Inteligência artificial e saúde

Os avanços na tecnologia são muitos e ocorrem de maneira tão rápida que fazem com que, mesmo imperceptível, a inteligência artificial esteja presente no nosso dia a dia.

O setor da saúde é o que mais vem adotando a inteligência artificial, buscando melhorar o atendimento aos pacientes e aumentando a eficiência dos seus processos. A boa notícia é que toda essa tecnologia, quando utilizada em larga escala, consegue reduzir custos e atingir e beneficiar um número maior de pessoas.

É por conta dessa inteligência que o setor de saúde e, principalmente, as clínicas começaram a inovar. Um bom exemplo são os prontuários eletrônicos. 

Que tal entender ainda mais sobre essas inovações? Continue a leitura e saiba mais!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial, também conhecida como IA ou AI (Artificial Intelligence), pode ser considerada uma área ligada à ciência da computação capaz de unir inteligência e ação humana, tudo como o auxílio de máquinas.

Esse avanço tecnológico permite que os sistemas e máquinas simulem fatores e inteligências semelhantes aos de uma pessoa, a fim de conseguir tomar decisões de maneira solo, com base nos padrões dos bancos de dados. Assim, a inteligência artificial se faz presente em algumas formas. Conheça:

  • Chatbots – usam a inteligência artificial para entender os problemas dos clientes, de forma rápida e com respostas eficientes.
  • Assistentes inteligentes – fazem uso da IA durante análises críticas com base em dados de textos, visando melhorar a programação.
  • Mecanismos de recomendações – fornecem recomendações, de forma automática, com base na quantidade de visualizações e nos hábitos dos seus usuários.

Relação entre inteligência artificial e saúde

A inteligência artificial na saúde tem como principal objetivo facilitar processos do cotidiano médico. Esses facilitadores podem ser utilizados nos processos técnicos, de logística e, inclusive, de desenvolvimento de novas tecnologias.

Quando máquinas são ensinadas a diferenciar possíveis alterações em um exame de imagem, por exemplo, um diagnóstico rápido se torna mais preciso, fazendo da IA uma verdadeira aliada na identificação de doenças.

Inteligência artificial e suas soluções para a saúde

A inteligência artificial, quando associada com a saúde, apresenta soluções necessárias, como uma melhor gestão de leitos e uma organização com base nos prontuários eletrônicos. Com ela, é possível atualizar dados de forma instantânea e examinar a necessidade de cada paciente. As suas maiores soluções são:

  • reforço para diagnósticos;
  • alívio na carga de trabalho dos médicos e outros profissionais;
  • alertas e notificações sobre alterações importantes no quadro clínico dos pacientes;
  • medicina preventiva;
  • informações qualificadas sobre a evolução dos pacientes.

Portanto, os médicos passam a ter acesso a todos os resultados de exames, sejam laboratoriais ou de imagem. Com a tecnologia na palma da mão, torna-se mais fácil a análise dos históricos clínicos completos dos pacientes, o que é mais que fundamental para que os tratamentos sejam eficientes.

Saiba os benefícios que a inteligência artificial oferece para clínicas

Por ser uma inovação tecnológica, a inteligência artificial conta com diversas tendências. Assim, o maior benefício fica por conta da oferta de serviços de qualidade, reduzindo erros e potencializando os tratamentos.

Ademais, a IA na saúde atua em sistemas de compartilhamento de informações através de uma base de dados, facilitando, cada vez mais, o acesso dos profissionais. Podendo interagir com várias áreas das clínicas, essa inteligência é capaz de detectar ocorrências que poderiam passar despercebidas. Conheça seus principais benefícios:

Softwares eficazes

Os softwares ganharam força, tornando-se essenciais para a rotina clínica. É o caso do RealClinic. Conhecido como o software web mais completo para as clínicas, ele é capaz de otimizar processos, fazendo com que o tempo de toda a equipe seja dedicado aos pacientes.

Com isso, é possível utilizar prontuários eletrônicos, tendo em um clique o histórico de saúde do paciente, com todas as informações importantes.

Avanço em tratamentos e descobertas de doenças

Com o auxílio da inteligência artificial, é possível oferecer avanços em tratamentos mais complexos, como o do câncer, proporcionando maneiras mais eficazes de lidar e tratar a doença. Além disso, diagnósticos-padrão podem ser apresentados com maior eficácia.

Diagnósticos precisos

A inteligência artificial tem capacidade para fornecer diagnósticos mais eficientes, fazendo com que eles sejam mais rápidos, salvando vidas e tornando os tratamentos mais seguros, sem proporcionar prejuízos à clínica e aos pacientes.

Cirurgias com a ajuda de robôs e assistentes virtuais

Alguns procedimentos já são realizados com a ajuda de robôs, desenvolvidos apenas para proporcionar segurança em cirurgias. Com a IA, foi possível gerar resultados úteis para a execução de uma tarefa através de uma máquina.

Esses avanços proporcionam uma série de benefícios para clínicas e pacientes, o que faz valer a pena apostar e investir na inteligência artificial.

Se você quer começar a implantar softwares na sua clínica, converse com um agente TDSA e saiba como tornar isso possível!