Tudo que você precisa saber sobre a medicina do futuro.

Perante tantas inovações tecnológicas, a medicina vem sofrendo modificações quase todos os dias. Quando falamos em medicina do futuro, nos referimos à prevenção, com o convencional dando espaço para o conectado.

Portanto, algumas tendências podem ser analisadas e utilizadas para melhorar a forma como os profissionais de saúde vêm atuando, proporcionando transformações positivas aos pacientes.

A medicina do futuro tem como foco utilizar ferramentas, recursos e equipamentos tecnológicos com a finalidade de otimizar o processo de atendimento aos pacientes. Quer entender mais sobre essas tecnologias? Continue a leitura!

Quais benefícios a tecnologia pode proporcionar para a saúde?

Uma coisa é certa: a tecnologia já faz parte do dia a dia da sociedade médica, proporcionando melhorias para profissionais, pacientes e clínicas, mas alguns benefícios se destacam quando o assunto é tecnologia no setor de saúde.

Toda essa prática promove saúde e prevenção durante os tratamentos de doenças. A tecnologia otimiza o tempo de consulta e proporciona muitas vantagens:

  • diagnósticos mais precisos;
  • melhorias durante os atendimentos;
  • gestões mais eficientes;
  • integração das informações;
  • técnicas cirúrgicas com mais exatidão;
  • foco na prevenção;
  • redução de erros.

Entenda o que é medicina do futuro

Trata-se de uma medicina que utiliza ferramentas, recursos e muitos equipamentos tecnológicos, tendo como foco a otimização de todo o processo de atendimento do paciente. Com tecnologias de ponta, reúne as inovações em diferentes segmentos da saúde.

A medicina do futuro chegou para auxiliar em:

  • decisões de diagnósticos rápidos e precisos;
  • desenvolvimento de tratamentos efetivos;
  • prevenção ao surgimento de doenças;
  • realização de exames completos e em tempo real;
  • procedimentos minimamente invasivos;
  • desenvolvimento das linhas de investigação contra doenças infecciosas;
  • pesquisas sobre envelhecimento saudável, nutrição alimentar e manutenção da saúde.

Equipamentos, procedimentos e medicamentos precisam estar sempre em evolução para garantir mais precisão e sensibilidade dos produtos e das tecnologias ligadas à saúde.

Saiba o que esperar da medicina do futuro

A medicina do futuro conta com segurança, agilidade nos processos e com a possibilidade de consultas sem sair de casa. Essa tecnologia já é mais presente do que podemos imaginar, e a tendência é que seja cada vez mais comum.

Do agendamento ao tratamento, podemos esperar o melhor da medicina do futuro. Isso porque o paciente terá várias possibilidades tecnológicas durante as etapas necessárias para uma consulta ou exame. Que tal conhecermos as melhores inovações para essa medicina? Acompanhe!

Monitoramento médico

Estão surgindo soluções para que o paciente seja monitorado o tempo todo, sem a necessidade de um médico. Em sua maioria, essa tecnologia alerta quando o medicamento deve ser tomado, por exemplo. Esse monitoramento é fundamental para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. 

Softwares para saúde

O uso de softwares serve para organizar o fluxo de informações, otimizar processos administrativos, melhorar o contato e confirmação dos pacientes, auxiliar na gestão de funcionamento da clínica, finanças e suprimentos. É o caso do RealClinic, um software completo para a sua clínica, feito para ajudar o profissional a dedicar mais tempo aos pacientes, fornecendo maior segurança de todas as informações.

Inteligência artificial

Os chatbots estão revolucionando o atendimento ao cliente. Um programa que simula um humano durante conversas com os pacientes. Dessa forma, a inteligência artificial pode atuar em:

  • triagem de exames realizados por meio da telemedicina, que posteriormente atua auxiliando na emissão dos laudos a distância;
  • auxílio no tratamento de câncer, com base nas evidências e nos dados clínicos do paciente, para indicar possíveis tratamentos.

Telemedicina

A telemedicina é a prática de realizar atendimento médico a distância. Com o avanço da pandemia no Brasil, essa técnica passou a ser considerada em exercício de pesquisa, assistência, prevenção e promoção de saúde, como uma tecnologia fundamental. Sendo assim, a medicina do futuro terá como base a praticidade nos atendimentos.

Impressão 3D

É capaz de imprimir objetos em formatos tridimensionais, tornando possível desenhar itens em programas de computador e realizar a impressão. Em alguns lugares, próteses de baixo custo e produção de órgãos já estão sendo utilizados nas impressoras 3D, eliminando taxas de rejeição.

Cirurgia robótica

Os robôs auxiliam os cirurgiões em procedimentos minimamente invasivos. Essa técnica vem sendo muito usada nas especialidades de urologia, ginecologia e cirurgia bariátrica. Junto a uma câmera 3D, um braço mecânico e um joystick, o médico realiza o procedimento de forma rápida, precisa e segura.

Como é percebido, a medicina do futuro terá muito apoio da tecnologia, ou seja, serão muitas as inovações em todas as áreas médicas. As máquinas, muito em breve, serão capazes de detectar várias doenças de uma só vez.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nosso blog!