Saiba o que é branding e como ele faz toda a diferença nas clínicas médicas

Uma coisa é certa: a concorrência no mercado está acirrada, principalmente, para quem opta por investir no segmento de saúde. Os profissionais estão buscando especializações e inovações para entregar sempre o melhor aos pacientes.

Dessa forma, o branding torna-se uma ferramenta importante para que exista uma conexão verdadeira entre clínica, profissionais e pacientes, melhorando a prestação e a qualidade dos serviços.

Elaboramos este conteúdo para que você conheça os benefícios que o branding pode proporcionar se investido da forma correta. Quer obter os melhores resultados? Então continue a leitura!

Mas, afinal, o que é branding?

O branding pode ser definido como um conjunto de ações para fortalecer a marca, no qual todos os esforços e estratégias se voltam para fazer com que ela se torne mais reconhecida no mercado e, consequentemente, desejada pelos consumidores.

A estratégia faz com que sejam trabalhadas concepções de marca e também ações de marketing, sempre buscando mais atração do público-alvo.

As clínicas que desejam praticar o branding devem se preparar para a realização de inúmeras ações personalizadas, a fim de que a marca se consolide. Lembre-se: o processo demanda tempo, então comece já.

Entenda a importância do branding para clínicas

O branding é capaz de construir uma personalidade para a marca da clínica, fazer com que ela fique ainda mais próxima dos clientes e criar um relacionamento sólido entre as partes.

Um estudo realizado pelo Customer Thermometer mostrou que 65% dos consumidores estão se conectando de maneira emocional com as empresas que vêm demonstrando preocupação com as necessidades do público.

Isso é benéfico justamente por gerar uma competitividade e fazer com que o público se identifique com determinada marca, dando preferência a ela.

Branding para clínicas: dicas para o setor médico

Somente um bom investimento em publicidade não serve como garantia de um branding eficaz para clínicas. É fundamental que existam estratégias efetivas e, por isso, separamos as dicas a seguir.

Conheça seu público

Para se comunicar da forma correta, é fundamental saber para quem e com quem você vai falar. Ou seja, colete informações como idade, localização, interesses, necessidades e demais dados relevantes.

Procure entender a realidade do mercado, conhecer seus concorrentes, estar atento às oportunidades do setor e saber como melhorar seu relacionamento com o público.

Aposte em um atendimento humanizado

Um atendimento humanizado amplia ainda mais a eficiência do tratamento. Quando focado nas necessidades do paciente, ele contribuiu para o processo de cura e recuperação. Então, procure demonstrar empatia por todos os seus clientes.

Esses resultados podem melhorar ainda mais quando os feedbacks são implementados, onde se faz possível compreender os efeitos das estratégias e os pontos que merecem atenção.

Esteja atento às normas do Conselho Federal de Medicina (CFM)

O Conselho Federal de Medicina tem um Manual para Publicidade Médica, onde constam algumas restrições para o marketing no setor da saúde.

Algumas ações são proibidas, como:

  • publicar fotos de antes e depois dos procedimentos;
  • divulgar preços do serviço, forma de pagamento e concessões de desconto;
  • anunciar utilizações de técnicas exclusivas;
  • publicar materiais sensacionalista ou autopromoções;
  • criar discursos que prometem bons resultados relacionando com tratamentos sem comprovação científica;
  • usar as expressões: “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultado garantido”, “o único capacitado”;
  • expor a imagem do paciente para mostrar técnicas, métodos ou resultados de tratamentos, mesmo que com a autorização dele.

Invista no marketing digital

O marketing digital deve estar lado a lado com o branding para que as clínicas consigam fidelizar seus clientes com a garantia de que todos estarão satisfeitos. Neste caso, indica-se o investimento em marketing de conteúdo através dos blogs otimizados com as técnicas de SEO e de mecanismos de busca do Google.

A ideia do marketing é oferecer ao público materiais relevantes, educativos e esclarecedores, mantendo uma conversa direta, e ser referência no assunto. 

Benefícios do branding para clínicas

Sem dúvidas, o branding é essencial para o sucesso de qualquer clínica que queira fidelizar clientes e se destacar no mercado.

Se investido da maneira correta, o branding traz diversos benefícios, como:

  • fortalecimento da identidade da marca;
  • aumento de autoridade da clínica;
  • maior atração de pacientes;
  • fidelização de clientes.

Com isso, chegamos à conclusão de que o branding para clínicas é uma estratégia capaz de ajudar a conquistar o fortalecimento no mercado, mostrando ao público todas as vantagens oferecidas pela organização.

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