Importância da telemedicina junto aos softwares de gestão

Você já usufruiu da telemedicina ou, então, da consulta online? E em telemedicina integrada, já ouviu falar?

Aliado à telemedicina, um software especializado em gestão clínica, desempenha um papel fundamental no setor de saúde, oferecendo muitos benefícios que contribuem diretamente para a eficiência operacional e melhorias na experiência dos pacientes.

Considerando a importância dessa integração, preparamos este conteúdo. Aqui, será possível saber o que é a telemedicina integrada, seus benefícios e muito mais. Boa leitura!

O que é telemedicina integrada?

A partir da pandemia de covid-19, a telemedicina passou a ser muito conhecida e empregada. Ele refere-se à prestação de atendimentos clínicos à distância, que acontecem por meio de tecnologias. 

Esse tipo de serviço permite que os profissionais ofereçam consultas, diagnósticos, tratamentos e monitoramento dos pacientes remotamente. Isso quer dizer que não se tem a necessidade de deslocamentos até as clínicas para uma consulta de rotina, por exemplo.

Já o termo “telemedicina integrada” se caracteriza como uma abordagem na qual a telemedicina é coordenada de forma eficiente por um sistema focado nos cuidados com a saúde.

Essa estratégia engloba a integração das tecnologias com informações capazes de entregar serviços médicos à distância, garantindo que dados importantes sejam compartilhados de forma segura entre os muitos profissionais e departamentos de saúde. 

De forma geral, a telemedicina integrada tem o objetivo de aproveitar os benefícios tecnológicos para aperfeiçoar o acesso mediante os cuidados com a saúde. Atrelados a um software de gestão, os processos podem ser adaptados para a telemedicina de forma eficiente, sem que os fluxos de trabalho sejam afetados.

Telemedicina integrada e os softwares de gestão

A integração da telemedicina com softwares de gestão nada mais é do que uma ferramenta totalmente estratégica, a qual visa otimizar a forma como os serviços são prestados aos pacientes, nesse caso, por meio dos atendimentos a distância.

Quando efetiva, essa integração cria uma espécie de ecossistema pronto para melhorar ainda mais as questões operacionais da clínica, otimizando a prestação de cuidados e proporcionando sempre experiências completas e integradas aos pacientes e também aos profissionais de saúde.

O mercado já conta com inúmeros softwares de gestão de saúde, entre eles, o RealClinic, que se destaca por fornecer diversas funcionalidades para que os profissionais de saúde consigam facilitar tarefas do dia a dia, como a gestão de recursos, registros dos pacientes, atividades administrativas e diversos dados.

Conheça os benefícios de investir na telemedicina integrada

Ao investir em estratégias como a medicina integrada, é possível oferecer atendimentos de qualidade, aprimorar a eficiência operacional e ainda se modernizar.

Os softwares de gestão e a telemedicina integrada fornecem muitos benefícios para que os profissionais de saúde possam se organizar. São eles:

Maior qualidade

Ao otimizar os processos clínicos, a qualidade dos atendimentos muda positivamente, garantindo satisfação dos profissionais de saúde e, claro, dos pacientes.

Melhoria na experiência do paciente

Os pacientes passam a receber cuidados médicos sem precisar sair de casa. Um ato simples considerando a grandiosidade tecnológica, mas que oferece maior flexibilidade e experiências positivas para ambos os lados.

Aumento de flexibilidade dos profissionais

Com a possibilidade de realizar atendimentos remotamente, os profissionais de saúde podem atender tanto presencial como online, indo de acordo com as necessidades e disponibilidade de cada paciente.

Mais segurança 

Seguindo os avanços tecnológicos, os softwares contam com medidas de segurança, tudo para garantir total privacidade e confidencialidade das informações, como documentos e prontuários dos pacientes.

Prescrição eletrônica 

Os softwares médicos, como o RealClinic, são projetados para facilitar as rotinas clínicas. Por exemplo, com a prescrição eletrônica, é possível emitir receitas médicas de forma eletrônica e integrá-las diretamente com a farmácia, facilitando a retirada dos medicamentos.

Economia de tempo e de custos 

Os atendimentos remotos diminuem a necessidade dos pacientes de se deslocar até as clínicas, economizando tempo, custos e garantindo o mesmo atendimento de qualquer lugar em território nacional.

Monitoramento contínuo 

A telemedicina integrada permite um monitoramento contínuo dos pacientes que se encontram com diagnósticos crônicos. Assim, é possível prevenir complicações e realizar uma gestão a longo prazo.

Integração dos dados e dos registros eletrônicos 

Com essa integração, é possível ter uma visão amplificada e integrada do histórico clínico de cada paciente. Além disso, permite a inclusão de informações das consultas, sejam elas presenciais ou online.

Melhoria na eficiência das operações

Junto a um software de gestão, fica mais fácil agendar consultas online, otimizando tempo, e aumentar a pontualidade no dia marcado. Isso porque lembretes podem ser criados e enviados automaticamente, evitando o absenteísmo ou as faltas injustificadas.

Tenha a telemedicina integrada como uma aliada na sua gestão clínica

Como vimos ao longo deste conteúdo, a integração da telemedicina é uma estratégia superimportante, principalmente quando se trata do aprimoramento das gestões clínicas.

Investir nessa estratégia é um passo importante para melhorias com a otimização dos processos, tendo como resultado a prestação de serviços mais eficientes e focados no que mais importa, os seus pacientes!

O RealClinic é um software médico completo e pronto para atuar junto à telemedicina, potencializando a sua gestão clínica. 

Quer saber mais sobre ele? Então, clique aqui, fale com nossos consultores e solicite um teste gratuito. 

Para se manter sempre bem informado sobre os assuntos clínicos, acompanhe também o nosso blog.