fbpx

As pessoas estão cada vez mais exigentes no quesito atendimento, principalmente quando se trata de atendimentos médicos. As clínicas de saúde acolhedoras, com atendimentos humanizados e com profissionais diversos e empáticos vêm sendo as mais escolhidas.

O atendimento humanizado é uma estratégia essencial e necessária para que os pacientes se sintam satisfeitos e valorizados ao frequentarem sua clínica. Por esse motivo, ao longo deste conteúdo, você vai entender a importância de um atendimento humanizado e como implantá-lo da forma correta!

Do que se trata um atendimento humanizado?

Atendimento humanizado é quando a integridade do cuidado é levada em consideração, ou seja, a qualidade do tratamento e o relacionamento entre clínica e paciente se unem, sempre em busca de melhorias para ambos os lados. Isso engloba relações mais próximas, respeito, atenção e ética.

Portanto, os focos de promover um atendimento humanizado são encontrar formas de solucionar problemas; prestar suporte aos pacientes, familiares e acompanhantes; e esclarecer dúvidas, sempre oferecendo alternativas e buscando a satisfação de todos. Mas para que isso ocorra, é necessário que os profissionais, os procedimentos e toda a estrutura clínica estejam em perfeito alinhamento, visando ao mesmo propósito.

Sempre que um atendimento é direcionado para as reais necessidades do paciente, ele é considerado humanizado e contribui ainda mais para o processo de cura e recuperação, promovendo respostas mais rápidas com relação aos procedimentos clínicos e mantendo sempre a saúde mental em dia.

Conheça os benefícios de investir em um atendimento humanizado

O Ministério da Saúde recomenda que o atendimento humanizado seja visto como diretrizes permanentes. Esse cuidado permite, entre outras vantagens, novas formas de enxergar os pacientes.

Oferecer assistências mais humanas exige mudanças na cultura de atenção a esses pacientes e na gestão dos processos de trabalho das clínicas. 

São muitos os benefícios com a implantação do atendimento humanizado. A seguir, conheça alguns.

Favorece a memória afetiva dos pacientes

O afeto e cuidado aplicados de forma personalizada é capaz de fidelizar o paciente, fazendo com que ele volte à sua clínica em outras oportunidades, além de contribuir ainda mais para recuperação ou alívio desse paciente. Quando se recebe a atenção necessária, ele pode apresentar melhores resultados em quadros de ansiedade, por exemplo.

Melhora as condições de trabalho dos colaboradores

De nada adianta tratar bem apenas os pacientes. Quando as clínicas oferecem um atendimento humanizado, as mudanças começam nos bastidores, ou seja, na forma como a equipe é tratada. Isso faz com que os colaboradores criem relações de confiança, aumentem a produtividade e, consequentemente, diminuam sua rotatividade.

Contribui para a eficácia do cuidado com o paciente

O diálogo e as necessidades dos pacientes são prioridades para que, durante as conversas, os profissionais consigam identificar a raiz do problema com mais agilidade. Toda essa confiança auxilia na queda de quadros de ansiedade e de abandono dos tratamentos.

Influência na ética clínica

Saber escutar é requisito mínimo para qualquer diagnóstico. O atendimento humanizado prioriza uma boa conversa na qual o médico ouve e interpreta as queixas do paciente, sempre com muito cuidado e atenção. A ética levanta a importância da relação entre médico e paciente para tratamentos de sucesso.

Oferece confiabilidade

Infelizmente, a falta de confiança do paciente no médico é o fator que mais atrapalha os tratamentos. Quando isso acontece, o diagnóstico pode não ser levado a sério, fazendo com que as terapias sejam abandonadas. O atendimento humanizado contempla a jornada do paciente, gerando atitudes positivas, olhares acolhedores e bons resultados para a clínica.

Como implementar o atendimento humanizado na sua clínica

Para que o cuidado seja efetivo e promova resultados positivos, é preciso ter uma comunicação clara com o paciente, que vai além de ouvir, compreender seus hábitos e histórico; trata-se da busca por proximidade e confiança.

Um atendimento humanizado é importante para que o tratamento atenda às expectativas e necessidades de cada um, o que caracteriza um processo de bom relacionamento com o paciente. 

Algumas ações são indispensáveis para implementar um atendimento humanizado na sua clínica, entre elas:

  • Oferecer vários canais de atendimento.
  • Ter constância no treinamento de toda a equipe de atendimento.
  • Reduzir filas e tempo de espera.
  • Permitir o acompanhamento de familiares.
  • Apostar em softwares que otimizem seus processos.
  • Garantir que os direitos dos pacientes sejam assegurados.
  • Facilitar e aumentar o acesso à informação para os pacientes.
  • Buscar por melhorias constantes.
  • Promover a comunicação clara com os colaboradores.

Em resumo, a relação do paciente com toda a equipe da sua clínica é tão importante quanto a qualidade do tratamento que ele busca. E é por isso que o atendimento humanizado deve estar presente nos seus negócios.

E então, a sua clínica já oferece um atendimento humanizado ou você já está buscando implementar essa prática? Se precisar de ajuda para potencializar seus resultados, fale conosco e conte com o RealClinic, o software web mais completo para a sua clínica!

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
[email protected]
CENTRAL DE VENDAS