Como escolher um bom software para bancos de sangue

Hoje em dia, a tecnologia é vital para todos os tipos de negócios e empresas. Contar com o apoio de recursos tecnológicos ajuda a atuar de maneira mais eficiente, confiável e robusta, justamente três adjetivos essenciais para um software para bancos de sangue.

Afinal de contas, uma entidade que trabalha com a coleta, armazenamento, processamento e disponibilização de sangue para tratamentos médicos ou para ocasiões de emergência não pode se dar ao luxo de não ser eficiente, confiável e robusta.

Esses três adjetivos também são usados para descrever o RealBlood, nosso software para bancos de sangue. Ele ajuda instituições da área a superar diversos obstáculos e demandas do dia a dia.

Quer saber quais são os recursos que transformam o RealBlood no melhor software para bancos de sangue? Então, siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 funções úteis que um software para bancos de sangue precisa ter

1. Agendamento online de doações

Um dos fatores que reduz a eficácia de bancos de sangue de conseguir mais doações é o fato de o agendamento não ser tão fácil ou acessível assim. Muitas pessoas só descobrem que podem fazer um agendamento no caso de alguma campanha específica, ou quando um conhecido precisa do sangue.

No entanto, com o RealBlood, é possível permitir o agendamento online das doações, facilitando ao máximo as doações de e maximizando a quantidade de recursos levantados.

Como o agendamento será feito depende de cada banco de sangue, é claro. No entanto, o app é avançado o suficiente para permitir muita flexibilidade para cada banco de sangue montar a sua estratégia de captação como quiser.

2. Código de registro no formato ISBT

A etiquetagem dos recursos disponíveis no banco de sangue é vital para que a sua utilização seja eficiente e adequada. É por isso que existem formatos de padronização de informações, como o ISBT.

O RealBlood permite que o banco de sangue faça a etiquetagem do seu material usando esse padrão internacional, de maneira muito simples e prática. Assim, todo o conteúdo coletado e armazenado ficará claramente identificado e permitirá que ele seja utilizado sempre que precisar, com o máximo de eficiência e agilidade.

3. Cálculo automático de validade de cada hemocomponentes

Todo sangue doado para bancos de sangue precisa ser processado para a separação dos seus hemocomponentes. Cada hemocomponente é diferente e tem validade específica, variando de poucos dias até um período relativamente maior do que isso.

No entanto, pode ser um pouco complexo ajustar a validade de cada hemocomponente de acordo com vários fatores de forma manual. É por isso que o RealBlood é muito útil para os bancos de sangue que precisam processar esses hemocomponentes.

O nosso software faz o cálculo automático da validade de cada hemocomponente processado, adicionando essa informação automaticamente à gestão de estoque do banco.

Isso permite que o controle interno do banco seja facilitado e que menos material seja perdido por perda da validade.

4. Toda infraestrutura básica para o funcionamento do banco de sangue

Um banco de sangue tem uma rotina diária específica. Pode variar de tamanho a tamanho do banco ou até considerando alguns contextos específicos, mas o padrão é o mesmo para todos.

O RealBlood é muito útil oferecendo ferramentas e módulos que são pensados para agilizar e facilitar as tarefas mais comuns do dia a dia de bancos de sangue. Ele conta com módulos para:

  • cadastrar os doadores com base nos padrões da ANVISA, fazendo o controle com bloqueio automático por idade, gênero e campos obrigatórios, além de manter histórico de doações e da situação do doador;
  • facilitar a recepção no atendimento, identificando o tipo de doação, material que será coletado e outras validações específicas logo no primeiro contato;
  • permitir fazer a triagem dos doadores com base em sinais vitais e normas técnicas, além de liberar a ficha do doador, seu histórico e vários outros dados na mesma tela;
  • o sistema tem alto nível de exatidão em relação ao que foi coletado na doação, com geração do código da doação baseado no formato escolhido pelo banco.

5. Controle total de liberação, descarte e estoque

Por fim, o RealBlood permite o controle total sobre as bolsas liberadas e descartadas, fazendo com que elas só possam ser expedidas depois da liberação. Além disso, o software também garante controle total do estoque, com relatórios de visualização em tempo real, incluindo dados de vencimento do material coletado e indicadores de estoque em destaque, na página inicial.

Agora que você já viu como o RealBlood é o melhor software para bancos de sangue do mercado, é hora de contratá-lo para ajudar o seu banco a superar os desafios e demandas do dia a dia.

Entre em contato com a nossa equipe comercial para saber como prosseguir!