Como reduzir custos da sua clínica com o RealClinic

Reduzir custos da sua clínica é uma daquelas tarefas extremamente importantes e que devem ser realizadas de forma contínua, sem descanso. Ou seja, hoje você pode diminuir alguns gastos, mas amanhã deve pensar em novas formas e por aí vai, sempre trabalhando para que o seu negócio nunca perca qualidade e seja cada dia mais eficiente.

Dito isso, um dos problemas que muitos gestores enfrentam é justamente o de reduzir custos da clínica de forma consistente. É fácil identificar pontos de desperdício óbvios, mas é muito complicado fazer pequenos ajustes que acumulam e realmente fazem a diferença entre seu negócio e a concorrência no longo prazo.

Quem pode ajudar a fazer esses ajustes de forma consistente é o RealClinic. Nosso software de gestão médica tem muitos módulos que ajudam a reduzir custos da sua clínica. Quer conhecê-los? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

5 funções do RealClinic que ajudam a reduzir custos da sua clínica médica

1. Digitalização dos trabalhos

Um dos grandes benefícios do RealClinic para a economia das clínicas médicas é a possibilidade de digitalizar grande parte do trabalho de organização interna da empresa. Isso reduz custos com papel, tinta, armazenamento físico e outras despesas específicas.

Existem muitas tarefas internas da clínica que podem ser digitalizadas com o RealClinic. Por exemplo:

  • o prontuário pode ser eletrônico;
  • as receitas emitidas podem ser digitais;
  • as imagens e arquivos dos pacientes podem ser armazenados digitalmente;
  • todas as agendas (da clínica ou individuais), bem como a relação com os pacientes, pode ser totalmente digitalizada.

Cada pequena economia dessas pode acumular para uma poupança muito maior no longo prazo. Isso torna a sua clínica mais eficiente e mais competitiva, podendo acumular uma margem de lucro maior todos os meses e reinvestir esse dinheiro em ainda mais melhorias.

2. Controle de estoque

O estoque de produtos e materiais é um dos principais gastos de uma clínica médica. Por isso, é importante fazer uma excelente gestão deles para evitar desperdícios — que se traduzem como custos para a empresa.

Pense, por exemplo, em uma clínica especializada em fisioterapia. Se ela precisar usar um gel específico em um paciente durante uma das sessões com ele, esse custo está contabilizado no valor que o paciente ou seu plano de saúde paga. Portanto, o material foi usado e se transformou em valor traduzido em dinheiro no momento do pagamento. Há uma margem de lucro em cima dessa utilização, o que torna o investimento positivo.

No entanto, se o gel ficar perdido no estoque e perder a validade, ele vira apenas um custo que pesa nas contas da clínica. Portanto, é importante gerir bem o estoque para nunca desperdiçar remédios ou materiais.

O RealClinic tem um módulo específico para isso, alertando sempre sobre a data de validade dos produtos e permitindo que a clínica realize a gestão da melhor maneira possível.

3. Previsão de receitas e despesas

Um dos módulos mais importantes do RealClinic é o de previsão de receitas e despesas da clínica. Com ele, a empresa pode ver uma previsão de quanto precisará gastar nos próximos meses e, assim, tomar as atitudes hoje que vão reduzir os valores a pagar lá na frente.

Esse recurso é muito importante para uma correta gestão da empresa, analisando o que precisa ser feito para reduzir gastos e ter uma saúde financeira adequada para as metas e objetivos da clínica

4. Centro de Custos

O Centro de Custos é um módulo do RealClinic que permite ao gestor analisar todos os gastos que sua empresa tem em cada tipo de atendimento ou consulta. Isso faz com que o gestor possa identificar pontos de gastos acima da média e analisar com calma o impacto que cada pequena economia pode ter.

Por exemplo, o Centro de Custos pode mostrar que cada consulta tem um gasto X ou Y de energia elétrica. Se a clínica aumentar a capacidade de consulta em 10%, quanto ela aumentará o seu gasto energético? Assim, esse tipo de análise pode justificar o investimento em energia elétrica para alimentar o crescimento da empresa.

5. Confirmação de consultas

Por fim, vale lembrar que sempre que um paciente falta a uma consulta, a clínica precisa “pagar” o horário do médico sem ter uma fonte de renda naquele momento. Portanto, é vital ter um sistema que reduza o índice de faltas ao mínimo possível.

A ferramenta de confirmação de consultas pode ajudar nisso, reduzindo bastante o índice de faltas dos pacientes e melhorando sua situação financeira.

Agora que você já viu como reduzir custos da sua clínica com o RealClinic, é importante entender que o software tem também outras ferramentas poderosas para a sua vida financeira, como um controle completo de glosas e um sistema para apresentar recursos eficazes para receber os pagamentos negados pelas operadoras de planos de saúde.

Quer entender mais sobre como o RealClinic pode fazer a diferença para a sua clínica? Então, entre em contato com a nossa equipe comercial agora mesmo!