9 tendências para consultórios e clínicas médicas em 2023 que você deve conhecer

A tecnologia vem ganhando cada vez mais força e, no setor de saúde, não é diferente. Isso se dá pela facilidade e pelos benefícios que as tendências tecnológicas são capazes de proporcionar às instituições.

Com 2023 iniciando, muitas clínicas e consultórios médicos estão planejando inovar. Com o passar dos anos, é preciso seguir o mercado para estar sempre atualizado e conhecer as respectivas tendências faz toda a diferença.

Quer se preparar para este ano? Então acompanhe esse conteúdo até o final!

Conheça as 9 tendências do setor médico que prometem modificar o setor em 2023

1. Internet 5G

O 5G teve seu funcionamento iniciado no Brasil em julho de 2022, após a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para a área da saúde, essa melhoria na qualidade da internet proporciona inúmeros benefícios, fortalecendo e otimizando tecnologias já existentes.

A ideia é fazer com que telecirurgias, teleconsultas e telemonitoramento de pacientes sejam ainda mais precisos. Pelo fato de o 5G ainda não ser acessível em todo o território brasileiro, espera-se que em 2023 essa nova geração da internet móvel se expanda, principalmente na saúde.

2. Internet das Coisas

O termo Internet das Coisas (IoT) faz referência à capacidade de os dispositivos do dia a dia se conectarem por meio da internet. Ou seja, IoT é o nome dado aos aparelhos que transmitem seus dados a outros sistemas mediante a internet sem fio, oferecendo a melhor experiência para todos.

Para a medicina, a Internet das Coisas pode ser utilizada em registros de exames, monitoramento de pacientes e, ainda, marca-passos cardíacos. 

Mesmo sendo um conceito antigo, criado em 1999, é uma tendência para o mercado da saúde, que visa proporcionar cada vez mais soluções com rápida troca de informações entre médicos, instituições de saúde e pacientes.

3. Inteligência Artificial e telelaudos

Essas realidades já são possíveis dentro da tecnologia em saúde, afinal, atuam para melhor eficiência e segurança da saúde. A inteligência artificial vem com a proposta de melhorar a agilidade e a precisão dos diagnósticos, auxiliando todo o atendimento clínico. Além disso, pode ser observada em pesquisas e dispensação e administração de medicamentos.

Por outro lado, o telelaudo proporciona que sejam realizados laudos rápidos e especializados, tudo a distância, sendo superimportante para pacientes, clínicas e consultórios médicos que desejam crescer neste ano.

4. Prontuário eletrônico

Os prontuários eletrônicos já estão sendo utilizados e, para 2023, espera-se que virem rotina. A tecnologia garante mais segurança e agilidade para os procedimentos, permitindo uma visão completa dos negócios e ajudando ainda nas tomadas de decisão mais assertivas.

Essa ferramenta é indispensável para promover o uso das informações clínicas de forma sigilosa, gerando dados seguros sobre a saúde do paciente.

5. Metaverso

O conceito traz a referência da reaplicação de espaços físicos em ambientes virtuais, ou seja, é um ambiente totalmente on-line que permite vivências com a realidade aumentada. 

Você deve estar se perguntando como essa tecnologia pode ser aplicada no setor médico, não é? Por meio do metaverso, existe a possibilidade de criar simulações e treinamentos reais para os profissionais de saúde, seja na parte de anatomia ou nos casos clínicos. 

Além disso, a tecnologia atua na imersão dos profissionais, que podem recriar modelos virtuais dos pacientes por meio dessa tendência de realidade aumentada e, assim, discutir casos específicos.

6. Telemedicina

Esse tipo de serviço, que teve destaque principalmente durante a pandemia de Covid-19 por ajudar muitos médicos e pacientes, pode tornar-se uma tendência em 2023.

A telemedicina veio para ficar, afinal, facilita a ida até as consultas médicas para aqueles que moram em locais de difícil deslocamento. A boa notícia é que a maioria das clínicas e consultórios já está oferecendo esse tipo de atendimento para as mais variadas especialidades.

7. Impressão 3D

Quando surgiu, o método de impressão 3D parecia distante da realidade médica, cenário esse bem diferente dos dias de hoje. Com essa ferramenta, é possível realizar impressão de ossos e até mesmo de órgãos.

Para se manter lado a lado com a evolução, isso tende a permanecer na área médica até que vire algo comum nos próximos anos.

8. Atendimentos mais modernizados

Alguns atendimentos já estão mais modernos, por exemplo, atendentes estão sendo substituídos por assistentes virtuais. Para 2023, a expectativa é que essa interação tecnológica aumente nas clínicas e nos consultórios.

Alguns locais já utilizam a tecnologia na abertura de fichas, o que facilita e agiliza o dia a dia dos pacientes. Já em exames, os laudos podem ser enviados diretamente para o médico, com total segurança para acelerar o diagnóstico.

9. Softwares mais presentes em clínicas e consultórios médicos

Softwares médicos são essenciais para consultórios e clínicas, afinal, permitem uma gestão mais eficiente dos processos. Isso quer dizer que os serviços passam a ser de mais qualidade, com atendimentos humanizados, recepção eficiente e tarefas rotineiras automatizadas.

Além das rotinas clínicas, os softwares contam com prontuários eletrônicos, agendamento e confirmação das consultas, fazendo com que haja proteção e sigilo de todos os dados clínicos corporativos e, também, dos pacientes.

É o caso do RealClinic, um software completo que otimiza seus processos, fazendo com que você se dedique mais aos seus pacientes.

Trabalhamos muito para que você potencialize seus resultados. Quer começar 2023 com a melhor ferramenta da web? Clique aqui e agende uma demonstração!