Image Alt

TDSA

  /  Blog   /  Doação de medula óssea: entenda o que é e como um software pode auxiliar no processo
Entenda por que os softwares são essenciais para os bancos de sangue que atuam com transplante de medula óssea

Doação de medula óssea: entenda o que é e como um software pode auxiliar no processo

O transplante de medula óssea (TMO) é um procedimento essencial pelo fato de auxiliar a salvar vidas de diferentes pessoas. Esse tipo de tratamento é proposto para aqueles que enfrentam doenças nas quais as células do sangue são afetadas.

O transplante visa substituir o que está doente na medula óssea por células normais e saudáveis, com o objetivo de reconstruí-la.

Os ambientes de saúde onde esses procedimentos são realizados demandam cuidados e atenção extra. Para isso, existem os softwares para banco de sangue. Uma forma de gerenciar esses locais e controlar os ciclos de doações, tudo de maneira online.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura deste conteúdo!

Saiba o que é o transplante de medula óssea

O transplante de medula óssea é um tratamento realizado para as doenças que afetam as células sanguíneas, como leucemia e linfoma.

A medula óssea pode ser definida como um tecido líquido-gelatinoso que fica dentro do osso. Seu papel é desenvolver as células sanguíneas, pois elas contêm células-tronco hematopoiéticas, responsáveis por produzir os componentes do sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).

O TMO atua como um tratamento para as enfermidades que afetam diretamente essas células sanguíneas. Doenças como câncer, anemia aplásica grave (onde falta produção de células do sangue na medula), anemia de Fanconi e anemia falciforme também necessitam do transplante de medula óssea.

Como a doação de medula óssea é realizada?

Antes de tudo, é feita uma avaliação a fim de verificar as condições clínicas e cardiovasculares do doador, tudo para orientar a equipe anestésica e demais profissionais envolvidos no procedimento.

O processo de doação ocorre em centro cirúrgico, mediante anestesia peridural ou local, sendo obrigatória uma internação mínima para observação de 24 horas. 

São retirados do doador no máximo 15% de medula. Essa retirada não compromete a sua saúde, e a medula óssea dele estará 100% recuperada em algumas semanas. 

É comum, nos três primeiros dias após a doação, sentir um desconforto no local, mas é permitido o uso de medicamentos sob orientação médica, bem como o retorno às atividades habituais dentro de uma semana.

As doações de medula óssea vêm aumentando, mas ainda é pouco para a demanda. Para ser um doador, basta fazer o cadastro de doação no hemocentro da sua cidade. É rápido e pode salvar vidas!

Entenda como um software pode ser útil nos bancos de sangue específicos para doação de medula óssea

Os softwares servem para facilitar o dia a dia das instituições, principalmente quando se trata dos bancos de sangue específicos para doação de medula óssea.

Esses ambientes contam com peculiaridades no seu dia a dia, ou seja, é fundamental ter um sistema pensado exclusivamente para isso. E é justamente por esse motivo que surgiram os softwares para bancos de sangue.

A seguir, veja como essa tecnologia pode ser útil.

Realiza o registro de todos os materiais coletados

Os bancos de sangue têm o dever de garantir o registro de todo o material coletado, para que nada se perca ou seja confundido com outros hemocomponentes. Uma dica é seguir o padrão ISBT 128, um método que permite que os recursos dos doadores sejam identificados e utilizados de maneira mais fácil e segura. 

Armazena e trata todos os recursos com máximo cuidado

Todo e qualquer hemocomponente tem um período de validade e demanda cuidados fundamentais para permanecer apto para uso. 

Com as células-troncos, não é diferente. Assim, os bancos de sangue precisam de tecnologia para manter tudo em perfeito estado. Os softwares são capazes de gerenciar e controlar todo o ciclo da doação.

Atua diretamente no estoque

Manter os estoques dos bancos de sangue cheios é essencial, porém nem sempre é fácil fazer essa organização. Com um software, é possível ter controle total dos hemocomponentes, gerar relatórios sobre a situação real do local e facilitar o gerenciamento das bolsas, podendo organizá-las pela validade e descartando as vencidas da forma correta.

Conheça o RealBlood!

Agora que pudemos entender um pouco sobre o TMO, é interessante conhecer o software ideal para ajudar nesse trabalho tão importante.

Atuamos com o RealBlood, um software que conta com um módulo específico para controlar os processos técnicos e operacionais dentro dos processos de doações. 

Outro ponto que merece atenção é a capacidade de elaborar relatórios completos, realizar agendamentos online, enviar e-mails personalizados sobre campanhas de doações e garantir a segurança dos dados dos doadores.

Sem dúvidas, o RealBlood é fundamental para quem precisa de auxílio para a gestão de transplantes de medula óssea. Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe hoje mesmo e saiba como podemos ajudar você!