Saiba sobre a importância do RealClinic para o gerenciamento de uma equipe multidisciplinar

Quem deseja melhorar o gerenciamento de equipes multidisciplinares e, consequentemente, facilitar o fluxo de informações clínicas deve investir na implementação de softwares especializados no setor de saúde.

Pensando em auxiliar você e sua gestão, elaboramos este conteúdo. Nele será possível saber mais sobre equipes multidisciplinares, sua importância e como gerenciá-las. 

Continue acompanhando e dê o primeiro passo para tornar a sua equipe efetiva. Boa leitura!

Saiba o que é uma equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar é um time de profissionais de diferentes áreas, que atuam em conjunto para oferecer o melhor atendimento aos clientes.

Na área da saúde, estes colaboradores contribuem com diferentes conhecimentos, visando proporcionar resultados, diagnósticos, tratamentos e recuperações efetivos e assertivos. Em sua maioria, essas equipes multidisciplinares são formadas por:

  • médicos;
  • enfermeiros;
  • fisioterapeutas;
  • psicólogos;
  • nutricionistas;
  • terapeutas ocupacionais;
  • fonoaudiólogos;
  • assistente social.

Esses colaboradores atuam para oferecer um atendimento completo, de maneira coordenada, a fim de proporcionar máxima atenção e suprir as necessidades de cada paciente.

Conheça a importância de contar com uma equipe multidisciplinar na saúde

As equipes multidisciplinares no setor de saúde são capazes de avaliar todo o problema do paciente, baseando-se em variadas visões e perspectivas para chegar a um diagnóstico preciso e minucioso.

Ou seja, com diferentes especialistas atuando conjuntamente, os diagnósticos e tratamentos são realizados de maneira mais eficiente, atuando positivamente no processo de recuperação do paciente. 

Além disso, uma equipe disciplinar oferece outros benefícios, como:

  • atendimento mais humanizado;
  • maior satisfação dos pacientes;
  • diminuição dos custos assistenciais;
  • promoção de um ambiente em constante aprendizado.

Esse time de profissionais é superimportante para fazer com que os atendimentos sejam mais otimizados, considerando aspectos subjetivos e objetivos em uma avaliação dos pacientes.

Como montar uma equipe multidisciplinar?

O primeiro passo é levantar informações sobre a sua clínica, indo em busca dos melhores profissionais. Com isso, os próximos passos para montar uma equipe multidisciplinar são:

Levar em consideração as necessidades dos pacientes

Faça uma análise dos seus pacientes em conjunto com o histórico de atendimento. Com estes dados, fica mais fácil descobrir o profissional que deve ser contratado.

Por exemplo, se você tem uma maior demanda de público idoso, um médico geriatra pode ser uma boa opção. Agora, se o ambiente for uma clínica de especialização pediátrica, um psicopedagogo pode ser importante para completar a equipe.

Analise o perfil comportamental dos profissionais

Sabendo as especialidades que mais atendem às necessidades dos pacientes, é o momento de realizar a contratação. Comece analisando o perfil comportamental de cada um, verificando se o profissional está apto a trabalhar em equipe e colaborar com o time.

Assim, cada membro terá autonomia suficiente para desenvolver suas atividades técnicas, mas trabalhando com reciprocidade com os demais.

Desenvolva uma comunicação eficaz

O sucesso de uma clínica multidisciplinar é a comunicação, justamente por se tratar de um trabalho em conjunto com inúmeros profissionais. 

É indicado que sejam elaborados espaços de diálogos onde as pessoas se comunicam de forma livre e assertiva para definir as melhores ações.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Software médico: como ele auxilia no gerenciamento de equipes multidisciplinares 

Um software especialista em clínicas médicas é essencial para automatizar o gerenciamento dos atendimentos.

Considerado um recurso superimportante, ele integra os setores, facilitando o fluxo dos processos e das informações. Além disso, ele oferece:

  • Agendas integradas: capazes de otimizar o tempo e evitar possíveis erros nos agendamentos. Com a facilidade do agendamento online, por exemplo, o próprio paciente faz sua marcação, escolhendo o melhor dia e horário para ser atendido.

  • Processos automatizados: a automatização é a grande responsável por otimizar a rotina dos profissionais, gerando dados, tarefas e agendamentos de maneira automática. Isso faz com que os profissionais não precisem mais atuar com tantas operações manuais.

  • Centralização de dados: as informações concentradas em um só lugar facilitam o gerenciamento de equipes multidisciplinares, promovendo uma visão completa do prontuário eletrônico do paciente, por exemplo.

Conte com o RealClinic!

De uma coisa temos certeza: se os softwares médicos são essenciais para integrar os setores da sua clínica, o RealClinic é a solução ideal para você e para sua equipe multidisciplinar.

Ele possui inúmeras funcionalidades que facilitam o seu dia a dia, contando com recursos de ponta, como recepção eficiente, financeiro completo e faturamento assertivo.

A sua clínica passará a ter soluções inteligentes e eficazes, com um software sob medida para a sua gestão, um sistema que irá profissionalizar o seu local de trabalho, com estratégias eficientes.

Quer saber mais sobre os benefícios do software RealClinic? Fale com a nossa equipe e agende uma demonstração gratuita!