Estamos no inverno: não deixe de doar sangue!

Basta o frio chegar para que as doações de sangue diminuam. Além do comportamento caseiro que as baixas temperaturas causam, a época do ano vem junto com gripes e resfriados, fatores que podem impedir as doações.

 

Entretanto, o Ministério da Saúde informa que, durante o inverno, os estoques chegam a reduzir até 30%, porém as demandas pelas transfusões continuam as mesmas ou, muitas vezes, ficam até maiores.

 

Com tamanha urgência de as doações serem realizadas o ano todo, trazemos este conteúdo, a fim de incentivar que a ação continue, mesmo no inverno. Boa leitura!

Importância de doar sangue no inverno

Doar sangue é importante em todo o ano. Contudo, no inverno, a disponibilidade para essa boa ação cai, fazendo com que os estoque fiquem desabastecidos e, consequentemente, faltem alguns tipos sanguíneos para transfusão.

 

Porém, as necessidades clínicas não diminuem no frio. Dessa forma, acidentes, cirurgias, tratamentos oncológicos e demais situações que demandam transfusão continuam acontecendo.

 

Além disso, pessoas de mais idade têm tendência a desenvolverem maiores complicações de saúde nessa época, em que casos graves precisam de sangue.

 

Dessa maneira, doar deve ser fundamental ao longo de todo o ano, seja no verão ou no inverno, fazendo com que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos e prontos para auxiliar pacientes em situações graves.

 

Esse ato altruísta salva vidas e, ainda, proporciona uma diferença enorme na saúde e no bem-estar de muitas pessoas.

Nesta época do ano, há baixa das doações

Devido ao frio, é comum que as pessoas saiam menos, portanto, elas também doam menos sangue. 

 

De qualquer forma, esse ato é considerado fundamental. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, sendo indispensável em todo banco de sangue.

 

Além do tempo gelado, outros pontos se tornam empecilhos para aumento ou continuidade das doações. Os principais motivos são:

 

  • condições climáticas: o frio acaba deixando as pessoas mais preguiçosas e menos propensas a saírem de casa para realizar uma doação de sangue, por exemplo;

 

  • doenças da estação: junto com o frio, vêm as gripes e os resfriados, situações que tornam muitos doadores inaptos;

 

  • período de férias: devido às férias escolares, o número de viagens aumentam, o que reduz a disponibilidade das pessoas;

 

  • fechamento de instituições educacionais: muitas escolas e universidades realizam campanhas de doação ao longo do ano, porém, durante as férias de inverno, há uma pausa das atividades, justamente pelo fechamento desses locais;

 

  • medo de doar: é comum que exista um receio, principalmente para os leigos no assunto. Além disso, existem mitos que dizem que doar sangue no inverno é perigoso, pois pode causar gripes e resfriados.

 

Por esses motivos, muitos bancos de sangue realizam campanhas para incentivar as pessoas a doarem, deixando o frio de lado e ajudando a salvar vidas.

Requisitos para ser doador

Existem critérios determinantes que autorizam ou proíbem a doação de sangue. Todas as normas técnicas são impostas pelo Ministério da Saúde, que visa proteger o doador e o receptor.

 

Desse modo, os requisitos são:

 

  • estar munido de documento de identidade original com foto no dia da doação;
  • não apresentar problemas de saúde;
  • ter de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas com menos de 18 anos só podem doar mediante autorização formal dos responsáveis;
  • pesar mais do que 50 kg;
  • não estar em jejum;
  • evitar o consumo de alimentos gordurosos no mínimo 3 horas antes do procedimento;
  • dormir no mínimo 6 horas na noite anterior;
  • não consumir bebida alcoólica pelo menos 2 horas antes;
  • pilotos de avião ou helicóptero, motoristas de caminhões ou ônibus, profissionais que sobem em andaimes, realizam atividades de mergulho ou paraquedismo não podem realizar atividades laborais pelo menos 12 horas antes da doação.

 

Logo após o procedimento, indica-se aumentar a ingestão de líquidos, não realizar esforços físicos intensos dentro de 12 horas, não dirigir, não fumar por no mínimo 2 horas e evitar bebidas alcoólicas no período de 12 horas.

 

Após a doação, existe um prazo que deve ser seguido para que os doadores retornem aos hemocentros. Nesse caso, os homens podem doar a cada 60 dias, totalizando quatro doações ao ano, e as mulheres devem dar um intervalo de 90 dias, o que possibilita doar até três vezes ao ano.

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido enriquecedor e tirado todas as suas dúvidas. Para ter acesso a mais informações sobre doações, bancos de sangue, hemocentros e agências transfusionais, não deixe de acompanhar nosso blog.