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Não há dúvidas de que garantir a satisfação dos pacientes é uma prioridade para toda clínica que deseja mais credibilidade e confiança em seus serviços oferecidos e para outros futuros pacientes que irão frequentar esse local.

É interessante pontuar que o paciente, em grande parte do tempo, está em uma situação de vulnerabilidade emocional ou muitas vezes até física. Por isso essas condutas que serão citadas neste artigo poderão ser analisadas e aplicadas da melhor maneira para cada clínica.

Iremos discorrer sobre as sugestões de melhorias que certamente poderão evoluir o nível de atendimento e consequentemente garantir a satisfação de todos os pacientes habituais da clínica.

Como o atendimento humanizado garante a satisfação dos pacientes 

Um dos principais fatores consideráveis para a satisfação dos pacientes dentro de uma clínica é o atendimento humanizado que ela fornece às pessoas.

A maior parte das exigências dos pacientes na escolha de uma clínica é que o atendimento seja de forma mais humana, transmitindo empatia nessa relação. Isso certamente aproxima o relacionamento entre os pacientes e a clínica.

É notório quando uma clínica possui uma preparação de seus funcionários para atender de forma diferenciada os seus pacientes pois, como foi citado, grande parte deles estão em situação de vulnerabilidade emocional e necessitam ser amparados da melhor forma possível, cumprindo os protocolos necessários de uma clínica e priorizando a empatia e respeito a esses pacientes.

Certamente, um bom atendimento irá influenciar positivamente os pacientes dessa clínica. O ambiente acolhedor também é uma maneira de realizar essa satisfação aos pacientes. Confira a seguir.

Ambiente acolhedor 

O ambiente acolhedor para os pacientes é uma forma excelente de atendê-los, principalmente quando se trata da área da saúde.  

Existem diversos motivos pelos quais os pacientes optam em procurar a ajuda de uma clínica médica. Esses motivos podem resumir-se em: exames de rotina para o acompanhamento da saúde; casos específicos que devem ser analisados por um médico profissional da área; encaminhamentos e acompanhamentos com o auxílio de um médico; e muitos outros motivos pelos quais essas clínicas são procuradas. Por esse fator é aconselhável que o ambiente que esse paciente esteja transmita acolhimento e confiança.

Cada ambiente deve ser apropriado para as necessidades de acolhimento das pessoas, como as salas de consultas que devem ser limpas e organizadas para que o paciente seja atendido da melhor forma possível. A sala de espera, por exemplo, é um dos lugares que devem ser confortáveis para que os pacientes se sintam à vontade e não fiquem tensos no momento em que antecede as consultas e demais atendimentos. Por isso, investir em poltronas confortáveis, cadeiras, café e televisão, pode ser uma maneira de acolher esses pacientes.

Os fatores como atendimento e ambiente são importantes, porém, confira a seguir como os recursos básicos e medicinas tecnológicas auxiliam na satisfação dos pacientes.

Recursos básicos 

Tratando-se de uma clínica, é imprescindível que ela forneça aos pacientes os recursos básicos para que o atendimento e procedimentos sejam realizados com êxito.

E que esses ambientes sejam organizados e corretos de acordo com as normas da medicina, como agulhas, gases, e todos os utensílios essenciais para que os atendimentos médicos sejam efetivos. Veja a seguir como as tecnologias de medicina podem atender os pacientes.

Medicinas tecnológicas

Para atender cada vez mais à necessidade de saúde dos pacientes, é imprescindível que a clínica esteja sempre em busca de novas tecnologias que serão satisfatórias e eficazes nos tratamentos específicos dos pacientes, como os procedimentos robóticos, impressão de órgãos em 3D, e outros fatores a serem considerados, já que a cada dia a medicina avança em tratamentos e procedimentos que podem ser realizados em clínicas, e, estar avançado nesse sentido, produz satisfação aos pacientes.

Outro fator importante é que as clínicas disponibilizem os softwares mais atualizados do mercado, abrangendo mais ainda o serviço que é oferecido aos pacientes. Essa escolha eleva a qualidade dos serviços da clínica. 

Além dessas formas, observe abaixo como as pesquisas de satisfação direta são interessantes para uma clínica.

Realizar pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma das formas mais diretas de se obter a opinião dos pacientes em relação à clínica. Com essa pesquisa são facilmente identificadas as principais características e mudanças que mais chamam a atenção das pessoas que frequentam essa clínica.

Tal pesquisa pode ser feita de maneiras simples em que todos os pacientes poderão participar, seja por métodos mais tradicionais como uso de folhetos que a clínica pode disponibilizar, até métodos mais tecnológicos como uso de aplicativos personalizados da clínica.

O essencial é coletar essas informações e conseguir aplicá-las em melhorias para a sua clínica, pois os pacientes se alegram ao observarem as mudanças que foram acatadas por parte da clínica a fim de proporcionar o melhor atendimento a eles.

Foram apresentadas acima, formas de melhoria nos serviços que uma clínica pode oferecer para a satisfação dos pacientes. Se quiser saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato conosco!

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