fbpx

O trabalho em clínicas é caracterizado por dias agitados, além de demandar muita atenção no atendimento aos pacientes, no esclarecimento de dúvidas, na marcação de consultas, nas mensagens de confirmação dos agendamentos e nos retornos. Sem dúvidas, os profissionais não param.

A produtividade impacta no atendimento, na qualidade das consultas e na gestão administrativa, aumentando os resultados das clínicas.

Para que tudo fique sob controle e a produtividade aumente, é importante ter uma gestão eficiente, com base nas necessidades que a clínica apresenta, e dar atenção às atividades desenvolvidas pela equipe e aos recursos disponíveis.

Quer saber como aumentar essa produtividade? Continue a leitura deste conteúdo!

Importância de uma clínica médica produtiva

A produtividade está ligada diretamente com o engajamento da equipe. Então, se seus colaboradores se sentem valorizados, a tendência é que eles se dediquem ainda mais no trabalho, cuidando com foco e carinho de toda a jornada do paciente.

O paciente deve ser o centro do seu negócio, e a equipe de profissionais deve fazer com que ele se sinta auxiliado e importante. Assim, serão grandes as chances de fidelidade e indicação dos seus serviços para terceiros.

Para que tudo dê certo, todos os colaboradores, sem exceção, devem oferecer excelência nos atendimentos. Mas a gestão precisa acompanhar todo o trabalho de perto, seja ele coletivo ou individual, e, sempre que necessário, realizar feedbacks para que as melhorias ocorram.

Aumente a produtividade da sua clínica com essas dicas

As atividades básicas de uma clínica são justamente atender a todas as demandas do paciente, executar tarefas e obter resultados positivos.

Investir em tecnologias é o primeiro passo para aumentar a produtividade, por exemplo, eliminando prontuários de papéis e dando espaço aos digitalizados, assim como agendando consultas por aplicativos de mensagem sem que haja a necessidade de o paciente se deslocar até a clínica. 

A seguir, confira outras dicas para aumentar a produtividade.

1. Analise a produtividade com o auxílio de KPIs

Os KPIs ou indicadores-chave de performance são a junção de técnicas para ter resultados em ações de campanhas e iniciativas. Eles podem detectar, por exemplo:

  • número de consultas que cada atendente agendou;
  • quanto tempo foi gasto em cada consulta;
  • quantidade de pacientes que cada médico atendeu;
  • índice de satisfação de todos os pacientes.

Sempre planeje os KPIs para que a mensuração tenha uma análise cuidadosa e mostre a realidade da sua clínica.

2. Realize pesquisas de satisfação de forma periódica

Pesquisas de satisfação servem como ferramentas poderosas durante uma gestão, fazendo com que os resultados auxiliem as tomadas de decisão. Com base nelas, é possível identificar falhas importantes durante os atendimentos e que merecem atenção.

Essas pesquisas podem ser realizadas através de questionários ao término da consulta ou pela internet, via e-mail, WhatsApp e SMS.

3. Tenha uma boa gestão de RH

O setor de Recursos Humanos causa impactos positivos na produtividade se contar com uma boa gestão. Isso porque ele é o responsável por garantir um ambiente de trabalho harmônico e agradável.

Incentive sua equipe oferecendo cursos, workshops e o que mais auxiliar no desenvolvimento e crescimento profissional. Quando você investe no seu funcionário, automaticamente está investindo na sua clínica.

4. Disponibilize serviços online

A partir do momento que um processo sai do papel e se torna online, são grandes as chances de dar certo, pois as pessoas buscam praticidade, rapidez e eficiência. 

Com as mudanças por conta da pandemia de Covid-19, as teleconsultas ganharam força. 

Realizadas por profissionais através de chamadas de vídeo, é uma forma de o paciente se consultar com um profissional sem sair de casa. Esse fator impacta na produtividade da clínica, afinal o número de pacientes no modelo presencial sofre alterações.

Como um software pode auxiliar no aumento de produtividade?

Investir em softwares que proporcionam maneiras de realizar atividades, entre elas, agendamento online, envio e retirada de resultados de exames e confirmação de consultas, faz com que exista uma economia no tempo da equipe e do paciente. E esse aspecto se torna uma vantagem no momento de escolher a sua clínica.

Um software para saúde que vem apresentando soluções para que suas operações sejam facilitadas e a gestão da sua clínica torne-se eficiente é o RealClinic. Considerado o mais completo, ele otimiza seus processos a fim de garantir mais tempo e dedicação aos pacientes. 

Pontos positivos podem ser destacados com essa ferramenta:

  • agenda inteligente;
  • recepção eficiente;
  • atendimento médico ágil;
  • setor financeiro completo;
  • faturamento assertivo;
  • gestão estratégica;
  • suporte e segurança;
  • facilidades durante os atendimentos.

Como vimos, o RealClinic é completo e pronto para aumentar a produtividade da sua clínica. 

Com o uso do software, é possível ganhar tempo para realizar inovações no seu ambiente de trabalho. Acompanhar a agenda quando e onde quiser faz com que a sua vida pessoal seja organizada, e esses benefícios impactam positivamente o dia a dia.

Conheça mais sobre o RealClinic. Temos uma equipe pronta para atender você e tirar todas as suas dúvidas. Clique aqui!

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
[email protected]
CENTRAL DE VENDAS