Entenda o que é absenteísmo e como diminuí-lo na sua clínica

As rotinas das clínicas demandam inúmeros desafios que podem afetar a lucratividade da empresa. Nesse meio, destacam-se os altos índices de absenteísmo dos pacientes.

No entanto, esse problema tem solução e, para resolvê-lo, é necessário adotar ações específicas e direcionadas a fim de evitar o não comparecimento em consultas e exames.

Alguns motivos como desorganização, esquecimento, recepção do consultório lotada, longas esperas e imprevistos podem fazer com que o seu paciente falte. Sendo assim, é preciso entender o motivo e só então estabelecer medidas realmente eficazes.

Se você está lidando com isso e quer reverter a situação, este conteúdo foi feito para você! Continue a leitura e saiba como diminuir ou até mesmo eliminar o absenteísmo dos seus pacientes.

O que é absenteísmo de pacientes?

O absenteísmo pode ser identificado de várias formas, porém, no setor que envolve pacientes, é tido como falha no atendimento ou o não atendimento do paciente. Trata-se de um problema mundial na assistência à saúde, seja para o setor público ou privado.

Ou seja, consiste no ato de não comparecer às consultas ou aos procedimentos que foram agendados sem que haja um aviso-prévio ao local de realização.

Sendo assim, a melhor forma de combater esse tipo de problema é entender o que vem provocando as desistências e, assim, estabelecer medidas eficazes para contornar a situação de maneira prática e inteligente.

Existe um índice de absenteísmo ideal dos pacientes?

Indo direto ao ponto, o índice considerado ideal é zero, ou seja, não deve haver nenhum tipo de desistência sem aviso. Porém, sabemos que isso é impossível.

Segundo uma pesquisa realizada pela Revista Exame, não há um consenso com relação ao número ideal, já que o índice pode variar de acordo com o segmento e o tamanho da empresa. Mas, de forma geral, até 4% é considerado aceitável.

Portanto, quando o valor ultrapassa esse limite “ideal”, é preciso ficar atento.

Reduza o absenteísmo de pacientes com essas dicas

Algumas estratégias são fundamentais para evitar o absenteísmo de pacientes. A forma mais concreta é manter a clínica preparada para quaisquer imprevistos, analisando inovações e maneiras de implementá-las no ambiente.

Com a ajuda de sistemas e softwares, por exemplo, é possível centralizar os dados desses pacientes e fazer o uso das informações para manter tudo organizado.

Veja, a seguir, as dicas que separamos e acabe com o absenteísmo em sua clínica!

Faça um gerenciamento prévio das consultas

Apostar em agenda médica é uma forma de manter a rotina em dia. Quando bem gerenciada, ela é capaz de evitar atrasos e garantir as melhores experiências para os pacientes.

Uma boa organização promove atendimentos mais ágeis e de melhor qualidade!

Utilize meios de confirmação

Os lembretes das consultas minimizam as faltas. Geralmente são enviadas mensagens via SMS e WhatsApp dias antes da consulta, para que os pacientes não se esqueçam dos compromissos.

Essa confirmação ajuda no ganho de tempo e no aumento do faturamento, uma vez que, com ela, ocorrem mais encaixes.

Tenha políticas de fidelidade

Fidelizar pacientes e atrair novos devem estar entre as metas principais de todas as clínicas médicas.

É importante lembrar que estratégias de retenção podem motivar e aumentar o consumo de produtos ou serviços. Por exemplo, quanto mais o seu consumidor frequentar e interagir com a sua clínica, mais ele vai ser recompensado.

Crie bons relacionamentos com os pacientes

Ter boa relação com os seus pacientes faz com que eles se sintam confortáveis dentro do ambiente médico, aumentando a chance de voltarem em outras ocasiões.

Um tratamento educado e cordial é o mínimo para um atendimento excelente. A prática deve ser utilizada por todos da equipe. Afinal, a empatia é a chave para que o profissional se veja no lugar do outro, entendendo suas necessidades.

Softwares clínicos e a ajuda na redução de absenteísmo dos pacientes

O uso dos softwares pode ser ótimo, principalmente para quem deseja otimizar tempo. Eles são desenvolvidos para clínicas médicas, pensando em toda a gestão do negócio, contendo inúmeras funcionalidades como a agenda inteligente.

Na hora de escolher um bom software, opte pelo RealClinic, um sistema completo que atende às necessidades da clínica, com soluções que vão do atendimento à gestão de estoque.

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