Novidades para o setor médico em 2022

O setor médico foi o que mais enfrentou desafios no ano de 2021, tornando-se mais do que necessário para os tratamentos relacionados à saúde, sobretudo, à pandemia de Covid-19. Toda essa força-tarefa serviu para reforçar a importância da área.

A tecnologia se mostrou essencial para manter tudo funcionando corretamente. A expectativa é de que ela continue se desenvolvendo e fazendo parte do dia a dia das clínicas médicas e dos hospitais. Por exemplo, estudos afirmam que cerca de 80% dos médicos serão substituídos por máquinas em um futuro não muito distante. 

Entenda melhor esta e outras tendências da área médica para 2022! Boa leitura!

Principais tendências tecnológicas para a saúde em 2022

Várias tecnologias se fizeram ainda mais necessárias para clínicas médicas. Por exemplo, a telemedicina realizou uma aceleração na transformação digital da saúde, garantindo que, mesmo em uma pandemia, muitas pessoas tivessem os atendimentos necessários.

O sucesso foi tanto que instituições públicas e privadas aderiram à modalidade e não pretendem excluí-la tão cedo. Contudo, é importante entender o que 2022 reserva para o setor médico. Veja a seguir!

Telemedicina

Trata-se de uma consulta remota, que ganhou ainda mais força com a chegada da pandemia de Covid-19. Através dela, o médico consegue atender o paciente para fornecer informações e cuidados necessários. A adaptação foi boa, e algumas clínicas vão investir apenas nessa estratégia para este ano. Mas é importante reforçar: em casos graves, a telemedicina não substitui as consultas presenciais. 

Marketing médico

O marketing médico é uma forma de estruturar o atendimento ao paciente. Ele inclui a captação, o atendimento e o pós-atendimento. Essas ações servem para melhorar a percepção de todos com relação ao trabalho prestado pela sua clínica. Um marketing bem-feito atrai ainda mais pessoas.

Tecnologias

Não há dúvidas de que a tecnologia veio para ficar em todo o setor médico. Ela é uma aliada cada vez mais forte na otimização dos processos do dia a dia, auxiliando, por exemplo, nos agendamentos online e na manutenção dos prontuários digitais. Assim como em anos anteriores, em 2022 a tecnologia promete ainda mais soluções ágeis. 

Atendimento humanizado e personalizado

O atendimento humanizado amplia a eficiência do tratamento. Quando focado nas necessidades dos pacientes, o atendimento contribui para a cura e a recuperação mais rápida. Quando personalizado, torna-se um atendimento perfeito para um bom relacionamento com o paciente, fazendo com que ele seja o centro das atenções.

Monitoramento remoto do paciente (wearables)

É possível acompanhar os pacientes de qualquer lugar do mundo. Com a chegada da internet 5G ao país, o monitoramento será cada vez maior. Aumento da pressão arterial, alerta para o caso de esquecimento do horário do medicamento, frequência cardíaca alta e outros alertas podem ser acompanhados pelos wearables.

Adequação à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, mais conhecida como LGPD, serve para proteger os direitos de privacidade das pessoas e, no caso das clínicas, cuida da segurança das informações dos pacientes. É fundamental se adequar a essa legislação, a fim de evitar problemas como o vazamento de dados sigilosos.

Espera-se que, neste ano, todas essas tecnologias listadas transformem o setor, promovendo um melhor relacionamento entre clínica e paciente.

Especialidades médicas com mais potencial para 2022

Assim como a tecnologia, as áreas voltadas para as especialidades apresentam um grande potencial para 2022. Afinal, o isolamento social fez com que muitas pessoas passassem a cuidar mais da saúde. 

As especialidades a seguir são as que mais podem crescer neste ano. 

Clínica médica

A tendência é de que os pacientes sejam diagnosticados com mais rapidez e, se for necessário, os especialistas em clínicas médicas irão aderir ou continuar com o auxílio da telemedicina.

A principal área de atuação são clínicas, ambulatórios e consultórios, cuidando de todas as enfermidades não cirúrgicas do público adulto.

Pediatria

Dedicado à assistência da criança e do adolescente, o setor de pediatria também vai apostar no uso da telemedicina, facilitando a instrução dos responsáveis no que se refere à alimentação adequada, a comportamentos e à evolução do paciente, por exemplo.

Psiquiatria

A expectativa é de que o setor continue apresentando um aumento em 2022, considerando que a pandemia agravou de maneira exorbitante os casos de doenças mentais. Com a tecnologia, está sendo possível realizar atendimento e sessões terapêuticas de maneira online, onde e quando quiser.

Endocrinologista

A obesidade também apresentou um aumento no último ano e, por esse motivo, muitas pessoas querem cuidar do peso. Assim, a busca por profissionais endocrinologistas neste ano tende a aumentar e continuar em potencial crescimento.

Com essas informações, podemos concluir que 2022 promete mudanças inovadoras para o setor médico. A nossa dica é estudar e seguir essas tendências do mercado, visando tornar a sua clínica cada vez mais completa.

Gostou do assunto? Aproveite e nos acompanhe também no Facebook e Instagram. Artigos como este são postados com frequência e em primeira mão para os nossos seguidores.