fbpx

Para que o funcionamento de uma clínica seja o melhor possível, é preciso saber como administrá-la da forma mais eficiente. Com uma boa gestão médica, todos os processos envolvidos na rotina podem ser cumpridos corretamente, o que favorece o sucesso da clínica. Pensando nisso, nós preparamos uma lista com 5 dicas de gestão médica.

Na sequência, você poderá acompanhar cada uma delas, vendo todos os detalhes do que deve ser feito para que sua clínica seja bem administrada e não corra riscos. Continue lendo e confira!

 

5 dicas de gestão médica

 

1. Foco nos pacientes

Quando os pacientes estão satisfeitos com o atendimento, estes retornam, outros vêm pela primeira vez e tudo começa a girar. Por isso, muitas de suas decisões devem ser tomadas tendo a satisfação de cada paciente como um dos principais objetivos.

E isso inclui desde os pequenos gestos até o tratamento geral a cada um. O ambiente deve ser tranquilo e aconchegante, todas as salas devem oferecer conforto, o local precisa estar sempre limpo e organizado e, é claro, o atendimento tanto na recepção quanto nos consultórios deve ser focado e atencioso.

 

2. Gestão financeira

Um foco especial nos pacientes é o principal e o primeiro passo para administrar uma clínica, mas muitos outros “detalhes” também devem ser levados em conta. Um deles é a gestão financeira. É imprescindível que a clínica conte com um profissional especializado em finanças, tendo a capacidade de avaliar tudo que envolve os gastos e os lucros da clínica.

Ele será o responsável por registrar todo o dinheiro que entra, todo o dinheiro que sai e propor soluções para que o lucro aumente sem comprometer a qualidade dos serviços.  

Muitas vezes, a clínica pode estar passando por uma crise financeira sem que seus gestores façam a menor ideia de que isso está acontecendo. Uma boa gestão financeira e um acompanhamento de perto evitam que isso aconteça.

 

3. Controle de estoque

Assim como outros tipos de empresas, clínicas também trabalham com produtos, os quais são armazenados em estoques para garantir que nada seja perdido e sempre se saiba onde encontrar o que é preciso. Aqui, estamos falando especificamente de equipamentos e produtos usados em consultas e exames, amostras grátis de remédios e até mesmo alguns materiais de escritório.

Para garantir que o estoque esteja sempre em ordem e não ocorra gastos desnecessários com a aquisição de produtos — melhorando, assim, a gestão —, é importante que um bom controle seja feito, com ações como levantamentos atualizados, padronagens específicas e checagens periódicas.

A importância de um bom controle de estoque para a gestão médica é tão grande que nós temos um texto inteiramente dedicado ao assunto. Você pode conferi-lo através deste link.

 

4. Investimento em marketing

Lembra que falamos no primeiro ponto que o foco de uma boa gestão médica são os pacientes e a experiência deles em relação a todos os aspectos da clínica? Antes mesmo que se tenha esses pacientes para prestar um atendimento de qualidade, deve-se atraí-los. E isso pode ser facilmente conquistado com um bom plano de marketing.

Ao investir nesse tipo de ação, você garante que mais pessoas conheçam seu serviço e saibam como a clínica funciona. Não basta oferecer um serviço de altíssima qualidade; é essencial assegurar que as pessoas saibam disso. Use o marketing para atrair mais pacientes, ter um fluxo de caixa maior e, consequentemente, facilitar o processo de gestão.

 

5. Software de gestão médica

Encerrando, talvez a dica mais importante de todas — visto que ela facilita a prática de todos os outros itens da lista. Quando o assunto é gestão médica, não há nada mais útil que um software de gestão desenvolvido especialmente para clínicas, levando em conta a rotina destes locais.

Todos os processos que citamos — desde o bom atendimento aos pacientes, passando pelo controle de estoque e indo até a gestão financeira — podem ser centralizados com a utilização de um software. Ele reúne todos os aspectos que fazem parte da rotina de uma clínica.

Para te ajudar com a implementação de um software, você pode contar com a TDSA Sistemas! Um de nossos produtos é o RealClinic, um sistema feito para auxiliar a gestão médica em clínicas de todos os tamanhos e segmentos. Entre em contato conosco e conheça todas as possibilidades!

 

E se tiver gostado do texto e quiser receber mais, siga-nos no Facebook e no Instagram!

ATENDIMENTO
4000-1691
WHATSAPP
(48) 99641-5711
E-MAIL
comercial@tdsa.com.br
CENTRAL DE VENDAS