora a presença na internet, aumenta a credibilidade e ainda promove um maior reconhecimento do nome do profissional.
Se além do marketing, você deseja investir em um software para melhorar ainda mais a gestão da sua clínica, fale conosco. Ficaremos felizes em ajudar!