Tudo o que você precisa saber sobre os tipos sanguíneos

Em algum momento, você já teve a curiosidade de saber qual o seu tipo sanguíneo? Toda pessoa apresenta um, podendo ser mais comum ou até raro. São essas tipologias que definem as diferentes possibilidades de doações e transfusões de sangue que podem ocorrer entre as pessoas.

Para que transfusões de sangue aconteçam de forma segura e eficaz, existe a necessidade de as hemácias do sangue do doador e do receptor serem compatíveis. Sendo assim, saber o tipo sanguíneo de ambos torna-se fundamental.

O que é um tipo sanguíneo?

Os tipos sanguíneos podem ser definidos como uma característica determinada através dos genes, sendo herdados dos nossos pais. A definição deles é baseada na presença ou não de antígenos nas hemácias, popularmente conhecidas como glóbulos vermelhos.

Portanto, o tipo sanguíneo é definido através dos antígenos encontrados nos glóbulos vermelhos, que atuam como um transportador de moléculas para dentro e fora das células.

Ter conhecimento dos tipos sanguíneos auxilia no processo de transfusão de sangue e até no transplantes de órgãos.

Diferentes tipos 

No Brasil, existem oito tipos sanguíneos definidos pelo sistema ABO, que os separa em quatro classificações, sendo elas: A, B, AB e O. 

Já o fator Rh é o grupo de antígenos que irá definir se o sangue é positivo ou negativo. Dessa forma, fica mais fácil entender os diferentes tipos sanguíneos. São eles:

  • A+;
  • A-;
  • B+;
  • B-;
  • AB+;
  • AB-;
  • O+;
  • O-.

Dentro do sistema ABO, existem dois tipos de sangue considerados especiais: o O- (considerado doador universal, já que pode doar para qualquer outro tipo) e o AB- (receptor universal, ou seja, pode receber todos os tipos de sangue, independentemente de serem negativos ou positivos).

Compatibilidade entre os tipos sanguíneos

Como falado, os tipos sanguíneos se classificam de acordo com a presença ou ausência dos antígenos. Dessa forma, eles contam com compatibilidades para doar ou receber sangue. Entenda:

  • A+: pode doar para A+ e AB+ e receber doação dos tipos A+, A-, O+ e O-.
  • A-: pode doar para A+, B-, AB+ e AB- e receber doação dos tipos A- e O-.
  • B+: pode doar para B+ e AB+ e receber doação dos tipos B+, B-, O+ e O-.
  • B-: pode doar para B+, B-, AB+ e AB- e receber doação dos tipos B- e O-.
  • AB+: pode doar para AB+ e receber doação de todos os tipos.
  • AB-: pode doar para AB+ e AB- e receber doação dos tipos AB-, A-, B- e O-.
  • O+: pode doar para O+, A+, B+ e AB+ e receber doação dos tipos O+ e O-.
  • O-: pode doar para todos e receber doação do tipo O-.

Tipos sanguíneos considerados raros

Existem alguns tipos de sangue considerados raros. Os mais comuns são o Bombay (chamado de falso O-) e o sangue dourado (tem Rh nulo e não conta com nenhum tipo de antígeno). 

Além disso, foi descoberto um tipo raríssimo classificado como U-. É justamente por existirem vários tipos sanguíneos que não devemos mentir durante a triagem para doação de sangue

Conheça mais sobre os tipos raros:

Bombay (falso O-)

É um tipo sanguíneo no qual as hemácias não contam com a presença dos antígenos A e B. É produzido um forte anticorpo anti-H, apresentando resultados positivos contra todos os doadores do grupo O. Essa ausência torna o sangue raro, fazendo com que seja compatível com todos os doadores, mas aceitando apenas os que contam com o mesmo Rh.

Sangue dourado

No sangue dourado, o Rh é nulo. Então, os glóbulos vermelhos não apresentam nenhum tipo de antígeno Rh. O primeiro registro desse tipo sanguíneo foi feito na década de 1960 e, até o momento, só foram registrados 44 casos de pacientes com o sangue dourado em todo o mundo.

U –

Pode ser considerado como o tipo sanguíneo mais raro. Só foram descobertas 12 pessoas como U-. Por ser tão raro, acontece de ter demanda de pacientes de outros estados que precisam de transfusões desse tipo, fazendo com que as pessoas com o U- realizem grandes doações de sangue sob demanda.

O que fazer para descobrir o tipo sanguíneo? 

Os tipos sanguíneos podem ser identificados em exames de sangue mais antigos ou com um exame específico de tipagem sanguínea.

Ademais, eles podem ser descobertos durante as doações de sangue. Para doar, é necessário ter entre 16 e 59 anos, pesar mais de 50 quilos e seguir as orientações do hemocentro da sua região.

Se você gosta de conteúdos relacionados à saúde e uma gestão eficiente do setor, acompanhe nosso blog e tenha acesso a estes assuntos tão importantes. Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram para ter informações a qualquer momento, na palma da sua mão!