confirmação de consulta

Sabemos que administrar todos os horários de uma clínica médica não é tarefa fácil. O grande amigo do planejamento é ter sempre a agenda em dia, para que tudo fique organizado. Mas, e quando o paciente não aparece na consulta? Já aconteceu por aí?

O cancelamento é o grande vilão das clínicas médicas, e precisamos combatê-lo através da confirmação de consulta, a fim de evitar prejuízos financeiros. Sabemos que imprevistos acontecem, porém, muitas vezes, os pacientes acabam faltando à consulta por esquecimento.

Por isso, aqui vão algumas dicas da TDSA para você. Continue lendo e confira!

 

Qual o momento certo de entrar em contato com os pacientes? 

Geralmente, a confirmação da consulta é realizada em um período muito próximo da data do agendamento, o que não é muito favorável, pois caso o paciente não possa comparecer e desmarque, fica mais difícil que outros pacientes ocupem horários que estão vagos.  

Sugerimos que a clínica tenha definido um prazo para realizar as confirmações de consultas, para que consiga ocupar os horários disponíveis em tempo hábil. 

 

Fidelize o seu paciente

O bom atendimento é um ponto primordial para fidelizar o seu paciente, tratando-o com respeito, empatia e no horário marcado. Dessa forma você evita a chance de cancelamento de consulta e a mesma só acontecerá  em casos extremos.

Tenha o cuidado de, desde a primeira consulta, aplicar o atendimento humanizado para transmitir essa confiança — que só tende a estreitar os laços de forma positiva.

 

 Confirmação de consulta com o RealClinic

O RealClinic possui uma Agenda Inteligente. Isso quer dizer que, além de contar com a opção de agendamento online, você também encontra uma agenda flexível e dinâmica com gerenciamento da lista de espera, filtros de pesquisas, gerenciamento por grupo de convênios e confirmações de consultas por WhatsApp, SMS e e-mail. Para mais informações sobre a nossa Agenda Inteligente e outros recursos, clique aqui.

O paciente, assim como você, tem uma vida cheia de atribuições, seja do trabalho ou da família. Por isso, muitas vezes, o horário marcado pode passar despercebido. 

As mensagens de confirmação de consulta são enviadas via WhatsApp, SMS e/ou e-mail através do nosso software. Este recurso é um excelente meio de comunicação com o seu paciente, além de ser uma medida simples, que costuma reduzir em, aproximadamente, 30% as faltas dos mesmos.

A comunicação da sua clínica só tem a ganhar com todas essas vantagens, sem falar ainda na redução de custos em ligações.

 

Otimizando a sua agenda 

 Como dissemos lá no início do texto, o planejamento é muito importante, e ele só é possível com uma agenda bem organizada. Pois você terá maior controle dos atendimentos e demais compromissos, evitando atrasos no dia a dia. 

Além de evitar os cancelamentos com a utilização da nossa Agenda Inteligente, você terá controle das consultas e retornos, sem a necessidade de fazer tudo à mão. O RealClinic possibilita tudo isso para sua clínica de maneira rápida e eficiente.

 

E aí, o que acha de otimizar o trabalho de confirmação de consulta de sua clínica? Confira mais informações no nosso site e não hesite em falar conosco!