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4 dicas para aumentar o retorno de pacientes

Um problema que acomete muitos médicos é a falta de retorno por parte dos pacientes. No final das contas, é mais difícil manter um cliente antigo do que conquistar um novo. Porém, quanto mais pacientes, melhor, independente de eles serem novos ou não; e é por isso que aumentar o retorno de pacientes é algo que pode ser muito positivo para qualquer médico que o faça.

Além disso, os retornos também permitem aos médicos o desenvolvimento dos tratamentos mais adequados. É com um número maior de consultas, por exemplo, que o sucesso de um recurso terapêutico pode ser melhor medido e acompanhado.

Aumentar o retorno de pacientes é, portanto, algo benéfico para todos; e, para os médicos que desejam instigar o desejo de retorno em seus pacientes podem aplicar algumas ações específicas. É exatamente sobre essas ações o texto que nós trouxemos hoje.

Na sequência, você poderá ver 4 dicas de como aumentar o retorno de pacientes. Continue a leitura e confira!

 

Como aumentar o retorno de pacientes: 4 dicas

 

1. Tenha um consultório com boa estrutura

Você já deve ter escutado que a primeira impressão é a que fica; e a afirmação não poderia ser mais verdadeira, especialmente no caso de uma clínica e de um consultório médico. E isso acontece porque a relação entre o médico e o paciente é muito baseada na confiança, o que já deve começar com o ambiente.

Afinal, que vontade de retornar a um consultório um paciente terá se ele não tiver se sentido confortável na primeira vez que esteve lá? Para despertar satisfação na experiência e fazer com que o paciente tenha desejo de voltar em uma segunda oportunidade, recomenda-se o investimento em uma boa estrutura que deixe a clínica e o consultório incríveis.

 

2. Deixe sua agenda sempre bem organizada

Continuando na mesma linha de primeiras impressões, ser um profissional organizado é um ponto que também impressiona e agrada os pacientes. É somente tendo uma agenda muito bem organizada que o médico será capaz de cumprir todos os seus horários e, com isso, reduzir e até extinguir os atrasos.

Isso é algo que pode aumentar o retorno de pacientes porque ninguém gosta de esperar. Se o paciente tinha um horário específico marcado e este não é cumprido, automaticamente a sua satisfação diminui. E o contrário também é válido: se os horários sempre são cumpridos corretamente, ele saberá que pode voltar sempre que quiser sem nunca se incomodar com horários.

 

3. Aposte no contato após o atendimento

É fundamental destacar que, em muitos casos, o cuidado com o paciente não deve acabar após o atendimento. Atualmente, é possível manter o contato fora do consultório de várias maneiras, incluindo aplicativos como o WhatsApp. Muitas vezes, uma pequena mensagem atenciosa pode fazer toda a diferença e mostrar para o paciente que seu médico realmente se importa com a sua saúde.

Quando falamos em aumentar o retorno de pacientes, isso é um dos fatores que pode ter a maior influência. Dificilmente uma pessoa não irá voltar a se consultar com um médico que claramente mostra preocupação com ela e com todo o processo de tratamento pelo qual ela está passando.

 

4. Utilize lembretes de retornos

Em muitos casos, o que acontece não é que um paciente não quer se consultar novamente com o mesmo médico; às vezes ele simplesmente esquece que precisa ter um retorno. E é em situações como essa que utilizar os lembretes pode ser uma boa pedida. Atualmente, os lembretes podem ser enviados de formas muito mais eficazes.

Enquanto antigamente era preciso ligar para o paciente — que, na maioria das vezes, nem atendia —, hoje já é possível trabalhar com e-mail, SMS e, de novo, WhatsApp. E, com um bom software de gestão para clínicas, todo esse processo pode ser automatizado, tornando tudo muito mais fácil.

Lembretes de retorno, inclusive, são uma das funções do RealClinic, o software para gestão de clínicas da TDSA Sistemas. Ainda que essa funcionalidade, por si só, seja muito útil, as possibilidades do RealClinic vão muito além, incluindo agendamento online, prontuários eletrônicos e muito mais funções que podem ajudar a aumentar o retorno de pacientes.

Para conhecer melhor o RealClinic, acesse a página do software através deste link.

 

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