Da mesma maneira que se deve cuidar e zelar pela saúde dos pacientes, é fundamental que uma clínica tenha boa organização financeira, a fim de manter todos os valores em dia, junto com a conquista de credibilidade no mercado.

Contudo, lidar com essas questões pode não ser uma tarefa fácil, pois nem sempre os profissionais de saúde se sentem seguros e aptos para realizá-la.

Por esse motivo, pensando em auxiliar você a organizar o financeiro da sua clínica médica, preparamos este conteúdo. Acompanhe até o final e saiba mais! Vamos nessa!

Importância de organizar as finanças da sua clínica médica

Manter a organização financeira das clínicas médicas é ter a garantia de crescimento contínuo. Assim, destacam-se os pontos mais importantes.

  • Sustentabilidade financeira: faz com que a clínica atue de forma mais sustentável, com a garantia de que despesas e receitas serão controladas e gerenciadas de maneira correta.

  • Previsão financeira: quando os fluxos de caixa são analisados, a clínica consegue projetar suas necessidades futuras no âmbito financeiro.

  • Controle de custos: com uma boa organização, torna-se possível a identificação de oportunidades, das quais os custos operacionais não vão comprometer a qualidade do atendimento.

  • Obrigações fiscais e regulatórias em dia: é certo que a clínica deve cumprir as demandas impostas, para evitar penalidades fiscais. A organização possibilita que os impostos sejam pagos e as declarações sejam prestadas no prazo disponível.

O que é uma organização financeira?

Organização financeira é um processo essencial para qualquer empresa, uma vez que facilita o controle de finanças, o monitoramento de gastos, o faturamento, as metas a serem alcançadas e muito mais.

Assim, torna-se uma estratégia válida para que a clínica passe a gerar e controlar lucros corretamente, junto com um bom relacionamento com pacientes e órgãos regulamentadores.

Desse modo, uma clínica que conta com esse tipo de organização tem a garantia de que haverá cuidados para manter a saúde financeira em dia, além de cumprir todas as obrigações regulatórias.

RealClinic é um software completo com a funcionalidade de prontuário online. Fale com um especialista

Conheça os principais problemas que a sua clínica pode ter com a parte financeira

Não é difícil as clínicas se depararem com dificuldades em gerir um bom fluxo de caixa, tudo pela falta de organização.

Veja os desafios principais e mais comuns que podem afetar o financeiro.

Falta de planejamento tributário

Uma coisa é certa: os impostos devem ser pagos, porém eles acabam pesando no orçamento. Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e muitos outros devem ser quitados nas datas corretas, mantendo as finanças em dia, longe de multas ou taxas por atraso de pagamento.

Não ter fundo emergencial

As emergências existem, e não tem como evitá-las. Uma das principais falhas financeiras é não estar preparado. Garantir um fundo emergencial é a segurança para manter as contas em dia, permitindo que questões inesperadas sejam resolvidas sem dores de cabeça.

Não controlar glosas

As glosas são um pedido de esclarecimento do plano de saúde mediante um procedimento realizado, ou seja, uma recusa parcial ou total de algum pagamento já feito. Erros de preenchimento podem comprometer esses processos, bloqueando as transações para os consultórios.

É comum que isso aconteça, então, o financeiro deve estar preparado para suprir esses bloqueios de valores.

Gestão falha de fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é superimportante, pois se trata do processo em que ocorre o registro de entradas e saídas de valores da clínica. Porém, quando não existe monitoramento, o controle financeiro pode ser prejudicado.

Em casos como esse, indica-se o uso de tecnologia, capaz de otimizar as finanças de maneira segura e eficaz.

Contas da clínica e pessoais misturadas

É muito comum empreendedores misturarem as contas pessoais com as contas da clínica. Se você faz isso, é hora de parar, pois a sua gestão pode ser prejudicada, não tendo um registro dos gastos e, claro, não existindo controle financeiro.

Definir um pró-labore e jamais retirar dinheiro do caixa são pontos essenciais para manter uma saúde financeira positiva.

Tenha um financeiro organizado com a ajuda do RealClinic!

O software RealClinic conta com um módulo completo para a sua clínica, auxiliando no gerenciamento de todas as movimentações financeiras. Com ele, você terá:

  • gestão de contas a pagar e receber;
  • controle de caixa, orçamentos e estoque;
  • controle de glosas;
  • controle de faturamento e baixas dos recebíveis;
  • guias no padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS).

Aposte em um software completo e sob medida para as gestões e a organização financeira da sua clínica.

Clique aqui, fale com nossos especialistas, agende uma demonstração e saiba como o RealClinic pode atuar no financeiro e em muitos outros setores.