fbpx
Central de Vendas 4000-1691 comercial@tdsa.com.br
Chamar no WhatsApp

Atualmente, é importante saber como realizar o credenciamento médico da sua clínica de saúde. Isso porque trabalhar apenas com consultas particulares pode não ser o melhor modelo de negócios, já que isso limita bastante a quantidade de pessoas que podem ser atendidas no seu espaço. Afinal de contas, não é todo mundo que tem condições de pagar por consultas e tratamentos particulares.

O credenciamento médico é uma ótima estratégia, especialmente para quem tem uma clínica ou consultório recém-criados, que ainda está chegando ao mercado e conta com poucos pacientes. O processo é vantajoso pois ajuda a expandir o número de clientes em um primeiro momento, inclusive por causa das indicações da própria operadora de plano de saúde.

Para poder aproveitar essas vantagens, no entanto, é importante saber como se credenciar para atender pacientes com planos de saúde na sua clínica. Quer saber como fazer isso? Então, siga a leitura do artigo!

Como fazer o credenciamento médico para trabalhar com planos de saúde?

Para credenciar a sua clínica a trabalhar com as operadoras de planos de saúde, é necessário entrar em contato diretamente com elas e seguir as instruções de cada uma. Afinal, cada operadora tem um processo relativamente diferente, mas com muitas coisas em comum. Abaixo, deixamos um link para iniciar o processo com algumas das principais operadoras de plano de saúde do país:

No geral, o processo de todas pode ser resumido em fazer o primeiro contato, preencher uma ficha com os seus dados e descrever os tipos de procedimentos realizados na sua clínica.

Em seguida, a operadora analisará alguns documentos da sua clínica para poder avaliá-la e aprovar ou não o credenciamento. Os documentos mais comuns para a clínica são:

  • contrato social da empresa;
  • última ata de reunião ou alteração contratual;
  • CNPJ atualizado;
  • inscrição de ISS junto à prefeitura ou CCM;
  • CNES;
  • comprovante de pagamento do ISS;
  • comprovante de pagamento da Taxa de Fiscalização de Estabelecimento;
  • certificado de inscrição junto ao CRM;
  • alvará da Vigilância Sanitária;
  • alvará de funcionamento;
  • documentos do responsável técnico (CPF, currículo, título de especialista, diploma e CRM);
  • comprovante de conta bancária.

Também é possível credenciar apenas um profissional específico (o que é útil para médicos liberais que trabalham por conta própria). No entanto, como o nosso foco aqui é o credenciamento médico para clínicas, não vale a pena falarmos sobre isso.

A clínica médica pode trabalhar com quantas operadoras de planos de saúde quiser, podendo se credenciar em todas as disponíveis, se assim desejar. Do lado das operadoras, ela só pode rejeitar um credenciamento por razões técnicas. No entanto, como cada operadora define esse termo de maneira ampla, elas podem rejeitar os candidatos com relativa facilidade. Caso algum plano de saúde rejeite seu credenciamento, vale a pena entrar com um pedido judicial para tentar reverter a situação.

Como preparar sua clínica para trabalhar com operadoras de planos de saúde?

Além de saber como se credenciar para trabalhar com operadoras de planos de saúde, é essencial entender como preparar sua clínica para isso. Afinal de contas, existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados. Entenda quais são a seguir!

1. Adapte-se para trabalhar com TISS e TUSS

O primeiro passo para poder trabalhar com planos de saúde é entender como funciona a tabela TUSS e o padrão de comunicação TISS. Esses dois conceitos foram criados para facilitar a relação entre clínicas, hospitais e planos de saúde, a fim de evitar confusões e informações desencontradas.

2. Padronize os honorários pela tabela CBHPM

A tabela CBHPM foi criada para dar padronização aos honorários médicos e à precificação de certos procedimentos. Por isso, é importante usá-la na sua clínica para estar de acordo com o que os planos de saúde costumam pagar aos médicos e prestadores de serviço médico.

3. Adote uma estrutura organizacional para evitar glosas

Um dos principais problemas para trabalhar com planos de saúde é lidar com as glosas. Elas acontecem sempre que a operadora se recusa a pagar por um procedimento médico feito para um dos seus clientes. 

Para não sofrer com isso (e nem passar por perdas financeiras), é importante montar um padrão de organização que evite esses erros. Isso inclui documentar certinho tudo que foi feito, usar a nomenclatura correta e seguir uma série de ações básicas para se prevenir contra glosas.

4. Faça treinamentos para sua equipe

Por fim, é essencial fazer seguidos treinamentos para que a sua equipe saiba como agir para tratar os pacientes de planos de saúde. Isso vai desde os atendentes da recepção até os médicos em si. Afinal, é importante registrar tudo com a nomenclatura correta para evitar problemas depois.

Pronto! Agora que você já aprendeu como fazer o credenciamento médico e como preparar sua clínica para lidar com a burocracia exigida pelas operadoras de planos de saúde. Dessa forma, você já está a um passo de poder colocar todo esse processo em prática e começar a faturar mais no seu estabelecimento. Lembre-se de que o credenciamento com os convênios exigirá o uso de um sistema de gestão para controlar todos os dados dessas parcerias. Ou seja: gerenciar todos os atendimentos feitos via planos de saúde, informações enviadas para cada operadora, registros de todos os procedimentos e muito mais.

Se você pretende começar a trabalhar com convênios na sua clínica, precisará de um sistema robusto, capaz de facilitar a gestão de todas essas informações para que não hajam problemas no futuro. O RealClinic é assim! Ele conta com módulos de controle de produtividade dos planos de saúde, gera arquivos eletrônicos no padrão TISS, tem uma central de autorizações de convênios integrados, faz o controle de faturamento e baixas recebíveis, controle de glosas, controle interno de guias e tudo mais que for necessário para fazer essa gestão.

Vai fazer o credenciamento médico para trabalhar com convênios? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba como o RealClinic pode ajudar!

Rua Sete de Setembro, 01 - 2º Andar - Kobrasol, São José/SC
CEP. 88.102-030

Produtos

Contato

Contato

comercial@tdsa.com.br

Capitais e regiões metropolitanas

4000-1691

Demais localidades

(48) 3241-6991
(48) 3771-0100

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
comercial@tdsa.com.br
CENTRAL DE VENDAS