Imagem mostra estudantes com livros de medicina

Livros de medicina nunca são demais, especialmente para os médicos que querem se desenvolver e se tornar os melhores profissionais de saúde possíveis, independentemente da área de especialização. Apesar de conteúdos técnicos, incluindo estudos científicos, serem essenciais para a carreira de alguém do setor, existem também outros tipos de materiais que devem estar na estante de um médico.

São livros de medicina, sim, mas que não são exatamente conteúdos técnicos sobre doenças. Em vez disso, trazem inspiração, mais conhecimento e, até mesmo, um caminho extra para o profissional enxergar a sua profissão ou, quem sabe, pensar na maneira como pretende montar a sua carreira. Seja qual for o objetivo, a leitura é sempre bem-vinda.

Afinal, além do espaço físico na estante, o único local que livros de medicina habitam são na nossa cabeça (onde cabe de tudo!). Quer saber quais são os principais livros que você deve ler? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

5 livros de medicina para ler

1. Sem Causar Mal – Henry Marsh

Este é o livro perfeito para quem quer ingressar no lado prático da medicina, principalmente na área de cirurgia. “Sem causar mal” é uma autobiografia cativante que expõe todas as dificuldades de exercer uma das profissões mais importantes de todos os tempos. 

Dr Henry Marsh conta sua narrativa com leveza e um toque de humor, mostrando como superar momentos difíceis e escolhas erradas quando se está operando a mesa de cirurgia. O livro é um retrato nada glamouroso da vida de um experiente neurocirurgião, que, apesar de mostrar as angústias da profissão, continua apaixonado pelo que faz. 

Marsh é um escritor justo com sua história, deixando espaço para comover os leitores com os momentos felizes de sua carreira, o que torna seu livro inspiração para quem quer seguir seus passos.

2. Se a Disney Administrasse seu Hospital – Fred Lee

Todos sabem que a Disney é parâmetro mundial de atendimento ao consumidor, exemplo em dedicação e responsável por transformar o mundo dos negócios permanentemente em algo além dos cifrões. Então, por que não trazer essa forma de atendimento para o âmbito médico?

É isso o que Fred Lee faz em “Se a Disney administrasse seu hospital”. O autor conta sua história como executivo em diversos hospitais grandiosos para questionar a realidade atual da administração fria das empresas de saúde. 

O livro é leitura obrigatória para todos os que querem ingressar ou já ingressaram na carreira de medicina, pois é um lembrete de que pacientes são seres humanos e devem ser tratados com empatia e respeito.

3. Por um Fio – Drauzio Varella

Drauzio Varella é um dos maiores médicos brasileiros da história da Medicina. Ele é um exemplo de inteligência, experiência e doçura, e sua maior lição para os futuros médicos é que a vida do paciente vai muito além do motivo que o levou até o hospital.

Em “Por um fio”, Drauzio retrata sua vida como oncologista em diversas histórias reais, contando como é lidar com pacientes terminais, desde a descoberta da doença até seus últimos dias.

O livro é uma experiência sensível, que prepara futuros médicos para as dificuldades da carreira, mas também mostra a importância desses profissionais para o amparo a seus pacientes e seus familiares. 

4. A Estratégia da Lagartixa – Dário Vianna Birolini

Em A Estratégia da Lagartixa, o médico encontra uma reflexão subjetiva sobre a evolução da área por meio de relatos feitos com base na experiência prática de muitos profissionais. A linguagem é muito acessível e o conteúdo realmente é de grande reflexão. Esse não é um livro focado na prática médica e nem inspiracional. Trata-se de algo pensado para quem quer realmente entender a medicina como profissão e refletir sobre como essa área funciona e como a “corporação médica”, por assim dizer, age.

5. Pain and Prejudice: How the Medical System Ignores Women – Gabrielle Jackson

Gabrielle Jackson é a jornalista investigativa responsável por trazer um dos livros mais importantes para a medicina moderna. “Pain and Prejudice: How the Medical System Ignores Women” é uma compilação de estudos da relação da medicina com a paciente feminina, em diversas áreas da saúde, como laboratórios de pesquisa, companhias farmacêuticas e consultórios médicos. O resultado dessa pesquisa é uma denúncia de descaso e negligência da medicina americana quando diz respeito à saúde da mulher. 

Gabrielle traz dados sobre assuntos importantes, como a maioria dos tratamentos disponíveis para doenças que afetam ambos os sexos serem testados somente em homens, e feitos para o organismo masculino, ocasionando consequências graves quando administrados em mulheres.

A leitura é essencial para entender as mudanças que devem ser feitas na área da saúde e ser um profissional mais atento e inclusivo com seus pacientes.

Pronto! Esses são alguns dos principais livros de medicina que todo médico precisa ler hoje mesmo. É claro que nem todos esses livros agradarão a todos os profissionais da área, mas eles dão uma visão geral de tudo que um bom médico precisa ter, desde maneiras de entender hábitos e vícios de pensamento na profissão até inspiração de histórias reais e ideias de negócios para uma clínica ou consultório.

E aí, gostou da lista? Se sim, colabore contando alguns outros livros interessantes nos comentários!