prontuário online

Com os avanços tecnológicos pelos quais estamos constantemente passando, praticamente todos os setores do mercado se viram obrigados a adotar algumas adaptações — incluindo o da saúde. Uma das novidades que foi introduzida ao segmento foi o prontuário online, que surgiu para trazer mais facilidade e aumentar a segurança.

Para que você, qualquer que seja a área da saúde na qual você trabalha, entenda melhor o que é o prontuário online e como ele funciona, a TDSA Sistemas preparou um conteúdo que traz tudo que você precisa saber a respeito dele. Para conhecer melhor o prontuário online e ver as vantagens que ele oferece a uma clínica, continue a leitura abaixo!

 

O que é um prontuário médico

A definição do termo prontuário, de acordo com o dicionário, é o “lugar onde são guardadas informações de que se pode precisar a qualquer momento”. Um prontuário médico, por sua vez, segue a regra estabelecida, porém guardando especificamente informações de saúde de um paciente, desde o seu nascimento até a atualidade.

Este documento é importante não apenas para os pacientes e seus médicos, mas também para as clínicas e hospitais que os atendem — o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem normas específicas a respeito dos prontuários. Segundo elas, todas as informações de um paciente devem estar disponíveis sempre, e a qualquer momento que ele solicitá-las, elas devem ser concedidas.

Por muitos anos, os prontuários médicos foram feitos com papel e caneta — afinal, o meio digital é relativamente recente. Porém, quando o prontuário online surgiu, ficou muito claro que ele é uma opção muito mais viável que o clássico prontuário médico de papel. Com ele, elimina-se os riscos de perda, extravio, ilegibilidade e informações incompletas.

 

Diferenças e vantagens do prontuário online

Mas, você deve estar se perguntando, quais são as diferenças de um prontuário online para um prontuário comum, além de ter formato digital? Acompanhe as principais vantagens que a TDSA listou na sequência:

 

Acessibilidade

Quando os prontuários médicos são feitos com papel, é inegável a dificuldade de acesso a eles. Afinal, ainda que eles estejam bem organizados, é preciso deslocar-se até o local em que os arquivos estão guardados e ainda localizar o prontuário do paciente em questão em meio a vários outros.

Com o prontuário online, por outro lado, essa dificuldade não existe. Basta abrir o software no dispositivo eletrônico conectado à internet, buscar o nome do paciente e pronto: todos os dados estarão disponíveis na tela.

 

Segurança

Muito se fala sobre a importância de oferecer segurança para as informações de terceiros confiadas a empresas. Não à toa, medidas protetivas como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estão em alta. E para ter certeza de que os dados dos pacientes de um centro de saúde estarão bem protegidos, não há nada mais recomendado que o prontuário online.

Isso porque, além de eliminar os riscos de perdas e extravios dos papéis, como já citamos, os prontuários eletrônicos também podem ser acessados apenas por pessoas autorizadas. O usuário da secretária ao sistema, por exemplo, não terá as mesmas permissões que os usuários dos médicos. Informações como os prontuários poderão ser vistas só por estes.

Outro fator de segurança que os prontuários online devem oferecer — e que o prontuário eletrônico do RealClinic também oferece — é o Certificado Digital Padrão ICP-Brasil para fazer a assinatura do prontuário, pois esta é a única medida que garante a validade jurídica do documento. Para aqueles que têm medo de o prontuário não ser válido por ser digital, o certificado oferecido garante que sim.

 

Escolhendo o melhor prontuário eletrônico

Depois de conhecer o prontuário online e entender as principais vantagens que ele apresenta quando comparado ao prontuário convencional, é difícil que você não queira adotá-lo na sua clínica, certo? Contudo, não basta simplesmente escolher qualquer um e pronto. É preciso fazer um estudo das melhores alternativas oferecidas no mercado e optar pelo sistema que ofereça tudo que você precisa.

Sendo um software desenvolvido especialmente para clínicas, o RealClinic é um serviço da TDSA Sistemas ideal para a clínica que quer contar com um prontuário eletrônico em sua rotina, além, é claro, de outros recursos. Isso porque o prontuário online é somente uma das funções do RealClinic.

Outras funcionalidades — desenvolvidas especialmente para facilitar os processos de uma clínica — que podemos citar são editor de laudos, prescrição eletrônica, lista de espera com tempo de aguardo, confirmação de consultas por SMS, demonstrativo de resultados, tabela CID completa, entre muitas outras. Você pode conferir tudo o que RealClinic tem disponível aqui.

 

Se ficou interessado em aderir ao sistema para clínica mais completo do mercado, entre em contato conosco hoje mesmo!