TMA: aprenda a reduzir o Tempo Médio de Atendimento na sua clínica
Vivemos em tempos onde a pressa anda lado a lado com todos. Então, organizar a agenda passou a ser um método para garantir tranquilidade durante a execução das tarefas diárias.
Em clínicas, o tempo também é um fator fundamental para que tudo funcione bem. Dessa forma, fazer uma análise sobre o Tempo Médio de Atendimento (TMA) é importante na hora de realizar análises sobre a qualidade do atendimento, por exemplo.
Rotina apertada, falta de tempo, agenda cheia e dificuldade para encaixar pacientes, é uma situação comum entre clínicas, principalmente se o TMA estiver muito elevado. Quer entender e saber como reduzir esse tempo? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
O que significa TMA?
Tempo Médio de Atendimento, ou simplesmente TMA, é uma métrica de desempenho, geralmente utilizada em clínicas com o intuito de calcular o tempo médio de duração das consultas. Nesse sentido, é indicada uma média de quanto tempo o médico leva para atender cada um de seus pacientes.
Essa métrica pode e deve ser utilizada em atendimentos presenciais e teleconsultas.
Como calcular o TMA da sua clínica?
Não é necessário ser um expert em cálculos, pois a conta é bem simples.
Para obter valores médios entre consultas, é preciso somar o tempo total em que o médico realizou atendimento, seja um dia, uma semana ou até mesmo um mês. Em seguida, basta dividir o tempo pelo número de pacientes que foram atendidos no espaço de tempo determinado.
Desse modo, temos:
- Total de minutos que um médico prestou atendimento / dividido pelo número de atendimentos realizados = Tempo Médio de Atendimento.
Beneficios do Tempo Médio de Atendimento
O TMA proporciona informações e dados relevantes ao dono da clínica, buscando controlar toda capacidade de consultas que podem ser agendadas durante um dia trabalhado.
Desse modo, é possível tornar os serviços rápidos, com escalas assertivas de todos os colaboradores, conseguindo localizar problemas durante os atendimentos. Quando se tem as métricas e softwares certos, é mais fácil traçar um plano de negócio para ajudar o tempo, e assim, controlar a agenda sem dificuldades evitando o maior dos problemas, que são os atrasos.
Quando existe uma noção de Tempo Médio de Atendimento, é possível programar as consultas sem deixar nenhum paciente esperando por muito tempo. Analisar esses dados e levar em consideração feedbacks de cada paciente faz com que detalhes fiquem evidentes, destacando a eficiência dos funcionários.
O que fazer se o TMA da minha clínica for muito elevado?
Quando isso acontece, é preciso reduzir o tempo das consultas e, assim, aumentar a produtividade do médico. As principais ações para esse caso são:
- Melhorar a comunicação interna: invista em treinamento dos funcionários. Esse passo é essencial para que eles saibam como agir nas diferentes situações.
- Mantenha prontuários atualizados: o prontuário é a principal ferramenta durante as consultas. É nele que são armazenadas as informações de cada paciente, servindo como um apoio para os diagnósticos.
- Não tenha medo de investir em tecnologias: você pode apostar em prontuários eletrônicos, agenda digital, controle de estoque, receituário digital, tudo isso pode ser encontrado em um único lugar: no RealClinic;
Por outro lado, se a conta do seu TMA for muito baixa, análise se os diagnósticos estão sendo prejudicados. Da mesma forma, realize pesquisas de satisfação, questione o que está prejudicando durante a consulta e trabalhe isso internamente. Os feedbacks dos pacientes precisam ser levados a sério, pois, são muito importantes.
Qual a importância de um bom atendimento em clínicas?
Um atendimento de qualidade também leva em consideração o ambiente da sala de espera, do consultório e de todos os outros espaços da clínica. Tudo precisa ser bem cuidado e promover conforto e aconchego para os pacientes.
Outro ponto imprescindível é prestar um atendimento humanizado. Pensando a longo prazo, analisar o tempo médio de atendimento pode proporcionar benefícios e crescimento para a clínica.
O que achou do artigo? Que tal investir na sua clínica e torná-la mais tecnológica e prática? Esperamos por você. Entre em contato agora mesmo!