Digitaliza clínica é uma tendência atual

Digitalizar clínica médica é uma das grandes tendências do momento. Mesmo quem ainda não tinha feito isso antes de 2020, passou a fazer após a pandemia do novo coronavírus. Afinal de contas, a digitalização do atendimento se tornou uma das melhores formas de reduzir o nível de contágio no ambiente médico e de otimizar o funcionamento da clínica.

No entanto, muitos empreendimentos da área ainda não concluíram o processo de digitalização. Alguns sequer iniciaram, enquanto outros interromperam o procedimento no meio, deixando apenas o seu atendimento direto digitalizado. É necessário avançar para concluir essa transição para um método de trabalho mais moderno, mais eficaz e que traga melhores resultados para gestores, médicos e pacientes.

Se você ainda não se convenceu de que deve digitalizar clínica médica, confira abaixo alguns motivos para isso!

5 razões para digitalizar clínica

1. Ampliar as suas opções

A primeira grande vantagem de digitalizar sua clínica médica é a possibilidade de ter mais opções disponíveis para o seu negócio. Os caminhos digitais trazem mais alternativas que podem ser exploradas, caso seja do seu interesse.

Por exemplo, usando ferramentas de telemedicina, prontuários eletrônicos e receitas digitais, é possível fazer o atendimento básico de consultas iniciais, passar pedidos de exames e receitar remédios digitalmente, pela internet. Isso permite ao seu negócio atender um leque muito maior de pacientes, inclusive alguns que não têm condições de se deslocar até o seu estabelecimento, por exemplo.

É claro que nem todas as oportunidades são inerentemente vantajosas, mas é bom ter uma grande parte delas disponíveis para poder usufruir delas caso faça sentido para você.

2. Otimizar o funcionamento interno

O segundo grande benefício da digitalização de uma clínica médica é a otimização do seu funcionamento interno. Basta pensar em um exemplo simples, de uma tarefa repetida dezenas de vezes todos os dias em um ambiente do tipo: a marcação de consultas.

Quando o seu sistema é manual, é preciso que um atendente responda a ligação de um cliente e verifique na agenda da clínica até achar o médico que o paciente quer e ver se há uma data disponível. Isso custa tempo e esforço da sua equipe de atendimento, além da possibilidade de gerar erros.

Com a digitalização, dependendo do estilo da sua clínica, é possível até mesmo permitir que o seu próprio paciente agende sua consulta online, usando um banco de dados disponível para isso. Ou seja, sem sequer envolver a sua equipe, é possível permitir que o paciente agende sua consulta em poucos segundos (embora seja um recurso que deve ser usado com cuidado).

3. Facilitar o trabalho da sua equipe

O item anterior já deixou isso claro, mas a digitalização de uma clínica significa ter um modelo de trabalho facilitado para os seus funcionários. Na prática, o trabalho fica mais eficiente para todos.

Por exemplo, imagine que um médico precisa passar um remédio para um paciente. Ele pergunta se a pessoa está tomando alguma coisa no momento e o paciente diz que sim, passando o nome do remédio que ele toma atualmente. Nesse momento, o médico precisa fazer uma pesquisa completa em sites ou livros e ler sobre a interação medicamentosa daqueles produtos para ver se há algum risco na sua receita ou não. Com um software digitalizado competente, isso pode ser feito automaticamente, poupando esforço do médico.

Esse é só um exemplo, claro, e existem muitos outros que comprovam como a digitalização da clínica poupa o dia a dia dos colaboradores de muitas formas.

4. Facilitar a vida dos seus pacientes

Além de facilitar a vida do seu time, os recursos digitais facilitam também a vida dos seus pacientes. Isso porque é mais fácil interagir com uma clínica que é digitalizada do que uma que é tradicional e analógica.

Só neste artigo, já demos vários exemplos disso, como:

  • possibilidade de agendar a consulta por contra própria digitalmente;
  • garantia da ausência de interação medicamentosa em suas receitas.

Mas existem muitos outros benefícios, como ter acesso a receitas digitais (que não são perdidas facilmente) e por aí vai.

5. Preparar a sua clínica para as exigências do futuro

Por fim, vale ter em mente que todos esses recursos digitais são opcionais hoje, mas eventualmente se tornarão a norma do mercado. No futuro próximo, receitas digitais e outros recursos do tipo não serão só uma “sugestão” ou “tendência”, mas algo absolutamente normal. Se a sua clínica se digitalizar hoje, estará um passo à frente dos concorrentes e já preparada para o que vem por aí.

Pronto! Agora que você já viu as vantagens de digitalizar clínica médica, é hora de colocar esse processo em funcionamento no seu negócio. Isso significa, portanto, que é hora de começar a digitalizar a sua clínica. Mas como fazer isso? O primeiro passo deve ser investir em um ótimo software de gestão de clínicas médicas, que seja o centro da sua estratégia. Com um bom programa, ficará mais fácil digitalizar todas as tarefas internas do negócio.

Quer digitalizar a sua clínica médica? Então, o RealClinic é o que você precisa! Veja agora mesmo os seus benefícios!