Veja 5 benefícios da tecnologia na saúde

Atualmente, estamos na era da Saúde 4.0, o estágio em que a utilização de ferramentas digitais é completamente intrínseco dentro dos processos de clínicas, hemocentros, laboratórios e hospitais pelo mundo inteiro. Mesmo assim, ainda existem muitos estabelecimentos que não conhecem ou usufruem dos benefícios da tecnologia na saúde e, por isso, tendem a ficar para trás em um mercado cada vez mais competitivo.

É claro que nem toda clínica, hemocentro ou laboratório consegue utilizar os algoritmos mais precisos ou as máquinas de robótica mais avançadas do mercado atualmente. No entanto, não há desculpa para não usar as ferramentas mais populares para melhorar a gestão do estabelecimento, bem como otimizar seus procedimentos e tratamentos.

Quer saber quais são os benefícios da tecnologia na saúde? Então, siga a leitura do artigo abaixo para entender como sua clínica pode se beneficiar de ser mais tecnológica!

5 benefícios da tecnologia na saúde

1. Diagnósticos mais precisos

O uso de máquinas mais evoluídas e de tecnologias como a Inteligência Artificial e o Machine Learning permite que diagnósticos sejam feitos de maneira mais precisa, rápida e barata. No geral, isso pode ser uma maneira não só de salvar mais vidas (pois poderemos detectar doenças em estágios iniciais), como também de fazer da saúde mais acessível para todos.

Um exemplo foi o algoritmo de IA que foi capaz de detectar a presença do novo coronavírus em pacientes de acordo com a análise do sangue, sem a necessidade de um exame RT-PCR.

Aos poucos, esses recursos serão implementados em mais máquinas e na análise de exames, de modo a garantir melhores diagnósticos e, o mais importante, diagnósticos precoces. Isso permitirá o início do tratamento o quanto antes.

2. Gestão mais eficiente

Uma clínica que é bem gerida, tem processos otimizados e é capaz de dar conta da sua demanda sem dificuldades é uma clínica estável e que servirá à população por mais tempo. Ou seja: uma boa gestão em ambiente de saúde ajuda a salvar vidas, garantindo um atendimento disponível sempre que preciso, com remédios no prazo certo e em boa quantidade.

Hoje em dia, existem softwares de gestão médica que ajudam a melhorar o gerenciamento de clínicas, hemocentros, hospitais e laboratórios. Esses programas reúnem todas as ferramentas que os diretores e gestores precisam para poder controlar todos os processos do estabelecimento e garantir melhores resultados.

3. Atendimento de melhor qualidade

Durante a pandemia do novo coronavírus, um dilema surgiu: como atender as pessoas que precisam de atendimento não-relacionado à Covid-19? Por exemplo, pessoas que precisam de atendimento de rotina e acompanhamento de sintomas em doenças crônicas?

A principal solução encontrada para isso veio da Saúde 4.0: foi a telemedicina. Ela permitiu um atendimento de melhor qualidade, mantendo todos em segurança durante todo o processo.

Aos poucos, essas tecnologias se tornarão mais comuns e permitirão que o acesso a médicos seja mais amplo e democrático. Mais pessoas poderão fazer consultas sem precisar viajar para cidades próximas, por exemplo.

4. Foco na prevenção

Aos poucos, a análise de dados sobre a medicina vem nos mostrando que é mais vantajoso para todas as pessoas (tanto empresas do setor quanto pacientes) que haja um foco na prevenção nos procedimentos médicos.

Ou seja: o acompanhamento constante, feito com base em análise de dados e o diagnóstico comandado por algoritmos avançados, ajuda a identificar ou prevenir doenças antes delas aparecerem. Na prática, isso tem um impacto menor na saúde da pessoa e um custo menor também, tanto para a clínica/hospital, quanto para o paciente. Portanto, o uso da tecnologia no setor pode ser muito positivo nesse sentido.

5. Menos erros

A medicina é uma área na qual não há margem para erros. Um diagnóstico errado, uma dose a mais de remédio ou um tratamento não recomendado pode acabar custando uma vida. 

Infelizmente, não há como evitar 100% dos erros. Vez ou outra, haverá algum deslize de uma das pessoas envolvidas no sistema e a esperança é que esse problema não seja fatal.

No entanto, um dos benefícios da Saúde 4.0 é justamente a menor incidência de erros, especialmente quando muitas decisões podem ser feitas por Inteligências Artificiais avançadas e com altíssimas taxas de acerto.

Deu para ver que os benefícios da tecnologia na saúde não ficam restritos a apenas uma área, não é mesmo? Não é apenas nos procedimentos médicos ou na gestão que dá para sentir essas vantagens, mas em todos os processos. E o melhor: os benefícios em uma área acumulam para a outra. Um atendimento mais ágil e de melhor qualidade auxilia a ter uma gestão melhor, o que ajuda a ter dinheiro para investir em melhores equipamentos e ter diagnósticos ou procedimentos mais precisos. Uma otimização leva a uma melhoria em outro setor e a clínica vai melhorando de maneira exponencial.

E aí, gostou do conteúdo? Então, que tal colocar mais tecnologia na sua clínica? Você pode começar com um software de gestão médica. Leia agora mesmo o nosso artigo que prova como um programa desse tipo ajuda a aumentar o seu lucro!