fbpx
Central de Vendas 4000-1691 comercial@tdsa.com.br
Chamar no WhatsApp

Atualmente, a pandemia do novo coronavírus oferece um risco para todos os pacientes e médicos. Afinal de contas, tanto ficar na fila da clínica para ser atendido quanto entrar em uma consulta ou tratamento com um profissional de saúde oferecem riscos de contaminação. É claro que existem medidas para reduzir os riscos (como o uso de máscaras, aplicação de álcool em gel 70% e distanciamento social), mas mesmo assim muitas pessoas preferem adiar suas consultas até o fim da crise. Uma solução para resolver essa situação é a Telemedicina. No entanto, para isso, é importante ter o uso de uma assinatura digital médica.

A telemedicina é uma tecnologia que permite ao médico fazer a consulta ou atendimento à distância, usando um computador, webcam e uma conexão com a internet. No entanto, é importante ter a assinatura digital médica para complementar o atendimento via telemedicina. Afinal de contas, somente com ela o profissional de saúde pode passar receitas, assinar prontuários, laudos, atestados ou relatórios médicos.

Quer saber mais sobre como a assinatura digital médica pode ajudar no atendimento em sua clínica, e de que maneira obter uma? Então, siga a leitura do artigo!

O que é a assinatura digital médica?

A assinatura médica digital é um processo criado para que um médico ou profissional de saúde possa assinar documentos digitais, garantindo-lhes a mesma validade jurídica dos documentos físicos.

Esse processo já é muito usado em outras áreas, especialmente na Contabilidade e no Direito, por meio dos certificados digitais. Basicamente, são pequenos softwares que validam a assinatura de um documento digital com o uso de tecnologias de criptografia. A assinatura médica digital é a mesma coisa, só que feita para uso em documentos médicos.

Com ela, o médico pode passar um receituário eletrônico, atestados, prontuários, laudos e muito mais. Basicamente qualquer documento que o profissional possa fazer fisicamente, ele pode fazer digitalmente com uma assinatura eletrônica.

Muitos médicos se perguntam se não basta ter um certificado digital padrão para poder assinar esses documentos e, de fato, essa pergunta faz sentido. Se há uma ferramenta digital que certifica a assinatura, por que se deve utilizar outra? 

O fato é que a assinatura médica exige alguns dados que não constam no certificado digital. Para obedecer o que manda o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a assinatura digital precisa ter:

  • número de registro médico;
  • unidade federativa de registro profissional;
  • tipo de documento médico;
  • especialidade médica.

Somente com esses dados é que a assinatura é válida pelo ITI. Como o certificado digital padrão não conta com essas informações, ele não é o suficiente para validar os documentos médicos, o que exige uma assinatura especial.

3 vantagens de usá-la

Se você ainda está em dúvidas sobre obter ou não uma assinatura digital médica, veja a seguir alguns dos principais benefícios desse documento!

1. Formalização da telemedicina

A telemedicina foi autorizada em caráter emergencial no Brasil em março de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. No entanto, para que ela possa funcionar em sua totalidade, é necessário que o médico tenha uma assinatura digital para poder validar os documentos que passar ao cliente (como o receituário) ou aqueles que serão de controle interno da clínica (ou mesmo para repassar custos ao plano de saúde).

Sem uma assinatura do tipo, não dá para validar os documentos e o atendimento à distância não pode ser realizado adequadamente.

Leia mais!

 

2. Redução de custos

A adoção de documentos digitais ajuda a reduzir custos em uma clínica. Normalmente, não pensamos que cada folha impressa custa muito dinheiro, mas quando consideramos o volume de atendimento de uma clínica, logo fica claro que a documentação impressa pode ter um custo alto.

Ao usar documentos digitais, essa despesa é reduzida consideravelmente, o que traz maior segurança financeira para o negócio.

3. Segurança

Por fim, a assinatura digital traz mais segurança ao médico e à clínica. Ela tem total respaldo jurídico, e é a única forma de validar documentos digitais atualmente.

Como obter uma assinatura digital para médicos?

O processo de obter uma assinatura digital para médicos é bem simples. Você precisará de um certificado digital e de um software de gestão médica para poder usar esse recurso.

O primeiro requisito é simples de obter: você precisará consultar a lista de autoridades certificadoras no site do ITI. Veja qual delas é mais conveniente para você e entre em contato para agendar uma certificação e emissão do documento (a maioria delas faz o processo por videoconferência por causa da pandemia).

De posse do seu certificado digital, será necessário contratar o módulo de Assinatura Digital no seu software digital. Grande parte deles, como o RealClinic, têm esse recurso. Basta configurar o programa com os dados do seu certificado digital e suas informações pessoais para gerar a assinatura.

Prontinho! Agora que você já entendeu o que é uma assinatura digital médica, já está mais preparado para implementar a telemedicina na sua clínica. De acordo com um levantamento da Comissão Europeia, a Telemedicina deve crescer a uma taxa de 14% ao ano, tornando-se aos poucos uma nova realidade de atendimento médico. Afinal de contas, muitas pessoas moram longe de clínicas e têm dificuldade para realizar a consulta presencialmente. Se a sua clínica estiver mais preparada para esse cenário, poderá acompanhar esse crescimento.

E aí, quer aprender como escolher um bom sistema de teleconsulta para a sua clínica? Então, leia nosso artigo especial sobre o assunto agora mesmo!

Rua Sete de Setembro, 01 - 2º Andar - Kobrasol, São José/SC
CEP. 88.102-030

Produtos

Contato

Contato

comercial@tdsa.com.br

Florianópolis

(48) 3241-6991

Rio de Janeiro

(21) 4062-7584

comercial@tdsa.com.br

São Paulo

(11) 4063-0845

Salvador

(71) 4063-9313

Porto Alegre

(51) 4063-7132

Brasília

(61) 4063-7839

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
comercial@tdsa.com.br
CENTRAL DE VENDAS