Importância do controle financeiro para as clínicas

Ter um controle financeiro em clínicas médicas é essencial para o sucesso. Isso envolve ir além de todo cuidado com os pacientes e investir em práticas eficazes para a gestão.

O assunto pode parecer complexo, mas, se organizado e bem realizado, pode proporcionar inúmeros benefícios.

Para auxiliar nesse processo, elaboramos este conteúdo completo. Esperamos que ele o ajude a compreender e melhorar o financeiro da sua clínica. Boa leitura!

Importância da sua clínica ter um controle financeiro

O controle financeiro nas clínicas contribui diretamente para a tomada de decisões de maneira estratégica, podendo, ainda, identificar possíveis problemas nas finanças, tendo a possibilidade de crescer de maneira efetiva e sustentável.

É válido ressaltar que uma identificação antecipada, permite que medidas corretivas sejam tomadas, antes mesmo de passar por possíveis crises. Assim, o controle das finanças faz com que a clínica consiga estabilidade e crescimento com o passar do tempo.

O que é um controle financeiro para clínicas?

O controle financeiro para as clínicas pode ser definido como uma gestão de máxima eficiência e organização das finanças. O foco principal é garantir estabilidade a longo prazo, um fator importante para quem está em busca de sucesso e crescimento dos negócios.

Quando bem executado, atua para a melhoria financeira, impactando de forma positiva na qualidade dos atendimentos e na experiência dos pacientes.

De forma geral, não se trata apenas de um ato de cuidado administrativo, mas, sim, de uma estratégia fundamental para alcançar o sucesso.

Dicas para implementar um controle financeiro eficaz

A implementação de um controle financeiro é o que pode garantir a saúde das suas finanças, proporcionando uma base sólida para as tomadas de decisão. 

Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos, pois só assim será possível criar um sistema de controle financeiro realmente eficaz. Veja só:

  • Jamais misture as contas pessoais com as da clínica: essa junção das contas é o que leva não só as clínicas, mas a maioria dos empreendimentos à falência. Então, atente-se para não fazer confusão com as contas.
  • Controle o seu fluxo de caixa: essa etapa é vital para as finanças da sua clínica, pois somente com um bom monitoramento se pode identificar problemas e planejar como evitá-los.
  • Tenha um plano de contas: crie um plano que supra as necessidades da sua clínica, detalhando cuidadosamente as receitas e despesas, uma organização que facilita toda análise dos dados financeiros.
  • Sempre tenha o controle das receitas: mantenha todas as fontes de receita registradas (consultas, procedimentos médicos, exames etc.). Aposte ainda na automatização dos processos, visando à redução de erros.
  • Invista de maneira estratégica: sempre que surgir a oportunidade de investimento, procure analisar se existe uma necessidade para isso. Se possível, opte por investir em tecnologia e treinamentos.
  • Corte custos e reduza os desperdícios: procure identificar possíveis gastos sem necessidades, tudo isso sem que a qualidade dos serviços clínicos sejam prejudicados.
  • Promova uma gestão das contas a pagar e receber: é importante sempre monitorar as contas a pagar e a receber, estabelecendo medidas para que os pacientes não percam o prazo de pagamento, por exemplo.
  • Crie um fundo de reserva: é indicado que a clínica tenha um fundo de reserva para cobrir gastos emergenciais, servindo ainda para gastos não pontuais, por exemplo, a manutenção de equipamentos.
  • Treine a sua equipe: o setor administrativo deve compreender os procedimentos financeiros da clínica, deixando clara a importância de ter esse controle para o sucesso futuro da organização.

Conte com o RealClinic na hora de cuidar do seu financeiro clínico

O processo de controlar as finanças da sua clínica pode ser ainda mais prático com a presença de um software especializado em gestão financeira. São muitas as opções, e a melhor delas é o RealClinic.

Completo, intuitivo e sob medida para a sua gestão clínica, é um software que conta com um financeiro completo, atrelado a funcionalidades de suma importância, as quais se destacam:

  • gestão de contas a pagar e receber;
  • controle de caixa e geração de orçamentos;
  • auxilio na visualização de glosas médicas;
  • gerenciamento dos repasses médicos;
  • guias para o padrão TISS;
  • controle do faturamento e baixa dos recebíveis.

Incrível, não é mesmo? E você pode tê-lo aí, na sua clínica. Invista em um sistema pronto para profissionalizar a sua clínica e, principalmente, as suas finanças. Fale agora mesmo com nossos consultores!