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A otimização dos processos internos de qualquer empresa, especialmente clínicas médicas, passa pela melhoria de pequenas tarefas diárias que, no fim de um período de um mês ou um semestre, acumulam-se em uma grande carga para a empresa. Um exemplo dessas tarefas é checar a elegibilidade de pacientes para exames, consultas e outros procedimentos médicos dentro da clínica.

A elegibilidade de pacientes é vital para a organização interna dos processos da clínica porque acaba interferindo e impactando vários outros processos que aparecem depois. Quando a elegibilidade não é bem verificada, a agenda de um médico pode ficar cheia de compromissos que não serão realizados (impedindo a marcação de outros), além de gerar potenciais custos para a clínica que não serão repostos. Todos os processos que vêm depois disso são prejudicados por algo que tem uma solução razoavelmente simples.

Quer saber como otimizar a verificação de elegibilidade de pacientes e melhorar o fluxo de processos internos da sua clínica? Então, siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

O que é a elegibilidade de pacientes?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) define a elegibilidade de pacientes como a comunicação que o prestador de serviços da área de saúde envia para a operadora de planos de saúde solicitando a situação de um beneficiário em relação aos seus direitos contratuais.

Explicando de forma mais simples, portanto, é uma mensagem que a clínica envia para a operadora perguntando se está tudo bem em o paciente realizar aquele procedimento com o seu plano de saúde. Isso serve para verificar se o paciente tem o plano ativo e se o procedimento em questão é coberto pelo plano que o paciente contratou.

Esse procedimento é vital para reduzir a ocorrência de glosas (que são as ocasiões em que a operadora se recusa a pagar por algo feito na clínica, seja qual for o motivo), além de garantir menos inconvenientes e desconfortos no dia a dia.

Por exemplo, imagine um paciente que agendou um exame na sua clínica há 15 dias, mas em nenhum momento foi verificada a sua elegibilidade. Se isso for feito somente na hora da consulta (sem nem uma pré-checagem antes), o risco de algum problema acontecer é altíssimo.

Após a clínica enviar a elegibilidade do paciente, a operadora de planos de saúde deve responder com a autorização de serviços, que é justamente a confirmação de que aquele procedimento deve seguir em frente.

Como otimizar a verificação da elegibilidade dos seus pacientes?

Para uma clínica médica, é vital acelerar e dinamizar o processo de verificação da elegibilidade dos pacientes. Mas como fazer isso? Vejamos abaixo 3 dicas!

1. Padronize processos

O primeiro passo para conseguir dinamizar a maneira como a elegibilidade de pacientes é verificada é padronizar processos. É para isso, por exemplo, que existe o padrão TISS, que regula a comunicação entre prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde.

É vital que a sua equipe siga protocolos ágeis, que foram montados para criar um procedimento sempre igual, com o menor número de passos possíveis, de modo a garantir que a verificação seja feita de forma rápida e eficaz e com a resposta sempre ágil.

2. Treine sua equipe

Não importa quão bom seja um sistema, ele sempre estará limitado pela qualidade do trabalho de quem o coloca em prática. Por isso, é importantíssimo treinar a sua equipe de atendimento para que eles saibam como fazer a verificação, qual a importância do processo e estejam sempre dedicados e avançados nessa causa.

3. Invista em tecnologia

Por fim, sua clínica médica deve investir em tecnologia para dinamizar a verificação da elegibilidade dos seus pacientes. Uma opção para isso é o RealClinic, que possui sistema de verificação de elegibilidade integrado.

O sistema permite a verificação da elegibilidade do paciente, bem como obter autorização para procedimentos diretamente nos convênios integrados. Na prática, isso facilita muito a vida da clínica médica, permitindo uma gestão mais ágil, sem levar muito tempo até que a operadora possa autorizar o procedimento, o que costuma gerar filas na recepção da clínica.

Agora que você já viu como ter um software de gestão pode ajudar a otimizar a elegibilidade dos pacientes da sua clínica, é hora de descobrir porque o RealClinic é a opção mais interessante para o seu estabelecimento. Nosso programa conta não só com uma integração específica para verificar a elegibilidade dos pacientes de forma automática, como também com outras opções que aceleram o processo de atendimento do seu negócio, incluindo o autoatendimento, agendamento online, sistema de triagem, gestão por métricas e muito mais. Tudo isso, em conjunto, atua de forma a reduzir o tempo de espera do paciente e torna sua clínica um lugar mais eficiente.

Quer saber mais sobre como o RealClinic pode ajudar? Então, fale agora mesmo com o nosso time comercial!

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