Vetor mostra uma sala de recepção cheia depois do uso de marketing para clínicas

O marketing para clínicas é uma ferramenta muito poderosa para quem quer atrair novos pacientes e conseguir manter as agendas dos seus médicos sempre cheias. Essa ação ajuda a empresa a ter uma saúde financeira mais robusta, pois aumenta as potenciais vias de faturamento. No entanto, não basta apenas saber como atrair clientes; é vital também saber como fidelizá-los para que seu negócio não dependa sempre de novos pacientes.

Dito isso, o sucesso financeiro de uma clínica médica começa com uma estratégia completa de atração e conversão de pacientes. Isso inclui uma série de ações que podem ser tomadas, desde a produção de conteúdo na internet até a construção de uma marca que transmita confiança, autoridade e conhecimento para o público. Mas como exatamente colocar a mão na massa e começar a trabalhar com o marketing para clínicas? É o que veremos no artigo de hoje.

Portanto, se você quer aumentar o fluxo de pacientes no seu negócio, veja algumas dicas de como usar o marketing para clínicas a seguir!

1. Escolha a sua estratégia de acordo com o nicho de atuação de sua clínica

Antes de escolher quais as melhores ações para o marketing de sua clínica, é necessário definir quais os nichos de atuação de sua empresa. Caso haja mais de um, analise as categorias nas quais eles se encaixam (por exemplo estética ou obstetrícia), e monte um perfil de seu cliente ideal. Este perfil deve conter, não só os dados básicos, como também gênero e faixa etária e econômica. Além disso, é importante ter uma ficha minuciosa descrevendo seus hábitos, quais seus maiores problemas e como a clínica pode resolvê-los.

Definir tudo isso auxiliará na decisão da melhor estratégia de marketing para sua clínica e quais ações tomar para estar no mesmo local que seu público se encontra.

2. Fique atento ao que não é permitido fazer no marketing para clínicas

A publicidade na área da medicina tem uma série de restrições, para que ela esteja em conformidade com a ética necessária para atuar na carreira de saúde. Essas normas são constantemente atualizadas, para se adaptarem às novas tecnologias, como redes sociais, onde médicos e profissionais da saúde costumam interagir com seus pacientes ou seguidores. Um exemplo disso é a proibição de usar fotos de pacientes em redes sociais de clínicas para fazer propaganda, ou usar a imagem de pessoas famosas como influenciadores para incentivar seu público a consumir seus serviços. 

Você pode encontrar todas as normas e restrições no Manual da Publicidade Médica, ou Resolução CFM nº 1.974/11, que se encontra no site do CFM.

3. Entenda as necessidades de seu público

Cada tipo de público tem uma série de necessidades diferentes, quando diz respeito ao atendimento em clínica. Por exemplo, pessoas idosas têm dificuldade de lidar com tecnologias como redes sociais e internet, e podem precisar de um atendimento mais tradicional, como o telefone. Idosos também necessitam de mais atenção, o que indica que ficarão mais satisfeitos se sua clínica entrar em contato com frequência para saber como eles estão, e se necessitam de algo.

Já pessoas mais jovens tendem a preferir atendimento online para marcação e cancelamento de consultas e outros assuntos pertinentes.Por isso, buscarão clínicas que contam com atendimento por WhatsApp ou chatbox. 

Entender quem é o público que frequenta sua clínica ajuda a traçar ações mais eficazes para atrair mais clientes, e deixá-los satisfeitos com o atendimento.

4. Acompanhe os resultados e faça ajustes

Uma estratégia de marketing, especialmente de longo prazo, não funciona da noite para o dia. Ou seja: não adianta colocar a sua campanha no ar e achar que ela trará milhares de novos pacientes assim, em um estalar de dedos.

Trabalhar com marketing é como construir um castelo: você começa aos poucos e estabelece a fundação. Depois, vai construindo a partir disso, tijolo a tijolo, até ter toda a base montada. Em seguida, adiciona alguns recursos extras, faz ajustes e complementa com itens de decoração.

Em termos práticos, isso significa que você deve acompanhar os resultados e fazer ajustes até chegar ao desempenho desejado. Por exemplo, você começou a trabalhar com a produção de conteúdo, mas não está com o tráfego orgânico que gostaria? Então, analise a situação e veja qual o problema. Seus conteúdos não ranquearam? O que pode ser? Talvez o site não esteja otimizado para motores de busca, ou talvez o conteúdo não tenha sido feito com os requisitos básicos do Google. Faça uma auditoria, elabore hipóteses e faça testes para confirmar. Depois, ajuste o que precisa ser arrumado e veja os novos resultados.

Essa abordagem quase científica é o que permitirá que sua campanha de marketing traga mais pessoas e converta-as em pacientes para a sua clínica de maneira mais estável e controlada.

Essas são algumas das principais formas de trabalhar com o marketing para clínicas. A estratégia básica da publicidade médica é atrair o paciente, nutri-lo com informações para que ele possa tomar sua decisão de maneira racional e, então, oferecer canais de conversão sem pressioná-lo. Como cada etapa será feita, no entanto, dependerá do seu negócio. Você pode investir em diferentes ferramentas (redes sociais, blogs, plataformas médicas) e com diferentes abordagens, mas sempre respeitando essa estrutura.

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