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A relação médico-paciente é um dos alicerces mais importantes de um bom atendimento na área médica. O que justifica tamanha importância é a confiança necessária envolvida neste relacionamento: é preciso que os pacientes confiem em seus médicos de olhos fechados. Sendo assim, melhorar a relação com os pacientes é algo que deve ser sempre buscado por médicos de todas as áreas.

E foi pensando nessa constante necessidade de desenvolvimento da relação que a TDSA Sistemas preparou um texto dando 4 dicas para melhorar a relação com os pacientes. Caso você queira ser sempre o melhor médico possível, continue a leitura abaixo e confira todas as dicas que trouxemos para você!

 

4 dicas que podem melhorar a relação com os pacientes

 

1. Realizar atendimentos humanizados

Humanização é uma das palavras do momento, tanto na saúde quanto em outras áreas nas quais o contato entre pessoas é necessário. Afinal, quando passamos por um atendimento, tudo que queremos é nos sentir únicos e valorizados, certo? É exatamente por este motivo que realizar atendimentos humanizados é o primeiro passo que um médico deve dar com a intenção de melhorar a relação com os pacientes.

Para isso, uma ação simples que pode e deve ser feita pelo médico é perguntar mais sobre a vida do paciente — para aqueles que sentem confortáveis em falar a respeito, é claro. Um gesto pequeno como este pode fazer toda a diferença, estreitando a relação entre os dois e ainda fazendo o paciente não pensar apenas no motivo que o levou até a consulta.

Outra dica aqui é instruir os atendentes a fazerem o máximo para aumentar o conforto dos pacientes antes mesmo da consulta, tanto no agendamento por telefone quanto na sala de espera. Exercitar a simpatia é algo fácil e que faz uma enorme diferença.

 

2. Manter um relacionamento com cada paciente

Nossa segunda dica é uma extensão da primeira, com a diferença de ir um pouquinho mais além. Manter um relacionamento com seus pacientes inclui pequenas atitudes que não se limitam à convivência no consultório, ou seja, ao atendimento durante consultas. Na posição de médico, você pode, por exemplo, mandar recados em datas comemorativas (aniversário e Natal são duas ótimas datas) e mensagens perguntando como está o tratamento.

Este tipo de comunicação mostra que você realmente se importa com o seu paciente, o que com certeza fará com que ele busque pelo seu atendimento novamente quando precisar de um médico. A manutenção do relacionamento com quem já é paciente é algo tão importante quanto a atração de novos.

 

3. Acabar com os atrasos

Ninguém gosta de ter um horário marcado e, chegando ao local de atendimento, ainda ter que esperar mais que o combinado para ser atendido, concorda? Aguardar um profissional atrasado não é algo que está nos planos de ninguém, especialmente se o profissional em questão é um médico — ninguém o procura quando quer, mas sim quando precisa.

Claro que muitas vezes atrasos são inevitáveis, seja por causa do trânsito que o faz chegar um pouco mais tarde ou de uma consulta que demora mais que o previsto. No entanto, faça o máximo possível para evitar que eles aconteçam e veja todos os seus pacientes ficarem muito mais satisfeitos com o seu atendimento.

 

4. Ser claro e paciente

Muitas informações que são básicas e até óbvias para médicos podem ser um mistério para a maioria dos pacientes. Não se esqueça de que eles não possuem os mesmos estudos e conhecimentos que você. Caso seu paciente não tenha entendido algo que você falou, tente explicar de outra forma, sempre prezando pela clareza e pela paciência.

Este cuidado é especialmente importante em duas situações distintas: na hora de passar o diagnóstico e de receitar remédios. É de extrema importância que o paciente entenda muito bem o problema que o acomete e, principalmente, a solução necessária.

 

Entendeu o que você pode fazer para melhorar a relação com os pacientes? Cada uma das dicas dadas acima é bem simples de ser feita, não exigindo muito nem de você e nem dos outros profissionais da sua clínica. Melhorar a relação com os pacientes é o primeiro passo para ter uma clínica de alto sucesso e muito procurada.

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