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Quando o assunto é marketing médico — e, na verdade, qualquer outra forma de marketing —, poucos fatores são tão importantes quanto o público-alvo. Afinal de contas, não adianta realizar esforços se você estiver se comunicando com as pessoas erradas, não acha? Foi pensando nisso que nós elaboramos um texto para te ajudar a descobrir qual é o público da sua clínica.

Na sequência, você poderá ver por que é importante conhecer o público-alvo, acompanhar algumas dicas para definir seu público,  criar uma persona e, por fim, ver como o RealClinic, o software para clínicas da TDSA Sistemas, pode te ajudar em todo esse processo.

Continue a leitura abaixo e confira!

 

Por que é importante conhecer o público-alvo?

A principal razão para conhecer o público-alvo da sua clínica é a que citamos na introdução: pouco adianta transmitir uma mensagem bem feita se ela estiver sendo direcionada a quem não está interessado em absorvê-la. Se a sua clínica é especializada em saúde da mulher e conta com uma equipe de mastologistas, ginecologistas e obstetras, seu público claramente não é masculino — e direcionar a comunicação para homens não terá utilidade nenhuma.

Outro exemplo prático que podemos citar aqui é a gastroenterologia. Ainda que não todos, a maioria dos principais problemas tratados por gastroenterologistas costumam acometer o  público com pelo menos 40 anos. Quando falamos em redes sociais, e nas redes utilizadas pelo público dessa faixa etária, é nelas que esse tipo de especialidade deve estar.

Independente do exemplo que citemos, o importante é que o público correto seja impactado. Somente assim as ações digitais da clínica serão eficientes e ela poderá ter um crescimento considerável no número de consultas e de pacientes.

 

Definindo o público e criando uma persona

Antes de ensinar a definir o público-alvo e mostrar como criar uma persona, é essencial que expliquemos o que é persona. Persona é um conceito muito usado no marketing, sendo um dos pontos de partida de qualquer projeto eficaz. A melhor forma de aplicar os conceitos de público-alvo é, sem dúvidas, criando uma persona.

De acordo com Vitor Peçanha, especialista em marketing de conteúdo e fundador da Rock Content, a definição de persona é: um “personagem fictício que representa o cliente ideal de uma empresa e é baseado em dados de clientes reais — como comportamento, dados demográficos, problemas e objetivos”.

Ao contrário do público-alvo, que é mais genérico, a persona é baseada em exemplos reais. Quando estamos falando de público-alvo, falamos, por exemplo, em: “homens, casados, idade entre 40 e 60 anos, moradores de grandes centros e com renda mensal de cerca de R$ 10 mil”. 

Já ao falarmos de persona, falamos em: “Pedro, 53 anos, casado e tem 2 filhos, é advogado e pensa em se aposentar nos próximos anos; não tem muitos hábitos saudáveis e também não tem o costume de ir ao médico regularmente; começou a sentir desconfortos recentes e, por isso, está procurando uma clínica”.

É lógico que nem todos os pacientes da sua clínica terão este exato perfil, mas é ideal que as características sejam as mais próximas possíveis das definidas.

Para criar essa persona, a melhor solução é ter os exemplos reais como base. Pegue todos os pacientes que já passaram pela clínica e comece a traçar as características comuns deles. Por fim, as que mais se repetirem servirão como base para que você crie sua própria persona.

 

Como o RealClinic pode ajudar na definição do público da sua clínica

Todo esse processo de coleta de dados para criação de público-alvo e persona pode ser um tanto complicado. Se a sua clínica não conta com um software que reúna as informações de pacientes, a missão fica ainda mais difícil. E é exatamente nisso — além de diversos outros pontos — que o RealClinic pode ajudar.

O RealClinic permite que você cadastre todos os dados dos pacientes, detalhando algumas características específicas que poderão ajudar no processo de criação de público e de persona posteriormente. Você pode saber mais a respeito do RealClinic e conhecer todas as suas funcionalidades neste link.

 

E você, já conhecia algum destes conceitos de marketing médico que nós trouxemos? Nós estamos sempre produzindo conteúdo de valor para médicos e clínicas. Se tiver gostado do texto e quiser continuar recebendo nosso conteúdo, não deixe de seguir a TDSA Sistemas no Facebook e no Instagram!

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