Software médico e sua importância para o controle de receitas e despesas das clínicas

Manter um controle das despesas e receitas da sua clínica pode ser uma tarefa complexa, afinal, cotidianamente é necessário pagar fornecedores, colaboradores, aluguel e outros, bem como receber de convênios e repassar aos médicos. Enfim, são inúmeras as operações financeiras.

Contar com um software médico pode ser a solução para manter a sua clínica com receitas e despesas em dia.

Quer saber mais? Continue acompanhando este conteúdo até o final e entenda por que apostar em um software com funcionalidade financeira. Vamos nessa!

Saiba a diferença entre receita e despesa

Receita e despesa são termos muito comuns em todos os setores. A receita é o capital obtido através da troca de produtos ou serviços, em outras palavras, é o dinheiro obtido com a execução de funções, atividades ou comercialização de produtos para pessoas física ou jurídica.

Já as despesas são os pagamentos ou até mesmo o uso de recursos financeiros essenciais para manter um patrimônio ou uma atividade. Alguns pagamentos que se encaixam nessa categoria são: contas de consumo, pagamento de empréstimo, recolhimento de impostos, aquisição de novos equipamentos, pagamentos de taxas administrativas e contratação de atividade terceirizada.

Em resumo, a receita é todo capital obtido na troca de atividades, a despesa é todo o custo para que as operações aconteçam e continuem.

Afinal, como controlar as receitas e despesas da sua clínica médica?

Controlar as despesas e receitas de uma clínica médica é ter a oportunidade de ter previsibilidade dos negócios, podendo inclusive, antecipar-se com relação aos imprevistos.

A primeira dica para um controle financeiro é identificar de forma geral os custos e os ganhos, tendo um panorama de toda situação financeira da clínica, sem prejudicar a experiência dos pacientes.

A segunda e mais importante dica é contar com um software capaz de gerenciar custos e evitar problemas financeiros. O RealClinic tem esta função. Ele, por exemplo, auxilia profissionais a fim de otimizar preenchimentos médicos e faz com que as guias se encontrem sempre atualizadas.

Os softwares são indicados para controlar as despesas e receitas das clínicas porque contam com a funcionalidade de “Financeiro Completo”, sendo uma forma mais ágil e segura de gerar relatórios que apoiam a tomada de decisão.

Aposte em um software como o RealClinic para controlar receitas e despesas

Como pudemos compreender até aqui, os softwares servem para auxiliar o financeiro das clínicas. Ele automatiza os mais diversos processos, antes realizados de maneira manual ou em planilhas tradicionais.

Todos esses benefícios colaboram para o aumento da produtividade, a diminuição de erros e a melhor experiência do paciente.

Além disso, os softwares, como o RealClinic, podem ser integrados ao agendamento e atendimento das clínicas. Outras vantagens são:

  • Otimização de tempo: centraliza as informações em um único lugar, facilitando a visualização dos históricos dos pacientes e demais diagnósticos de maneira detalhada.

  • Aumento da produtividade: com atividades automatizadas, os colaboradores não gastam mais tempo em uma única atividade, utilizando o tempo de forma mais produtiva.

  • Mais organização: o RealClinic é uma espécie de centralizador de informações, organizando a gestão e mantendo os colaboradores alinhados.

  • Segurança de dados: dados médicos e do paciente, como histórico de doenças, resultados de exames e as prescrições médicas, ficam seguros e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

RealClinic: o software que faltava para o financeiro da sua clínica

O RealClinic é completo, tendo todos os recursos para clínicas e consultórios dos mais variados nichos. Versátil e ideal para tornar as suas operações mais eficientes, o RealClinic conta com: 

  • agenda inteligente;
  • recepção eficiente;
  • faturamento assertivo;
  • prontuário online;
  • confirmação de consultas via SMS, e-mail e WhatsApp;
  • prontuário personalizado;
  • assinatura digital;
  • prescrição eletrónica de medicamentos;
  • laudos web.

O que achou do conteúdo e, principalmente, do Software RealClinic? Que tal realizar uma demonstração gratuita e conhecer a funcionalidade financeira mais detalhada?

Clique aqui, fale conosco e conheça o RealClinic!