Image Alt

TDSA Sistemas

  /  Blog   /  Clínica ampliada: conheça esse novo modelo de atendimento
Tudo o que você precisa saber sobre a clínica ampliada

Clínica ampliada: conheça esse novo modelo de atendimento

A clínica ampliada chega com a proposta de considerar o ser humano por completo, e não apenas sua doença. Assim, vários especialistas trabalham em conjunto, a fim de descobrir o diagnóstico e decidir o tratamento em conjunto com esse paciente.

Dessa maneira, é possível entender com clareza as necessidades e o que se espera após o tratamento, focando a autonomia do paciente. Quer saber mais sobre o que é a clínica ampliada? Continue a leitura!

O que é uma clínica ampliada?

A clínica ampliada pode ser definida como um modelo que valoriza o paciente, no qual as possibilidades de diagnóstico e os tratamentos são discutidos conjuntamente com os profissionais de saúde.

Ela visa à autonomia do paciente, fazendo com que ele participe de todo o processo. Assim, ele e equipe médica conseguem criar conexões, fazendo com que ele se torne mais comprometido com o tratamento.

Esse modelo de clínica pode ser comparado com a medicina integrativa, onde não só o corpo, mas também a mente são considerados, unindo todas as dimensões dos seres humanos.

Saiba como a clínica ampliada funciona

Na clínica ampliada, os médicos escutam os pacientes para investigar a fundo o que provocou o surgimento das doenças. Ao longo das conversas, queixas que parecem às vezes não ter relação com o problema podem ser a porta de entrada para descobrir o diagnóstico e dar direcionamento ao tratamento.

Outro ponto fundamental no funcionamento desse tipo de clínica é que o médico tem a ajuda de demais profissionais de saúde, tudo para montar, em equipe, uma proposta terapêutica personalizada.

Dessa maneira, dois pacientes com a mesma doença, por exemplo, podem ter tratamentos completamente diferentes, por conta do contexto e dos motivos que os fizeram adoecerem serem distintos.

Dicas fundamentais na hora de criar uma clínica ampliada

Quando uma clínica passa a ser ampliada, os especialistas tendem a conversar mais profundamente com seus pacientes, abordando questões de saúde, mas também de rotina, alimentação e fatores que podem influenciar o estado de saúde.

A clínica é uma proposta para que os médicos e equipes desenvolvam a capacidade de ajudar as pessoas não apenas no combate a doenças. 

Confira algumas dicas para criar uma clínica ampliada:

Forme uma equipe multidisciplinar

Ter uma equipe multidisciplinar é o que fará toda a diferença no momento de oferecer um bom atendimento na clínica ampliada. 

Alguns casos, diagnósticos e tratamentos de saúde demandam outras especialidades. Como exemplo, os psicólogos, que são capazes de ajudar os pacientes a aceitar e lidar melhor com a doença, entendendo o contexto em que está submetido. 

Somente uma equipe multidisciplinar pode proporcionar condições adequadas e personalizadas para cada paciente.

Promova a escuta ativa

Escutar profundamente os pacientes fortalece ainda mais a comunicação. A escuta ativa é importante para os tratamentos, ainda mais em situações nas quais o paciente não quer intervenção médica, seja por meio de procedimentos ou de medicações.

Investigue com o paciente o que pode estar influenciando a doença

Estar doente significa que algo no dia a dia, nas relações afetivas, na saúde mental, no lazer e nas demais áreas não está bem. Essa explicação vem da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que a saúde é definida pelo estado de bem-estar físico, mental e social.

Toda equipe deve investigar as condições nas quais o paciente se encontra, podendo, assim, identificar o que influenciou a doença e qual será o melhor tratamento.

Entenda as necessidades do paciente e dê a ele autonomia

Cada paciente tem suas necessidades e está inserido em contextos de vida diferentes. Ou seja, tem sua opinião sobre o que está passando. É responsabilidade do médico entender essas demandas e promover autonomia, tudo para que o paciente participe ativamente do seu tratamento.

Aposte na telemedicina para facilitar o atendimento

A telemedicina não só pode como deve fazer parte das clínicas ampliadas. Com ela, é possível levar atendimento de qualidade aos locais com menos acesso à saúde e a áreas remotas.

Com atendimentos mais rápidos e acessíveis, as possibilidades de tratamentos são ampliadas, sem diminuir a qualidade dos processos médicos.

Saiba como integrar múltiplas especialidades no modelo de clínica ampliada

Ao adotar a clínica ampliada, é possível utilizar ferramentas para facilitar o trabalho, como o software web RealClinic. Nele, os dados dos pacientes podem ser compartilhados entre os profissionais, auxiliando uma comunicação mais fluida e deixando todos os envolvidos bem informados durante as etapas dos tratamentos.

A ferramenta permite uma otimização dos processos para que o tempo seja dedicado aos pacientes. Por exemplo, o prontuário eletrônico, que mostra a ficha completa do paciente, com diagnósticos antigos, medicamentos já usados e resultados de exames anteriores, tudo para ajudar os médicos na hora do atendimento.

Com uma visão integrada da saúde e múltiplos profissionais atuando para melhorar os diagnósticos, espera-se sempre atendimentos humanizados, onde todos são tratados de maneira empática e acolhedora.

Quer conhecer mais sobre nosso software? Clique aqui e fale com a nossa equipe!