O setor de saúde já faz uso e se beneficia da tecnologia. Com uma integração cada vez maior entre estas duas áreas, existe agora uma expectativa de que os profissionais alcancem os melhores patamares ao unir o metaverso e a medicina.

Entre os benefícios aguardados, espera-se um acesso de ponta que ultrapasse as barreiras físicas, diminuindo erros durante os procedimentos mais complexos, por exemplo.

Ao longo deste conteúdo, iremos explicar como o metaverso e a medicina podem se unir, salvando mais pessoas. Boa leitura!

O que é metaverso?

O metaverso pode ser definido como um mundo paralelo à nossa existência real. Isso quer dizer que é uma experiência virtual, atuando como uma simulação do mundo físico.

Ele envolve a junção da realidade aumentada com a realidade virtual, possibilitando simulações de situações reais em ambientes online.

Ter essa experiência imersiva não necessita de aparelhos hipertecnológicos, afinal, esse ambiente pode ser acessado através de um clique, bastando ter um smartphone com acesso à internet, por exemplo.

Com a tecnologia, não será preciso sair de casa para conhecer lugares específicos, participar de palestras ou assistir a procedimentos; tudo será realizado remotamente, em ambientes imersivos, simulando o real.

Como o metaverso poderá ser utilizado na medicina?

O metaverso na saúde vem com a capacidade de promover uma enorme revolução no setor, indo além da telemedicina. Isso porque ele oferece inúmeras aplicações, benefícios e ampliação de possibilidades e cuidados com a saúde.

Você deve estar se perguntando: mas como o metaverso será usado na medicina? Entenda a seguir!

Consultas imersivas

A união do metaverso com a medicina poderá proporcionar consultas virtuais totalmente imersivas, o que facilitará o diagnóstico e as possibilidades de melhorias nos tratamentos. 

Ou seja, o médico poderá fazer visitas periódicas aos pacientes, observando toda a rotina, mas de forma remota, buscando analisar os hábitos e até indícios que identifiquem uma patologia.

Cirurgias de alta complexidade

Será possível facilitar a realização das cirurgias de alta complexidade, tudo por conta do acesso que os médicos terão a exames, sendo projetados em tempo real e com todas as informações sobre os pacientes.

Junto a esses avanços, temos a internet 5G, uma inovação tecnológica que promete elevar o patamar de benefícios, com conexões mais rápidas e estáveis.

Protótipos e simuladores hiper-realistas

Os médicos terão a possibilidade de tocar em órgãos danificados sem a necessidade de abrir o paciente cirurgicamente. Este recurso facilitará as operações, principalmente as de máxima complexidade. A ideia é diminuir taxas de mortalidade e complicações durante os procedimentos.

Alguns desafios do metaverso na saúde

O principal desafio que o metaverso oferece à saúde é a relação com os pacientes. Isso porque garantir a segurança das informações é fundamental, obrigando as clínicas a estarem preparadas para se adaptarem e seguirem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Outro desafio é a acessibilidade a essa tecnologia, considerando que ela pode ficar restrita aos grandes centros. 

Por último e não menos importante, destaca-se a capacitação dos profissionais de saúde, sendo eles os responsáveis por oferecerem as melhores experiências aos pacientes. 

Uma clínica que já emprega telemedicina, softwares médicos e ferramentas tecnológicas, certamente, terá mais facilidade com a implantação do metaverso.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial

O metaverso na saúde envolve o uso de três tecnologias: a realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial. Todas promovem melhor desempenho no setor. Conheça mais cada uma delas a seguir!

Realidade aumentada (AR)

Com a AR, os profissionais de saúde conseguem se deslocar pela sala de cirurgia, visualizando os órgãos dos pacientes em 3D e analisando possíveis doenças, como o crescimento de tumores. 

Essa tecnologia pode beneficiar pacientes, permitindo a visualização de resultados cirúrgicos, da forma como o organismo reage ao tratamento e da recepção de orientações médicas.

Realidade virtual (RV)

Esta tecnologia faz com que os usuários mergulhem de maneira digital em um cenário virtual. Ela vem sendo utilizada, por exemplo, no tratamento de pessoas com fobias e transtornos de ansiedade. 

Com a RV, é possível simular várias condições médicas, auxiliando as pessoas para enfrentarem situações da vida real. Por exemplo, médicos podem treinar cirurgias, e os pacientes se prepararem para elas, tudo a partir de simulações.

Inteligência artificial (IA)

Pode ser utilizada para auxílio médico, através da realização de diagnósticos, da previsão das condições dos pacientes ou das prescrições médicas. Já existem tentativas de criação de robôs alimentados por inteligência artificial.

Assim, entendemos que o metaverso poderá fornecer ambientes virtuais para a saúde com as melhores tecnologias do mercado, auxiliando processos e pessoas independentemente de onde elas estejam.

O que achou sobre a relação entre o metaverso e a medicina? Acompanhe nosso blog e confira os demais assuntos que temos por lá, todos eles relacionados à área de saúde.