clínica de sucesso

Ter uma clínica de sucesso demanda grandes esforços. Além de organização e boa gestão, certas escolhas são cruciais para o desempenho geral da sua clínica. É importante estabelecer os valores e objetivos da sua clínica e utilizar as ferramentas certas que irão te auxiliar diariamente.

Se você já tem ou pretende abrir uma, saiba no texto as principais características para ter uma clínica de sucesso!

4 características de uma clínica de sucesso


1. Gestão planejada

Planejamento é o segredo do sucesso de muitas empresas, e na área clínica não é diferente. Um bom gestor tem suas próprias características como liderança e rápida tomada de decisões, mas o essencial vai muito além disso.

Uma clínica de sucesso reúne, acima de tudo, a combinação entre o conhecimento administrativo e financeiro, sendo esses, os dois pilares essenciais para sua clínica.

A parte administrativa necessita que o gestor tenha noções das questões burocráticas que envolvem a abertura de uma clínica, e também para mantê-la funcionando corretamente, entre outras tarefas da área. Em relação à parte financeira, mais do que nunca é necessário organização e planejamento. Para que não ocorra perdas e também saber como investir o dinheiro para a melhoria da sua clínica.

 

2. Equipe qualificada

Uma clínica de sucesso não existe sem uma equipe qualificada por trás. Contrate bons profissionais para exercer as principais funções e, para isso, concentre esforços na hora da contratação. Não  definir corretamente as funções e atividades poderá sobrecarregar o colaborador, podendo impactar seu desempenho e até mesmo o atendimento ao paciente, em alguns casos.

Lembre-se que todos os cargos têm sua devida importância dentro de uma clínica, desde o atendimento inicial, com uma recepcionista, até a consulta com o médico.

 


3. Atendimento satisfatório e comprometimento com o paciente

Uma clínica de sucesso é marcada pelo bom atendimento aos seus pacientes. Por isso a característica anterior é muito importante, por impactar diretamente na experiência de cada um.
Muito além de bons profissionais para atendê-los, os clientes devem se sentir confortáveis em sua clínica, sendo proporcionado a eles um ambiente limpo e agradável, oferecendo soluções inteligentes que irão facilitar suas vidas e modernizando o espaço e os serviços.

Outro ponto importante é estabelecer uma confiança com seu paciente. Pessoas que buscam uma clínica normalmente estão procurando médicos de confiança, para atendê-lo durante um longo período. Por esse motivo o comprometimento é essencial na hora do atendimento.

Busque tirar todas as dúvidas do cliente, fazendo-o sentir que o atendimento foi valioso. Um atendimento único para cada pessoa também é importante para estabelecer boas relações com o paciente.

 

4. Software de gestão

Ao administrar uma clínica, é importante saber lidar com o gerenciamento de dados.  Informações que envolvem: agendamentos, faturamento e questões financeiras são somente alguns dos dados que um gestor terá que monitorar diariamente. Para essa e outras tarefas, é imprescindível o uso de softwares de gestão.

Atualmente os principais softwares de gestão para clínicas contam com diversas ferramentas para todas as áreas da clínica. Veja a seguir as principais:


Financeiro: para auxiliar a parte financeira de uma clínica, os softwares contam com o acesso fácil ao controle de caixa, relatórios financeiros e controle de estoques.
Marketing: o marketing é essencial para uma clínica de sucesso e, por isso, os principais softwares contam com ferramentas que vão te auxiliar a saber seu público-alvo e atrair cada vez mais pessoas para sua clínica.
Atendimento médico: a parte mais importante de uma clínica é o atendimento médico; para ajudar com isso, os softwares possuem agendamentos online, prescrições e prontuários eletrônicos.

Para saber mais sobre outras ferramentas que um software médico apresenta, confira o site da TDSA sistemas e conheça o Real Clinic, nosso software de gestão altamente completo para sua clínica!

 

Agora que você já sabe as principais características de uma clínica de sucesso, consegue identificar o que falta para sua clínica decolar? Nós estamos sempre publicando textos que irão trazer informações valiosas e ajudar em todas as etapas da gestão da sua clínica. Para mais conteúdos como esse, siga-nos no Facebook e Instagram!