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Faz parte do hábito de muitas clínicas médicas planejar o atendimento ao paciente somente no momento da consulta. Mas, o que muitos deixam passar é o planejamento da pós-consulta, fator esse fundamental.

Esse relacionamento pós-consulta é um diferencial que possibilita estender o atendimento ao paciente, sempre buscando maiores potenciais e excelência pelo serviço prestado.

O motivo fundamental para investir nesse conceito é prezar pela saúde daqueles que passam pela sua clínica, garantindo que o tratamento está sendo feito e dando resultados.

Quer entender qual a importância de uma pós-consulta? Continue a leitura e saiba tudo ao longo deste artigo.

O que é uma pós-consulta?

De forma resumida, a pós-consulta é um atendimento prestado ao paciente logo após a consulta. Em última instância, o objetivo da pós-consulta é fidelizar o cliente, garantindo a sua satisfação com os serviços prestados pela clínica.

Criar e manter vínculos de atenção com todas as necessidades e os objetivos dos pacientes traz benefícios imediatos, como:

  • redução de faltas e melhor organização de agenda;
  • fidelização dos pacientes;
  • transformação dos pacientes em divulgadores do seu negócio.

Além disso, você pode optar pela digitalização da sua clínica, uma tendência que veio para ficar e que promete ampliar as opções disponíveis para o seu negócio.

Qual a importância de realizar uma pós-consulta?

Como dito, promover uma pós-consulta oferece a possibilidade de fortalecer o relacionamento com o paciente. Isso porque uma consulta não se encerra no primeiro atendimento. Quando é feita uma pós-consulta, a clínica transparece preocupação contínua com o estado de saúde do paciente.

Reunimos estratégias que podem ser aplicadas para promover um contato pós-consulta. Acompanhe:

Faça uso de ações de e-mail marketing

Utilizar o e-mail marketing na pós-consulta é uma estratégia interessante. Isso porque 70% das pessoas têm o costume de abrir e-mails das empresas favoritas, e cerca de 95% que aceitam esse recebimento acreditam na utilidade das mensagens.

Realize campanhas em sites e redes sociais

Manter uma presença digital é um requisito mínimo para o desenvolvimento de qualquer empresa. É um diferencial para interagir com o público pois, dessa forma, pode-se compreender quais as suas necessidades.

Por isso, busque publicar conteúdos que chamem a atenção dos seus pacientes. Dicas sobre prevenção e lembretes sobre campanhas de saúde são alguns exemplos de publicações que podem aproximar a sua clínica do seu público.

Faça contato por mensagens de texto ou WhatsApp

Utilize a tecnologia a seu favor. Invista em um celular corporativo apenas para enviar lembretes, confirmação de consultas ou exames, lembre-se do aniversário dos seus clientes e promova um estímulo para que a troca seja recíproca.

Realize pesquisas de satisfação

Por último, e não menos importante, saber se o relacionamento pós-consulta está sendo bem visto é importante. Nesse caso, encaminhe pesquisas por meio de e-mail, sms ou whatsApp, material impresso na recepção da clínica ou ligações telefônicas.

Enxergue os feedbacks como uma maneira de melhorar os serviços prestados em todos os aspectos presentes dentro do seu ambiente de trabalho.

Como o RealClinic pode ser útil no controle de pós-consulta?

Para colocar a estratégia em prática, um software de gestão é um aliado necessário. Com o sistema RealClinic a comunicação entre clínica e paciente se torna eficiente, possibilitando ações ao longo de toda a sua trajetória, da pré à pós-consulta. O RealClinic permite reformular toda a gestão da clínica, promovendo praticidade durante toda a execução de tarefas que surgem ou fazem parte do dia a dia.

São muitas as funcionalidades desse software, sendo útil inclusive para redução de custos. 

Promover um atendimento ágil é uma forma de garantir uma potente padronização em todos os atendimentos. Isso envolve uma organização feita com antecedência de todos os processos que serão realizados durante a consulta.

Na pós-consulta, a ferramenta agenda inteligente, que faz parte do RealClinic, pode ser uma solução. Ela proporciona as seguintes facilidades:

  • agendamentos por profissional;
  • lembretes de consultas por sms e e-mail;
  • confirmação de consultas por meios interativos através de sms, e-mail e whatsapp;
  • agendamentos com base em lista de espera;
  • agendamento online;

Lembre-se: saber administrar a relação entre clientes de pós-consulta é um fator crucial para qualquer clínica.

Você já utiliza o pós-consulta, visando a fidelização dos pacientes? Pretende implantar essa medida? Que tal começar a pensar e investir nesse sistema?

Aqui na TDSA, trabalhamos para que você encontre o que precisa em softwares para saúde. Conte conosco, temos uma equipe capacitada, pronta para tirar todas as suas dúvidas.

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