Telemedicina: conheça as vantagens dessa tecnologia

Desde o início da pandemia da Covid-19, a telemedicina vem se destacando cada vez mais. Isso porque as teleconsultas são realizadas de maneira humanizada, segura, e do conforto de casa.

Entretanto, ainda existem dúvidas sobre esse modelo de atendimento nas clínicas, principalmente se será vantajoso adotar essa forma de atendimento. Afinal, os pacientes precisam ser beneficiados com tais mudanças. 

Ao longo deste conteúdo, será possível identificar as vantagens da telemedicina para os pacientes, inclusive os benefícios que serão refletidos na clínica. Vamos lá!

O que é telemedicina?

A telemedicina é uma modalidade de atendimento médico na qual os serviços são oferecidos e realizados de maneira remota, tudo por intermédio da conexão com a internet. Esses avanços tecnológicos proporcionam assistência médica on-line aos pacientes, clínicas e profissionais da saúde.

Dessa forma, essa inovação das consultas tem um alto potencial para melhorar o atendimento médico no país, facilitando os processos e incluindo mais pessoas de forma on-line, estruturada e humanizada, eliminando corredores lotados.

Diferentemente do que pensam, a telemedicina não veio para acabar com a medicina tradicional, e sim para aprimorá-la ainda mais, pois representa um avanço tecnológico para o setor médico.

Como a telemedicina mudou a forma de consultar pacientes?

Toda essa estrutura ligada à telemedicina vem evoluindo de forma rápida, seguindo a usabilidade de novas tecnologias, possibilitando que os exames e consultas sejam realizados de forma on-line, porém com a sensação de estar em uma consulta presencial.

Portanto, devemos entender que não se trata mais de uma tendência inovadora, mas sim de uma prática médica necessária e que veio para ficar. Além disso, os atendimentos podem ser realizados de forma síncrona ou assíncrona.

  • Síncrona: existe uma troca de informações realizada em tempo real, de maneira imediata;
  • Assíncrona: orientações dadas por meio de mensagens de textos, respondidas em um intervalo de tempo.

São evidentes os impactos positivos que essa prática médica proporciona aos pacientes, mudando a forma de consultar e fazendo com que, mesmo a distância, todos tenham o atendimento e os cuidados necessários.

Principais vantagens da telemedicina

Como dissemos, a telemedicina vem se tornando cada vez mais popular e importante. Junto a essa popularidade, existem inúmeros benefícios que ajudam a explicar o aumento da procura por essa forma de atendimento.

Dentro dessas vantagens, temos a otimização de tempo e a redução dos custos operacionais. A seguir, conheça as principais vantagens da telemedicina!

Otimização de tempo

Todas as informações do paciente e os resultados de exames ficam salvos e disponíveis na internet, sob proteção, para que somente profissionais e pacientes tenham acesso. Diferentemente de resultados tradicionais, que podem levar até 30 dias para ficarem prontos, com a telemedicina, os laudos ficam disponíveis para acesso em algumas horas. Ou seja, possibilita pesquisas e consultas de informações de forma mais rápida, otimizando o tempo dos profissionais de saúde.

Resultados positivos em saúde mental

Os cuidados com saúde mental são os mais procurados pela telemedicina, já que não são requeridos exames físicos, onde os problemas são solucionados por terapias on-line ou avaliação e gerenciamento de medicamentos.

Maior segurança

A maior vantagem, sem dúvidas, fica por conta da segurança, uma vez que os arquivos só podem ser acessados por pessoas autorizadas, sob validação e identificação, tudo com o auxílio de softwares, login e senha. Diferentemente dos documentos físicos, que são facilmente perdidos, os exames e laudos armazenados nesses softwares podem ser acessados a qualquer hora e não são perdidos.

Menores custos

Com tudo feito de forma on-line, os profissionais podem fazer uso de tablets, computadores e smartphones a fim de analisar os exames, dispensando o uso de estações de trabalho para análise. Não existe a necessidade de ter um corpo clínico em período integral realizando pagamentos apenas pelos laudos emitidos, conforme a demanda de pacientes e exames do dia. Ou seja, não existe a preocupação de acomodar médicos e pacientes.

Melhorias no acompanhamento de doentes

O médico consegue dar uma assistência mais frequente quando o atendimento é realizado a distância. Com isso, é possível perceber os problemas mais rapidamente e atuar para evitar complicações. Acompanhamentos de doenças crônicas e pós-cirúrgico são situações que demandam uma maior atenção médica, o que é rapidamente resolvido com a telemedicina.

Tratamentos em diversas especialidades

É possível realizar as consultas on-line com profissionais de várias especialidades, proporcionando ao paciente opções de clínico geral, psicólogo, dermatologista, endocrinologista e muitos outros. Toda essa diversidade faz com que as filas de espera diminuam e os pacientes sejam atendidos e tratados mais rapidamente.

Uma coisa é certa, a tecnologia evoluiu muito, e não pretende parar tão cedo. Essa facilidade evita deslocamentos desnecessários entre clínicas e laboratórios, resolvendo tudo e iniciando o tratamento sem sair de casa.

Agora que você conhece as principais vantagens da telemedicina, é hora de agendar a sua consulta e manter a saúde em dia. Que tal acompanhar muitos outros assuntos sobre saúde? Acesse nosso blog quando e de onde quiser!