planejamento estratégico

Mais um ano chegou e, com ele, nós queremos saber: você já realizou o seu planejamento estratégico para 2021? Ele vai te auxiliar a analisar sua produtividade e trazer mais resultados positivos para a sua clínica.

Abaixo, reunimos algumas informações que vão te ajudar a focar nas demandas da  sua clínica. Assim, o gestor vai compreender a importância dessa atividade e aprender a melhor forma de criar seu planejamento, sem maiores percalços. Continue conosco e confira!

 

Como o planejamento estratégico pode me ajudar?

Essa atividade auxilia na realização de todas as tarefas futuras de sua clínica, por meio do planejamento, para garantir uma boa administração da sua empresa a longo prazo. 

Todo início do ano é feito o planejamento e, ao final dele, todas as ações devem ser avaliadas, a fim de fazer um balanço sobre. Ao traçar os objetivos, pensar e colocar em prática todas as estratégias, sua clínica tem o potencial de crescer exponencialmente.

 

Como fazer o planejamento estratégico para 2021

 

Estabeleça diretrizes 

 

O primeiro passo para um bom planejamento estratégico é traçar suas metas. Feito isso, pense nas diretrizes a seguir tendo essas metas definidas. Lembrando que são os planos para o ano inteiro, então, a pergunta é a seguinte: onde você quer chegar? E o que fazer para atingir esses objetivos?

 

Analisando o seu negócio

 

Após definição de suas metas e objetivos, partimos para o próximo passo. Agora é hora de reunir a equipe e pensar quais são os pontos fortes e fracos da sua clínica. Você pode analisar da seguinte forma:

  • Quais os pontos fortes da clínica ?
  • Quais as oportunidades de mercado existem hoje? Quais você consegue oferecer?
  • Quais as fraquezas existentes?
  • Quais as ameaças, em relação à concorrência?

A partir desse mapeamento, será possível trilhar seu caminho rumo ao sucesso.

 

Trabalhe a identidade da sua clínica 

 

Para que o planejamento estratégico seja ainda mais eficaz, invista na identidade organizacional. Como você quer que o mercado veja o seu negócio? Defina essas ideias a partir dos seguintes pontos:

  • Missão: entenda qual o propósito da sua clínica e o que você faz;
  • Visão: estabeleça planos a médio e longo passo sobre onde quer chegar e quais os passos para que isso aconteça;
  • Valores: estude como você quer que sua clínica  seja vista e também entenda o que você não quer para o futuro da sua clínica.

 

Hora de partir para a ação

 

Com seu planejamento estratégico em mãos, é hora de partir para a movimentação! Identifique quem serão os responsáveis para atingir as metas estabelecidas e  inicie as   ações.

Se você tem uma equipe de profissionais maior, direcione a atividade de cada uma dessas pessoas para que o gestor do projeto não se sobrecarregue. O administrador da clínica vai precisar realizar não só a gestão, como também supervisionar a equipe.

 

Invista em um software de gestão

 

O gerenciamento de dados é muito importante para a administração da sua clínica. E não existe planejamento estratégico sem otimização das suas tarefas a partir de um software de gestão.

Ele será imprescindível para que você organize agendamentos, faturamento e questões financeiras, pois tudo isso deve ser analisado e monitorado diariamente. Veja quais as principais áreas em que sua clínica pode se beneficiar ao investir nos softwares de gestão:

  • Atendimento médico: parte primordial da sua clínica precisa do seu investimento. Os softwares possuem atendimento online, prontuários eletrônicos e prescrições;
  • Financeiro: os softwares possuem fácil acesso ao controle de caixa, relatórios financeiros e controle de estoques. Isso vai te auxiliar muito na questão financeira da sua clínica;
  • Marketing: essencial para o seu sucesso, é ele quem vai te ajudar na ascensão do seu consultório. E por isso que os softwares contam com ferramentas para te auxiliar na pesquisa do seu público-alvo e atrair cada vez mais pacientes para sua clínica.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre planejamento estratégico, consegue identificar o que falta para sua clínica decolar em 2021? Para saber mais informações sobre software médico, confira nosso site e conheça o RealClinic, nosso software de gestão, feito para você!

Nós estamos sempre publicando textos com o intuito de trazer informações valiosas para você. E te ajudar em todas as etapas para um consultório de sucesso. 

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de nos seguir no Instagram e Facebook!